terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Guiné 63/74 - P3906: Expedição Humanitária 2009 (4): 25 toneladas de ajuda, 897 caixotes, 22 expedicionários... E obrigado, povo meu (José Moreira)

1.Mensagem do José Moreira, presidente da Associação Memórias e Gentes, com sede em Taveiro - Coimbra (*):

[Negritos do editor, L.G.]

Caro camarada Luis Graça,

Com muita mágoa, ainda não foi possível, relatar no 'nosso' Blogue, a envolvência desta Associação na mobilização de imensos parceiros, que comungam connosco nestas campanhas de solidariedade para com o povo da Guiné. Todos, mas mesmos todos, estamos altamente empenhados para que esta missão seja mais uma vês um êxito.

É esta a razão do nosso silêncio, pois o trabalho tem sido imenso.

Já estamos mais tranquilos, pois o contentor marítimo com 25 toneladas já está em Bissau (finalmente!).

Desde Novembro passado, nós, as nossas mulheres, filhos e netos, assim como gente anónima, fizemos a triagem e encaixotamos 897 caixotes de: brinquedos, roupa para bebé, criança, adolescentes e adultos, calçado para os mesmos grupos etários, muito material didáctico, legos, livros de histórias, contos, romances e alguns escolares, roupa de hospital, material hospitalar, soros diversos, medicamentos e ainda material para, finalmente, Bissau ter um parque infantil (este ano levamos um escorrega completo, novinho em folha, 2 tabelas de basquete e um baloiço duplo, pois para o ano queremos continuar a apetrechar o mesmo).

A expedição deste ano parte de Coimbra já no próximo dia 20 (6ª Feira), às 9 horas, do Largo da Portagem em Coimbra.

Dos 22 expedicionários [, incluindo a malta da Tabanca de Matosinhos,], uma vez mais, vão senhoras.

Para já é tudo!

Só quero expressar o meu reconhecimento ao povo a que eu pertenço, de ser tão solidário. BEM-HAJAM a todos, o povo, sobretudo as crianças da Guiné, agradecem.

Recebe um abraço,

José Moreira

Nota - A maior parte dos bens hospitalares vão, na sua maior parte, para o sul: Quebo, Fulacunda, Buba, Catió e uma aldeia de nome Capiane (Catió), onde surgiu o primeiro surto de cólera 2008 (é a 1ª vez que esta zona vai ser contemplada); claro que levamos também outros bens.

2. Comentário de L.G.:

José (que eu ainda não tenho o grato prazer de conhecer pessoalmente, e dar o Alfa Barvo apertado, ao vivo, que tu mereces pelo teu trabalho solidário):

Gostaria, no fim desta expedição, no regresso, de ler e dar a ler (através do blogue) as tuas notas, as tuas emoções, as alegrias de quem leva um pouco de consolo e de conforto aos guineenses, homens, mulheres e crianças, pais, educadores, professores...

Sei que não vais ter rempo para te coçares, mas podes pedir a alguém que leve um caderninho de viajante e vá tomando umas notas (horas, lugares, pessoas, actividades...), além da máquina fotográfica. Tiramos muitas fotografias...mas depois não pomos (ou não sabemos pôr) as legendas...

Em suma, um pequeno diário da tua expedição... É bom para ti, para a tua associação, para os teus expedicionários/as, para os teus/vossos futuros colaboradores, etc. Daqui a uns anos, encostas às 'boxes' e é preciso continuadores...

Não basta fazer, e saber fazer, e fazer bem, como só tu sabes fazer... Permite a minha opinião: também é preciso saber mostrar aos outros (cá e lá, nos nossos blogues, nas nossas páginas...) o que fazemos (muito com tão pouco) e como fazemos (bem).

Aceita esta dica: arranja um(a) expedicionário(a) que seja calmo(a), organizado(a) e observador(a) para esta tarefa... No final da viagem, podes mostrar, a todos nós, as alegrias (e as canseiras) da viagem. E se quiseres partilhar connosco, com os amigos e camaradas da Guiné, tanto melhor.

Boa viagem, camarada. E que Deus/Alá te proteja. A ti e ao resto da equipa e da equipagem (máquinas incluídas)... Se passares pelo Xime, Amedalai, Bambadinca, Mansambo, Xitole, Saltinho... parte mantenhas com os meus queridos nharros da CCAÇ 12 (1969/71) onde eu fui, noutra encarnaçãO, o Furriel Henriques... Tem também, se puderes, uma palavra de compaixão para com todos os mortos, de morte matada, naquela guerra, que se transformaram em irãs, bons e maus, povoandos poilões de Madina Colhido ao Poindon, da Ponta do Inglês ao Fiofioli... A todos os guineenses, leva sobretudo uma palavra de esperança e de confiança.

Um Alfa Bravo. Luís

_________

Nota de L.G.:

(*) Vd. postes anteriores desta série:

16 de Fevereiro de 2009 >Guiné 63/74 - P3902: Expedição Humanitária (3): Mensagem do Pepito para o Paulo Santiago, o Zé Moreira, o Xico Allen e o Julião Sousa

16 de Fevereiro de 2009 > Guiné 63/74 - P3901: Expedição Humanitária 2009 (2): Mensagem do José Moreira, de Coimbra, para o Pepito (AD - Bissau), em Lisboa (Paulo Santiago)

16 de Fevereiro de 2009 >Guiné 63/74 - P3900: Expedição Humanitária 2009 (1): Já se fez à estrada a expedição da Humanitarius, com o J. Almeida, o A. Camilo e outros

1 comentário:

Unknown disse...

Pois é, lá partiram sexta-feira e eu com imensa pena de nao os poder acompanhar. Não foi por falta de força do Xico e do Pimentel, mas a vida tem destas coisas. Ainda por cima, acho que irão passar pela terra que foi tambem "minha" durante quasi dois anos. Que gostaria de rever ao vivo.
A toda a comitiva, boa viagem. A solidariedade do português é linda.
Jorge Teixeira