sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Guiné 63/74 - P5841: Controvérsias (67): Como diria o meu avô Samuel, há orações que os lábios murmuram, mas o coração não sente (Carlos Schwarz)

1
1. Mensagem de Carlos Schwarz (, foto à esquerda), neto de Samuel Schwarz (, foto à direita), com data de 18 do corrente:



Assunto: - Comentáro de um anónimo representante da Comunidade Judaica de Belmonte (CJB) ao poste P5813, de 14 do corrente (*):

1. Pelo Dicionário do Judaísmo Português (Editorial Presença) fica-se a saber que o Capitão Barros Basto foi acusado de homossexualidade através de duas cartas anónimas (tão execráveis são aqueles que se escondem debaixo do anonimato como os que caluniam irresponsavelmente os outros), facto que desencadeou um processo militar no qual ele foi absolvido, o que não impediu que ele fosse afastado do serviço pelo Conselho Superior de Disciplina do Ministério da Guerra, o que, segundo a referida obra, "lhe acabou com a carreira".

Como acusar então Samuel Schwarz de ter "destruído" o Capitão Barros Basto? Trata-se de maledicência ou pura ignorância histórica?

2. "A Comunidade Judaica de Belmonte não deve nada ao Samuel Schwarz", opina com toda a legitimidade o seu representante.

Opinião certamente pessoal, pois contraria o espírito da homenagem que a Câmara Municipal de Belmonte fez a Samuel Schwarz a 23 de Maio de 1993.  na presença da numerosa comunidade judaica local.

3. "Samuel Schwarz foi um dos destruidores de 16 000 cripto-judeus", diz o representante da CJB.

Que se pode dizer desta barbaridade? Embora estando aqui em Bissau, a cerca de 4.000 Km de distância, venho verificando que está agora na "moda" atentar-se, impune, gratuita e levianamente, ao bom nome e carácter das pessoas e à sua dignidade, sem que daí decorra alguma consequência.

4. Finalmente, o mau gosto, ia quase a dizer a hipocrisia, de se arranjar como pretexto o envio de parabéns a uma senhora de 95 anos, para denegrir a imagem do pai.

Como diria o meu avô Samuel, "há orações que os lábios murmuram, mas o coração não sente…"

[ Fixação / revisão de texto / título / bold: L.G.]

___________

Nota de L.G.:

(*) Vd. poste de 14 de Fevereiro de 2010 > Guiné 63/74 - P5813: Parabéns a você (79): Clara Schwarz da Silva, 95 anos, uma grande senhora, viúva de Artur Augusto da Silva, mãe do nosso amigo Pepito, leitora do nosso blogue, novo membro da Tabanca Grande (Luís Graça)

Vd. também poste de 1 de Dezembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5386: Parabéns a você (46): Carlos Schwarz Silva, simplesmente Pepito, para os felupes, os nalus, os fulas, os companheiros da AD e os tugas... do nosso blogue (Luís Graça)

2 comentários:

Anónimo disse...

Os Problemas entre Judeus convertidos(na maioria a isso obrigados por pressoes externas)e as Comunidades Judaicas estabelecidas sao históricos e vastamente documentados em muitos países.No caso muito específico portugues dos nossos "Marranos",os conflitos a diferentes níveis existiram.A busca de solucoes de aproximacao e retorno ao seio tradicional,por parte de alguns nao pertencentes à Comunidade Judaica tradicionalmente estabelecida nao foi bem recebida por alguns "puristas" dentro da mesma,e por razoes óbvias.Para complicar o problema somava-se a nao vontade por parte de muitos "Marranos"de procurarem esta aproximacao.Principalmente quando viviam em Comunidades com um grau de organização,e dispondo de uma certa "cultura própria",da qual a suspeita era por razoes óbvias uma virtude.Como bom exemplo virá Belmonte ,como é referido no "post"que comento.Alguns dos idealistas ,bem intencionados ,que procuraram (no período abrangido no "post")essa aproximacao,obtiveram resultados muito discutidos no contexto do período referido,pelos conflitos internos que vieram a ocasionar.Só depois da década de 70 o problema passou a ser possível de equacionar devido a novas condicoes tanto internas como externas,nao menos por apoios ,e meios postos ao dispor por parte de Israel no campo extrictamente religioso(e continuo a ter Belmonte como referência). MAS;E ANTES DE CONTINUAR PERGUNTO-ME:FARÁ ESTE TAO INTERESSANTE ASSUNTO PARTE DAS "ZONAS" ABRANGIDAS PELA TABANCA GRANDE? A ser discutido neste forum,com a seriedade,e profundidade que merece,poderá ser bastante fracturante.Os conflitos,aparentemente pessoais,como os referidos no "post",estao assentes em vastos e complexos conflitos de grupo agudizados no período referido.

Luís Graça disse...

Eu sei que este assunto é marginal em relação ao "core business" do nosso blogue...

Estava em causa, no entanto, a honra e o bom nome de um homem que é pai da nossa Clara Schwarz, e avô do nosso amigo Pepito, ambos membros da nossa Tabanca Grande, e a quem a cultura portuguesa é devedora, entre outras coisas, pela "descoberta" da comunidade marrana de Belmonte e da antiga Sinagoga de Tomar (edifício que o Samuel comprou e doou ao Estado Português)...

Fica aqui a sugestão para os nossos leitores procurarem saber mais sobre nós próprios, portugueses, a nossa história, a nossa cultura, a nossa gente, que durante pelo menos dois séculos (até à extinção a Inquisição por Marquês de Pombal) estivemos divididos pela dicotomia cristão velho / cristão novo...