quarta-feira, 25 de abril de 2012

Guiné 63/74 - P9804: Efemérides (88): Comemorações do Dia do Combatente em Lagoa, no passado dia 9 de Abril de 2012 (Arménio Estorninho)

 


 1. Mensagem de Arménio Estorninho (ex-1.º Cabo Mec Auto Rodas, CCAÇ 2381, Ingoré, Aldeia Formosa, Buba e Empada, 1968/70), com data de 15 de Abril de 2012:


NO DIA 19 DE ABRIL DE 2012 COMEMOROU-SE O DIA DO COMBATENTE EM LAGOA


Tal como acontecera em várias localidades do País, também o Núcleo de Lagoa-Portimão da Liga dos Combatentes, levou a efeito comemorar o Dia do Combatente, cerimónia que decorrera no dia 09 de Abril de 2012, pelas 10,30h, a qual teve lugar no Jardim do Largo dos Combatentes da Grande Guerra e junto ao Monumento aos Combatentes do Ultramar, em Lagoa-Algarve.

Foto 1 – Passando o tempo no jardim, pela esq. o promotor deste trabalho, seguindo-se o Sargento Rodrigues, da C.aç 5, Canjadude, Guiné 1969/70 e o Sold. Alfredo Ramos da CCaç 556, Enxalé e Bambadinca, Guiné 1963/65. 

Compareceram em Parada: Para prestação de Honras Militares aos Mortos com Salva de Tiros, foi destacado um Pelotão do Regimento de Infantaria Um – RI 1 de Tavira. Tendo como Representante do Comandante do RI 1- Tavira, o Sr. Major de Inf. Oliveira;

Foto 2 – Pelotão do RI 1 Tavira, em formatura e no manusemento de arma na posição de sentido, sob o comando do Alferes Currais.

Foto 3 - Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Portimão, sob a orientação do Chefe Silva, a qual executou os toques de ordem militar inerentes ao decorrer da efeméride.

Foto 4 - Uma Seção da Associação de Pára-quedistas do Algarve, com Sede em Albufeira, sob orientação do Vice-Presidente da Direção Diogo Lucas e da qual estando também presente no ato o Presidente da Assembleia Geral José Ílidio dos Santos; 

Também marcou presença o Agrupamento 511 de Lagoa, do Corpo Nacional de Escutas, sobre a orientação do Chefe de Agrupamento Luis Lidiington; O Presidente do Núcleu de Lagoa-Portimão da Liga dos Combatentes, Jaime Marreiros, tendo dissertado perante as entidades Militares e Civis, ex-Combatentes e seus familiares, de onde foram captados os seguintes excertos: Exmº Sr. Rui Correia, Vice-Presidente da C. M. de Lagoa e Vereador Sr. Jaime Botelho; Exmº Sr. Major Oliveira Representante do Sr. Comandante do RI 1 – Tavira; Exmº Sr. Sargento-Chefe Vasconcelos, da GNR - Comando Territorial de Lagoa; Associação de Pára-quedistas do Algarve. Minhas senhoras e meus senhores, hoje é o Dia do Combatente! Faz hoje 94 anos, que se deu a Batalha de La Lys que durou 20 dias. Foi no final da 1ª Guerra Mundial. Teve lugar no Vale da Ribeira de La Lys na Flandres, na Bélgica.

Foto 5 – O presidente do Núcleo de Lagoa-Portimão da Liga dos Combatentes, Jaime Marreiros, na sua alocução alusiva à cerimónia, perante a assistência. 

Foi com esta batalha que Portugal participou na Guerra, ao lado doa Aliados, com uma Divisão do Corpo Expedicionário composta por cerca de 20.000 homens e comandados pelo General Gomes da Costa. O Exército Português foi completamente dizimado, pelo Exército Alemão. A Batalha de La Lys, foi quase tão nefasta para as nossas tropas, como a batalha de Alcácer Kibir. Em 4 horas o Exército Português perdeu cerca de 1/3 dos seus homens. Fatigado pelas deslocações e sem armamento compatível para o efeito. A metralhadora “Lewis”, conhecida no Exército Português por “Luísa”, foi a arma que os Soldados Portugueses utilizaram nessa batalha. Foi essa metralhadora que o Soldado Anibal Milhais utilizou. Este transmontano, foi posterirmente conhecido pelo soldado “Milhões”, atributo que lhe foi concedido, por ter salvar milhares de vidas, pela sua coragem, abnegação e fé. O “Milhões” foi o único Soldado Português na 1ª Guerra Mundial, a ser agraciado com o colar da Ordem de Torre e Espada, a mais alta condecoração do País.

