quarta-feira, 25 de abril de 2012

Guiné 63/74 - P9801: VII Encontro Nacional da Tabanca Grande (15): O abraço camarigo da AORN (Associação dos Oficiais da Reserva Naval) (Manuel Lema Santos), da Tabanca de Matosinhos (Eduardo Moutinho) e da ONGD Ajuda Amiga (Carlos Silva)


Manuel Lema Santos, em nome da direção da AORN: "Guiné uma vez, Guiné para sempre!"

Vídeo 1' 33'': Luís Graça (2012).  Alojado em You Tube > Nhabijoes 


1. Com os cerca de 190 convivas sentados à mesa, para dar início ao almoço, houve uma pequena sessão de boas vindas, com palavras de saudação do nosso editor Luís Graça, em nome da organização (Carlos Vinhal, Joaquim Mexia Alves e Miguel Pessoa), bem como do Manuel Lema Santos, em representação da AORN - Associação dos Oficiais da Reserva Naval), do Eduardo Moutinho Santos, em nome da Tabanca de Matosinhos, e ainda o Carlos Silva, em nome da ONGD Ajuda Amiga.

O Manuel Lema Santos (ex-1º Ten da Reserva Naval da Marinha de Guerra, imediato da LFG Orion, Guiné, 1966-1972), e que foi um dos nossos camaradas que esteve no nosso 1º Encontro Nacional, na Ameira, em 2006, ofereceu ao blogue, na pessoa do Luís Graça, um exemplar do "Anuário da Reserva Naval, 1958-1975", da autoria de A.B. Rodrigues da Costa e Manuel Pinto Machado (Lisboa, 1992), um exemplar autografado do "Anuário da Reserva Naval, 1976-1992", de Manuel Lema Santos (Lisboa: AORN, 2011), bem como vários exemplares da última edição da publicação periódica da AORN - Associação dos Oficiais da Reserva Naval (AORN,  nº 19, outubro de 2011), e ainda uma medalha comemorativa da fundação da AORN, em 1995.




Capa da revista AORN, edição de outubro de 2011, homenageando dois antigos oficiais da Reserva Naval, e destacados cidadãos portugueses,  Hernâni Lopes (1942-2010) e António Rodrigues Maximiano (1946-2008)



VII Encontro Nacional da Tabanca Grande > Monte Real > Palace Hotel > 21 de Abril de 2012 > Luís Graça, saudando os presentes, ladeado à sua esquerda pelo Carlos Vinhal e o Joaquim Mexia Alves (que integraram a comissão organizadora do encontro, juntamente com o Miguel Pessoa).

Foto: © Jorge Canhão (2012) / Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné. Todos os direitos reservados.



VII Encontro Nacional da Tabanca Grande > Monte Real > Palace Hotel > 21 de Abril de 2012> Ao centro, o Eduardo Moutinho Santos, que falou no início do almoço-convívio, em nome da direção da Tabanca de Matosinhos. Acompanham-no à sua direita o António Graça de Abreu (Cascais) e *a sua esquerda o Zé Manel Lopes (Régua).



VII Encontro Nacional da Tabanca Grande > Monte Real > Palace Hotel > 21 de Abril de 2012> Carlos Silva, falando em nome da direção da ONGD  Ajuda Amiga e dando notícias tranquilizadoras do Carlos Fortunato, em missão solidária na Guiné-Bissau.

Fotos: © Luís Graça (2012) / Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné. Todos os direitos reservados.

____________

Nota do editor:

1 comentário:

Hélder Valério disse...

Caros camarigos

As circunstâncias do nosso VII Encontro, com tanta gente presente e a merecer mais que 'dois dedos de conversa' fez com que não fosse possível dar a devida e merecida atenção a todos.
Deste modo quase não conversei com o Eduardo Moutinho e com o Carlos Silva trocámos de facto alguns momentos de informações sobre diversos assuntos, mas menos do que seria desejável, isto para além da importância das suas intervenções no nosso 'início de festa'.
Já quanto a Lema Santos, para além de sublinhar aqui também a importância dos seus gestos (a presença e participação no nosso Encontro, as ofertas que veiculou e as palavras proferidas) guardo para mim as palavras sentidas e emotivas que trocámos durante os minutos que conversámos e que reforçam a ideia que "o Blogue vale a pena".

Abraços
Hélder S.