domingo, 22 de abril de 2012

Guiné 63/74 - P9780: VII Encontro Nacional da Tabanca Grande (11): Que ganda ronco!... As primeiras fotos da Op Monte Real 2012, com uma mensagem para o futuro



VII Encontro Nacional da Tabanca Grande  (*) > Monte Real > Palace Hotel > 21 de Abril de 2012 > O avô Benjamin Durães trouxe, desde Palmela, os seus cinco netos:  Bruna, Fábio, Marta, Rafael e Tiago (na foto não estão por esta ordem)... Todos devidamente equipados e ostentando na lapela o crachá do BART 2917 (Bambadinca, 1970/72) a que orgulhosamente pertenceu o nosso camarada, fur mil op esp e DFA.




VII Encontro Nacional da Tabanca Grande > Monte Real > Palace Hotel > 21 de Abril de 2012 > A Joana Graça, filha dos nossos tabanqueiros Luís Graça e Maria Alice, com três dos netos do Benjamim Durães... As duas raparigas são a Bruna e a Marta.

VII Encontro Nacional da Tabanca Grande > Monte Real > Palace Hotel > 21 de Abril de 2012 > O Manuel Joaquim e o seu "menino", o Adilan (pseudónimo de José Manuel Cunté)... A história de ambos foi aqui foi contada e comoveu-nos a todos... Também tivemos oportunidade de conhecer, no final do nosso convívio, a espos do Manuel, uma das suas filhas e dois seus netos...

VII Encontro Nacional da Tabanca Grande > Monte Real > Palace Hotel > 21 de Abril de 2012 > Ao centro e à direita, o José Marcelino Gonçalves e a esposa, de origem finlandesa,Tuula Kahkonen, que vivem no Canadá. O Gonçalves foi um bravo gamadaelense, tal como o Caria Martins, hoje médico (aqui à esquerda).



VII Encontro Nacional da Tabanca Grande > Monte Real > Palace Hotel > 21 de Abril de 2012 > Manuel Lema Santos e Maria João (Massamá / Sintra)... O Manuel Lema Santos fez, antes do início do almoço, uma breve alocução, em nome da direção da AORNA - Associação dos Oficiais da Reserva Naval. Ofereceu ao nosso blogue várias publicações e uma medalha em bronze, comemorativa da fundação da AORNA, em 1995.




VII Encontro Nacional da Tabanca Grande > Monte Real > Palace Hotel > 21 de Abril de 2012 > O António Sousa Bonito (Carapinheira / Montemor-O-Velho) e  com outro camarada do Pel Caç Nat 52, do tempo em que foi comandante o alf mil op esp Joaquim Mexia Alves... O Joaquim estava radiante pelo Bonito ter feito a "bonita proeza" de juntar, em Monte Real, todos os seus furriéis (António Bonito, João Santos e Diamantino Varrasquinho) e cabos (António Pinheiro, António Ribeiro e João Sesifredo) do seu pelotão, do tempo do Mato Cão... Para que a felicidade fosse completa, estavam presentes no encontro, o primeiro comandandte do Pel Caç Nat 52, de 1966/68, o nosso camarigo Henrique Matos, que veio de Olhão, e   o último comandante, Luís Mourato Oliveira, da Lourinhã, a quem já convidámos para ingressar no blogue, e que tem muito de contar - tal como a Nau Catrineta).



VII Encontro Nacional da Tabanca Grande > Monte Real > Palace Hotel > 21 de Abril de 2012 > Da esquerda para a direita: O João Santos, fur mil do Pel Caç Nat 52, no tempo em que em que o comandante era o Joaquim Mexia Alves (c. 1972, Mato Cão), e o Luís Mourato Oliveira (Marteleira / Lourinhã), o último comandante, em 1974,  daquele bravo pelotão...
 

VII Encontro Nacional da Tabanca Grande > Monte Real > Palace Hotel > 21 de Abril de 2012 > Pessoal de peso e em peso, do BART 3873 (Bambadinca, 1971/74) e em eespecial da CART 3494 (Xime e Mansambo, dez 1971/ abr 74) > Da esqureda para a direita: Sousa de Castro (Viana do Castelo) - o nosso tabanqueiro nº 2 -,  Acácio Dias Correia (Algés / Oeiras), António J. Pereira da Costa (Mem Martins / Sintra),   Jorge Araújo (Almada), Adriano Neto (Aveiro), António Sousa Bonito (Carapinheira / Montemor-O-Velho) e  por fim, na ponta direita,  o Manuel Benjamim Martins Dias (Porto).

Fotos (e legendas): © Luís Graça  (2012). Todos os direitos reservados


1. Estas são as primeiras fotos do nosso almoço-convívio, em Monte Real, ontem, sábado, 21 de abril. Segundo a organização (Carlos Vinhal, Joaquim Mexia Alves e Miguel Pessoa), o número de inscritos e de presenças ultrapassou os 185, um recorde absoluto em sete anos... Como acontece todos os anos, há sempre desistências e inscrições de última hora. Mas mesmo sem a ajuda do São Pedro, da "troika" e do Cristiano Ronaldo, o nosso VII Encontro ultrapassou todas as nossas expetativas (em termos de inscrições).

