quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Guiné 63/74 - P5836: O 6º aniversário do nosso Blogue (4): O teu, nosso blogue (Mário Gualter Rodrigues Pinto)

1. O nosso Camarada Mário Gualter Rodrigues Pinto, ex-Fur Mil At Art da CART 2519 - "Os Morcegos de Mampatá" (Buba, Aldeia Formosa e Mampatá - 1969/71), enviou-nos, em 17 de Fevereiro de 2010, a seguinte mensagem:

O 6º ANIVERSÁRIO DO TEU, NOSSO BLOGUE

Luís Graça, um dia já distante ao navegares de canoa nas águas calmas do atribulado e sinuoso Rio Geba, certamente nunca pensaste navegar neste “mar” imenso que, hoje, é a Net.

Digo eu, que em muito boa hora o fizeste, porque ao colocares esta tua “canoa” neste “oceano” cibernético, conseguiste encontrar e recolher outros navegantes que, perdidos no horizonte memorial das “águas salgadas”, navegavam à deriva, desnorteados, procurando uma “bóia de salvação”, para o “despejo” das suas memórias da Guiné (boas e más).

Memórias que estavam mais que naufragadas, na profundeza dos pensamentos, velhas, mas marcantes e traumatizantes, enquanto procurávamos um abrigo de confiança, seguro e amigo, onde as pudéssemos resgatar e perpetuar, quer as dos feitos históricos, quer as das nossas mágoas, angústias, desabafos, factos, etc. Enfim, os nossos Testemunhos escritos, gravados, fotografados… reunindo património para herdarmos às gerações vindouras.

Criaste assim “um mar nunca antes navegado”, para a geração a que pertencemos (especificamente a dos ex-Combatentes), permitindo-nos, aqui, “velejar” neste espaço “caseiro” e comum que é a Tabanca Grande.

Outras tabancas vão surgindo nos “afluentes deste mesmo mar”, todas irmanadas dos mesmos sentimentos, a Amizade, a Camaradagem e a Confraternização, que iniciados nos já longínquos anos da guerra, se mantêm, e manterão, para todo o sempre.

Não só as alegrias, como as privações, a dor, o desgosto e o sofrimento, que nas nossas memórias se foram alojando, ao longo das nossas mais ou menos longas comissões militares, nos nossos físicos e psiques, temos vindo a “descarregar” neste espaço que criaste, e que além do formidável inter-relacionamento entre pessoal de todas as especialidades e tipos de unidades militares, é ponto de encontro para centenas de camaradas seguirem e comentarem as diversas publicações.

Timoneiro desta “nau”, com “marinheiros” como o C. Vinhal, V. Briote e M. Ribeiro, sabemos que conseguirás levar a bom porto este “navio” (espólio das nossas consciências), carregado de passageiros, que são portadores ainda de muitas descrições vividas pessoalmente, e que continuarão a enriquecer e fortalecer, para todos os efeitos e causas, este nosso “porão” de uma das fases históricas de Portugal.

Está aqui aberta, em boa hora, a caixa de pandora que muito contribuirá, estou certo, para a constituição final da catarse que originou o misterioso fim da Guerra do Ultramar e dos últimos Soldados do Império, como alguém um dia nos designou.

Um dia haverá, pelo menos um historiador curioso qualquer, que há-de abri-la e contar á sua maneira, e a seu bel-prazer, a história deste período, se calhar, infelizmente, quando nenhum de nós cá estiver para contestar o que quer que seja.

Tenhamos a esperança, que este teu, nosso blogue, seja a Luz, o Testemunho Descritivo, legado por nós, os que teimamos e fazemos disso ponto de honra, como um sério e honroso contributo da nossa geração, para que não se percam, nem permitam a deturpação, da veracidade dos factos e acontecimentos que vimos, e vivemos, como mais ninguém os viu.

Um abraço,
Mário Pinto
Fur Mil At Art da CART 2519
___________
Nota de M.R.:

(*) Vd. último poste da série em:

4 comentários:

Cesar Dias disse...

Mário Pinto

É magnifica a tua sintese da maior Tabanca de ex combatentes da Guiné. Foi um regalo ler este teu post.
Um abraço
César Dias

Anónimo disse...

Caro, Mário Pinto
É de louvar o teu despertar de esperança, assim como o trabalho do nosso Timoneiro Mor, coadjuvado com os nossos dedicados Marinheiros, para levar os assanhados tertulianos à terra da bonança. Parabéns pela viagem.
Eu quero ir no Navio, Obrigado.
Um abraço a todos
José Corceiro

Anónimo disse...

Caro Mário Pinto.

Excelente texto, muito bem elaborado.

Como “passageiros” deste grande “navio”, compete-nos zelar para que nunca se afunde, até terminarmos de contar as estórias que farão a verdadeira História da Guerra Colonial da Guiné.

Parabéns e um grande abraço.

Manuel Marinho

Anónimo disse...

Sr. e amigo Mário Pinto

Acabo de ler o seu poste e tal como diz o amigo César Dias, foi realmente um prazer. Conheço a Tabanca desde Fevereiro pp e é um prazer integrá-la, embora a minha participação seja limitada e modesta, mas creiam que é um enorme prazer ler os vossos testemunhos, que tenho a certeza farão a futura história do nosso País (e nem podia ser de outra maneira).
Como digo, a História é vossa, mas meu, é o prazer de a ler, escrita por vós. Tenho a certeza de que os seus relatos serão sem dúvida uma parte significativa de agradável leitura para os vindouros que a estudarão.
Muito obrigada pela sua ajuda.
Um abraço da amiga
Felismina Costa