segunda-feira, 23 de abril de 2012

Guiné 63/74 - P9788: Tabanca Grande: oito anos a blogar (6): Travando a batalha contra o esquecimento (José Martins, Odivelas; Carlos Pinheiro, Torres Novas)

1. Mais duas mensagens de parabéns pelo 8º aniversário do nosso blogue (*)

(i) José Marcelino Martins (Odivelas)

Durante dois anos, menos dias ou mais meses, um milhão de "miúdos" deixaram os campos e as fábricas, os escritórios e as escolas, tomando nas suas mãos armas que, de plástico, apenas tinham pequenas partes, e seguiram mato fora, cumprindo uma missão que lhes foi confiada pela história da terra que é nossa há mais de oito séculos.

Quando regressamos, calando as nossas angústias, retomamos o curso normal (?) das nossas vidas.

Agora assumimos uma nova missão:  Contar, na primeira pessoa, as nossas histórias de combate e de sobrevivência.
A pouco e pouca venceremos a BATALHA CONTRA O ESQUECOMENTO! 

Quinhentos fraternais abraços para os que mantêm as memórias vivas daqueles tempos.

Um silêncio de respeito, para os - cerca de 10.000 - que regaram aquelas terras com o sangue da sua juventude, e nos deixaram prematuramente. 

A saudade daqueles que, tendo-se incorporado voluntariamente no Batalhão que hoje somos neste espaço, nos vão deixando, contra a nossa vontade, engrossando o Regimento da Saudade!

Algo se está a passar, já que são os melhores de todos nós, que estão a ser chamados.


 (ii) Carlos Pinheiro (Torres Novas)

De facto, uma data como a de hoje não pode nem deve ser esquecida pelas centenas de camarigos que encontraram neste Blogue uma certa forma de fazer terapia acerca dos anos de geurra da Guiné. 

Mas o Blogue também serviu e continua a servir para os reencontros que já se fizeram mas também para muitos outros que ainda se hão-de fazer. E o caso mais recente da apresentação do livro de Idálio Reis, A CCaç 2317 na Guerra da Guiné - Gandembel/Ponte Balana - acontecido no Grande Encontro de Sábado, 21,  em Monte Real prova bem que ainda há muito para dizer. 

Para ele os meus parabéns pela coragem e pela clarividência de ter trazido à luz do dia parte do que por lá se passou. Que os historiadores sérios, porque ainda os há, peguem neste livro o possam estudar e divulgar a uma série de incompetentes, que por aí pululam, armados em pessoas importantes para que possam saber mesmo o que foi a guerra e virem a fazer um acto de contrição por tudo o que têm andado a escamotear acerca daqueles 14 anos de guerra, podendo assim deixar de serem ignorantes. Por tudo isto o Blogue, o seu autor e seus co-editores estão de parabéns. No final de contas estamos todos de parabéns.

________

Nota do editor:

Último poste da série > 23 de abril de 2012 > Guiné 63/74 - P9787: Tabanca Grande: oito anos a blogar (5): Parabéns! (Rui Silva, Santa Maria da Feira)

Sem comentários: