sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Guiné 63/74 - P3919: Dicas para o viajante e o turista (8): Uma ida às terras de Mampatá (António Carvalho e Manuel Reis)

1. Comentário, com data de 9 de Fevereiro de 2009, de António Carvalho (*) no poste P3853 (**):

Caro Manuel Reis
Estive em Mampatá, Cart 6250, entre 1972 e 1974.
Inaugurámos Colibuia por volta de Maio de 1973 e lembro-me de estar lá e ouvir os ataques a Guilege. Colibuia Cumbidjã e Nhacobá são topónimos da Guiné que nunca esquecerei. Espero rever esses e outros lugares daquela região do Tombali, muito brevemente pois partirei para lá no dia 20 de Fevereiro.

Muito gostaria que viesses almoçar com rapaziada da Guiné (ex-combatentes) no próximo dia 11 ou 18 ao restaurante Milho Rei a Matosinhos.
António Carvalho


2. Mensagem de Manuel Augusto Reis com data de 9 de Fevereiro, dirigida a Luís Graça:

Olha Luís já precisava de uma mensagem destas depois de tanta pancada! Agora vou falar com o Carvalho.

Amigo Carvalho:
Gostava de compartilhar convosco um dos vossos almoços. Mas de momento não me é possível, há compromissos asumidos que terei de respeitar.

Gostava de ir convosco no dia 20 até às tuas terras de Mampatá. Parávamos lá sempre que íamos à água a Aldeia Formosa (outros tempos).

Gostava também de saber como organizam as vossas idas à Guiné. Já lá estive, mas não vi o que desejava ver. Tive pena de não poder ir a Colibuia e a Cumbijã, mas serviço é serviço.

Vais encontrar gente boa, que te vão receber bem. Eles, os africanos, nutrem por nós portugueses um carinho muito especial. É nisto que sinto orgulho em ser português, que nos distingue dos outros povos colonizadores. Não é pela guerra, ou pela nossa valentia, é pela nossa postura. Como soubemos estar e como, ainda hoje, estamos.

Deves ter um programa bem delineado. Uma sugestão apenas: Se puderes fazer a picada de Mampatá até Cacine, leva uma máquina de filmar e/ou de fotografar. Tens imagens fabulosas, principalmente na zona Porto Banana. A picada há 5 anos era boa.

Uma boa estadia. Depois diz alguma coisa.

Um abraço
Manuel Reis
Ex-Alf Mil
CCAV 8350
Guileje
__________

Notas de CV:

(*) António Carvalho ex-Fur Mil Enf da CART 6250, Mampatá, 1972/74, membro da Tabanca de Matosinhos que todas as quartas-feiras se reune no Restaurante Milho Rei, em Matosinhos.

(**) Vd. poste de 8 de Fevereiro de 2009 > Guiné 63/74 - P3853: Apontamentos sobre Guileje e Gadamael (Manuel Reis) (3): Lágrimas no desarmamento dos milícias de Cumbijã, em Agosto de 1974

Vd. último poste da série de 29 de Janeiro de 2009 > Guiné 63/74 - P3812: Dicas para o viajante e o turista (7): Viagens pelo sul da Guiné-Bissau (Patrício Ribeiro)

1 comentário:

Anónimo disse...

Amigos Manuel Reis e Dotô Carvalho
Um em Aveiro e outro, que sou eu, na Figueira, invejam o Dotô que deve estar a chegar à Guiné. Mandei pelo Carvalho duas fotografias tiradas no Cumbijã.
Uma com a filha de um moço que era do pelotão de obuses ou do grupo do Padé. A outra com a minha afilhada!É verdade Manuel,fui padrinho de uma menina que nasceu no Cumbijã. Fizemos uma festa grande e eu estou com ela ao colo,agarrando ao mesmo tempo, julgo que a massa de um pão. Vou ver se o Dotô consegue identificar aquela gente e em caso afirmativo prometo voltar à Guiné e tu também irás Manuel Reis.Desta vez não te desenfias....
Um abraço amigo do
Vasco