Neste oitavo aniversário do blogue não podia deixar de dizer algo, tanto mais que o blogue foi responsável por mudanças na minha vida, à partida impensáveis.
Recordo mais uma vez o que escrevi na minha primeira comunicação ao Luís Graça, quando há cerca de quatro anos descobri, por mero acaso, o blogue: …”pelo menos já tenho que ler até ao fim da minha vida”.
Se muitos camaradas de armas, dos que andaram mesmo metidos no barulho, têm revisitado com prazer a Guiné, podem imaginar o que foi sentido, em visita semelhante, por quem lá esteve mas numa zona calma “sem tiros” - o meu caso. Recentemente escrevi: “arrepender-me-ia para sempre se lá não tivesse ido”.
Podem facilmente imaginar o prazer e a comoção sentida ao encontrar, passados quarenta anos, pessoas que só lá tinha visto uma única vez e que me reconheceram.
Além de tudo isto o blogue permitiu aumentar o leque de amigos, que nesta fase da vida tem um interesse inquestionável.
Foi o blogue que me levou à Guiné, aos almoços regulares nas várias “tabancas” e que me fez viver momentos inesquecíveis. O blogue foi, por último, o primeiro responsável a levar-me a escrever um livro - o livro da minha vida.
Termino referindo que dou por terminado o processo “Na Kontra Ka Kontra”, tendo atingido o objectivo a que me propus: Contribuir com algo para as crianças da Guiné-Bissau. Assim, foram vendidos 97 livros, dando um lucro de 310 €. Comprei material escolar (lápis c/ borracha e aguça, esferográficas de várias cores e cadernos). Só lápis foram 3468 unidades. Tudo isso foi encaixotado e entregue à “Ajuda Amiga”, bem como 50 € sobrantes, contributo para o envio do contentor para a Guiné-Bissau.
Camaradas, mais uma vez me emocionei quando, uma noite, encaixotava o material escolar para a Guiné-Bissau. Sentimentos que ultimamente só o blogue me fez reviver.
Com abraços.
Fernando Gouveia
************
2. Mensagem da nossa amiga tertuliana Felismina Costa com data de 22 de Abril de 2012:
Há sensivelmente dois anos, que o adoptei, como o meu “jornal diário”!
Um jornal diferente, mas pleno de informação, sobre um tempo e um acontecimento que marcou a nossa geração!
Um acontecimento, que hoje motiva encontros, onde muitos dos seus intervenientes recordam dias, que os marcaram para sempre.
É um espaço virtual, onde se espraia a expressão das vossas vivências, a todos comuns.
Para mim, ele representa um “manual,” onde encontro informação sobre o conflito, uma tertúlia, onde falo, às vezes mais do que devia, um centro de convívio, onde tenho a certeza, ter feito amigos para a vida.
Quero felicitar mais uma vez o seu criador, “Mestre Luís Graça,” e seus incansáveis co-editores, a saber:
Carlos Vinhal, o homem do leme.
Magalhães Ribeiro
Virgínio Briote
E todo o séquito de colaboradores:
Humberto Reis
Hélder Sousa
Jorge Cabral
José Martins
Torcato Mendonça.
Obrigada pelo sítio, pela amizade nele encontrada e vivida.
Obrigada pelo aumento substancial do meu grupo de amigos, pelo conhecimento adquirido, pelo reviver da Juventude, pese embora o motivo que o origina.
Desejo longa vida ao Blogue, e que seja um veículo que conduza a um estudo aprofundado de causa e efeito.
Parabéns ao Blogue e a todos quantos aqui se encontram!
Obrigada.
Felismina
************
3. Mensagem do nosso camarada António Melo (ex-1.º Cabo Rec Inf, BCAÇ 2930, Catió e QG, Bissau, 1972/74), com data de 23 de Abril de 2012:
Para ti BLOGUE que hoje cumpres o teu aniversário te felicito carinhosamente.
Que cumpras muitos e continues como até agora a dar-nos noticias boas e menos boas mas que nos tenhas informados e que nos avives as mentes pois sabes estamos um pouco passaditos e já nos vai falhando a memória.
Contigo jovem e desperto nós continuaremos relembrando a nossa juventude que passámos naquela terra linda que é a Guiné.
Sem mais, os meus parabéns e um abraço para todos sem excepção
António Melo
____________
Nota de CV:
Vd. último poste da série de 24 de Abril de 2012 > Guiné 63/74 - P9798: Tabanca Grande: oito anos a blogar (9): Os "nós" e os "laços" do nosso querido Blogue (Manuel Joaquim)
1 comentário:
Caros camarigos
Estas palavras que aqui vão chegando (em geral mas particularmente estas do Fernando Gouveia, da Felismina e do António Melo), aproveitando o aniversário do Blogue, são bastante reveladoras de quanto tem sido benéfica e oportuna a sua existência.
É nosso dever continuar a acarinhá-lo e a preservá-lo.
Abraço
Hélder S.
Enviar um comentário