Foto 6 – O Presidente do Núcleo Lagoa-Portimão, Jaime Marreiros, aquando do discurso protocolar perante as entidades oficiais; em primeiro plano o Porta-estandarte ex-Fur. Mil. José Júlio Nascimento, Cart. 2520, Xime e Quinhamel 1969/70; ex-Fur. Mil. Fancisco V. Silva, Timor; ex-Fur. Mil. Silva Nunes, Vogal da Direção do Núcleo de Lagoa-Portimão; Vice-Presidente da Cãmara Municipal de Lagoa, Rui Correia; Major Oliveira e Sargento-Chefe, ambos do RI 1-Tavira; Sargento-Chefe Vasconcelos, da GNR - Comando Territorial de Lagoa; Vice-Presidente da Direção da Associação de Pára-quedistas do Algarve, Diogo Lucas.

Por isso, hoje, aqui e agora se homenageia o Dia do Combatente, que desde o Soldado Anibal Milhais, passando por aqueles que têm o seu nome gravado neste Monumento, filhos deste Concelho, que deram a sua vida pela Pátria, na Índia, Angola, Moçambique, Guiné e em Timor e tantos outros heróis desconhecidos, que contribuíram para a Paz no Mundo. Estão aqui hoje presentes familiares dos militares caídos em combate, cujos nomes estão inscritos neste Monumento. Para esses uma menção especial de apreço, sofrimento e saudade, o nosso muito obrigado pela presença. Hoje, é um dia para lembrar aqueles que deram a vida pela Pátria. Pátria, que nem sempre reconheceu e tratou bem esses seus filhos ex- Combatentes, vivos mortos e estropiados.

Foto 7 –Honras Militares aos Mortos com Salva de Tiros, pelo Pelotão do RI 1 Tavira. 

Cabe-nos não os deixar esquecer. Ergamos bem alto as nossas cabeças e gritemos em uníssono. Viva Portugal!

Foto 8 – Colocação de coroas de flores na base do monumento aos mortos do Ultramar; da esq. Vice-Presidente da C. M. de Lagoa, Rui Correia; de costas Major Oliveira do RI 1 Tavira; Presidente do Núcleo de Lagoa-Portimão, Jaime Marreiros; Sargento-Chefe do RI 1 Tavira. 

Seguindo-se a deslocação ao Cemitério local, tendo a finalidade de aí homenagear os Mortos em Combates e nas suas campas colocar flores.


Fotos 9 e 10 – Dando cumprimento ao protocolo, para memória futura, foram colocadas flores nas campas dos combatentes falecidos.

Cordiais mantenhas para todos os combatentes.

Com um Abraço,
Arménio Estorninho
____________

Nota de CV:

Vd. último poste de 4 de Abril de 2012 > Guiné 63/74 - P9702: Efemérides (64): Homenagem aos 3 majores do CAOP, mortos a 20 de abril de 1970, no chão manjaco (António Graça de Abreu / Manuel Bento / MACOUPA)

2 comentários:

José Marcelino Martins disse...

Caro Arménio Estorninho

Obrigado por esta "reportagem". É sempre bom saber que "ainda" se vão lembrando de nós e não se esquecem daqueles que nos precederam, desde 1143.

Gostei de rever atravez da tua foto o amigo Rodrigues, com quem estive em Canjadude, e de que não me esqueço.

Para ti e poara o Rodrigues vai um abraço do

José Martins

Hélder Valério disse...

Caro Arménio Estorninho

obrigado por nos dares conhecimento destas comemorações. Assim ficamos a saber que, aqui e ali, ainda se vão fazendo estas homenagens e perdurando a memória.
Pelas fotos parece ter havido alguma dignidade no acto.
Abraço
Hélder S.