A hora não é de fazer o balanço crítico do evento, mas tão só de mostrar como estamos a passar a mensagem à geração dos nossos filhos e netos. Vários camaradas trouxeram consigo os seus filhos (caso, por exemplo, dos nossos editores Luís Graça e Eduardo Magalhães Ribeiro, ou da nossa amiga Felismina Costa) ou dos seus netos (caso do Valentim Oliveira e do Hugo Guerra, por exemplo).

A fotorreportagem continua dentro de momentos... (LG)

_____________________

Nota do editor

8 comentários:

Anónimo disse...

É só para dizer que foi um prazer ter lá estado, o mesmo para os meus filhos, mas...não me chamo Filomena, mas sim Felismina.
Não tem mal nenhum, e aproveito para dizer, que cada vez mais, me sinto um/uma dos vossos/nossos.

Um beijo para todos.

Felismina

joaquim disse...

O camarigo que não consegues identificar ao lado do Mourato Ferreira, é o João Santos, que foi um dos "meus" Furriéis no Pel. 52 no Mato Cão e que eu já não via há 39 anos.

Foi realmente uma grande alegria que o António Bonito me deu ao conseguir reunir todos aqueles que comandei no Pel 52 no Mato Cão.

A saber:

Furréis

António Bonito
João Santos
Diamantino Varrasquinho

Cabos

António Pinheiro
António Ribeiro
João Sesifredo

Um grande abraço
Joaquim Mexia Alves

Luís Graça disse...

Felismina: é o que faz as pressas!... Trocar o nome de uma amiga é quse um assassinatop!!! Peço mil desculpas, vou já emendar!...

Foi um prazer também rever a nossa madrinha de guerra e poetisa, bem como os seus dois filhos, que voltaram este ano a Monte Real!... Caso para dizer que a Tabanca Grande tem sempre mais encanto, de ano para ano...

Luís Graça disse...

Camarigo do Mato Cão... e das andanças do blogue!

Obrigado pela informação sobre os teus furriéis e cabos. Vou ver se o Miguel também uma foto de grupo... Eu não consegui apamhar-vos na mesa...

Por outro lado, e como te disse, vim-me embora sem o tei livro nem a tua dedicatória. Vais ter o que mandar pelo correio. Paga-mo depois por transferência bancária. Tentar dar a atenção a todos aos 180 e tal amigos e camarigos, é o que dá...

Manuel Joaquim disse...

Gostei, gostei muito apesar da minha capacidade de locomoção (esta coluna!)não ser, ontem, a conveniente para um evento daqueles. Estive presente porque arranjei uma "bombeira" para me substituir na condução do calhambeque.
Mesmo trôpego, "dei bem à língua" e apertei um bom número de "esqueletos".
Estive a passar os olhos pela lista e verifiquei os meus contactos, para além das simples saudações : identifiquei mais de quarenta,uns mais prolongados e/ou afetivos que outros, como é normal nestas situações.
Muito bom. O meu Zé Manel, como aliás é costume neste tipo de encontros, também saíu de lá muito satisfeito.

Viva a população desta Tabanca Grande!

Luís Graça disse...

Manel Joaquim, adorei conhecer as mulheres do teu clã... Vê-se que tens uma bela família, solidária, gregária, bem disposta, salutogénica (daquelas que fazem bem à saúde de kotas como nós)...

Que sorte, dentro do azar da guerra, teve o nosso Zé Manel!...

As tuas melhoras... Eu vim estoirado de Monte Real... mas adorei! O povo tabancal é de cinco estrelas.

Anónimo disse...

Mensagem, de on tem, do nosso amigo e camarada Manuel Lema Santos

Caros camaradas e companheiros,


No final de uma jornada de convívio em que eu e minha mulher Maria João
estivemos presentes, cumpre-nos saudar, pessoalmente, toda a organização e
a forma como decorreu o evento.
Estão de parabéns o "Blogue Luis Graça e Camaradas da Guiné", os elementos
da Organização, os Tertulianos, os Amigos e todos os restantes
Participantes.
Parafraseando os Fuzileiros:

"Guiné uma vez, Guiné para sempre..."

Abraço amigo,
Manuel Lema Santos

https://cart3494guine.blogspot.com/ disse...

Parabéns a todos! Foi uma grande festa, onde, creio eu estavam todos satisfeitos. Devo dizer que o camarada que te escapa na foto, é o ex. Fur. Mil. da CART 3494 Manuel Benjamim Martins Dias a quem já convidei a entrar e participar no blogue.
Por outro lado quero dizer-te que não foi o BART 3873 bem representado, mas sim a CART 3494, estávamos 06.
Sousa de Castro