terça-feira, 24 de abril de 2012

Guiné 63/74 - P9793: Tabanca Grande: oito anos a blogar (7): Camarigo, uma palavra que um dia há-de entrar no léxico da língua portuguesa (Idálio Reis, Cantanhede)


VII Encontro Nacional da Tabanca Grande > Monte Real > Palace Hotel > 21 de Abril de 2012> Dois grandes camarigos, Idálio Reis (Cantanhede) e JERO (Alcobaça)...


Foto (e legenda): © Luís Graça (2012). Todos os direitos reservados



1. Mensagem do Idálio Reis, com data de 23 do corrente:

Caros Luís e co-editores:

Foi cheia a festa-convívio de Monte Real.

Desde logo, pela forma aberta e jovial, como o nosso anfitrião fez gala em nos receber. Mais uma vez o grande Joaquim se aprimorou, ao franquear as cancelas de par em par do seu lugar de sediação.


E todos os tertulianos presentes fruíram de uma ampla jornada de confraternização, revisitando memórias, indagando paradeiros de afectos, estoriando passagens (das brincantes às mais molestas).

O Blogue, ao longo destes 8 anos, para quem já entrou de pleno direito na era digital, tem uma bonita idade. Congregou ex-camaradas da guerra da Guiné, de todos os tempos, e contemplativamente teve o condão de os forjar em camarigos, uma palavra, em que um dia haverá de surgir impante no léxico da língua-mãe, sempre. Aporta consigo um enorme acervo de um inestimável valor histórico, que se vai tornando fundamental para a compreensão da guerra travada em inúmeros palcos de guerra no TO da Guiné. 
[Infografia de Miguel Pessoa, 2012]


E os que se sentiram impelidos em partilhar as suas narrativas, conglomeraram-se nesta festa feliz, permitindo um maior grau de identificação, que só um ambiente são e fraterno de uma sala pujante, pode propiciar.

E ficamos mais acicatados em continuar, até que alguma ancilose nos doa.

Um bem-haja a todos. Cordiais afectos do


Idálio Reis.


PS - O pedido do Luís, das palavras que então proferi quanto ao livro, segue em anexo.

_____________

Nota do editor:

Último poste da série > 23 de abril de 2012 > Guiné 63/74 - P9788: Tabanca Grande: oito anos a blogar (6): Travando a batalha contra o esquecimento (José Martins, Odivelas; Carlos Pinheiro, Torres Novas)

Sem comentários: