quarta-feira, 20 de abril de 2011

Guiné 63/74 - P8143: Convívios (314): Reencontro com António Soares em Medas-Gondomar (José Ferreira da Silva)

1. Mensagem José Ferreira da Silva (ex-Fur Mil Op Esp da CART 1689/BART 1913, , Catió, Cabedu, Gandembel e Canquelifá, 1967/69), com data de 18 de Abril de 2011:



António Rodrigues Soares da CART 1689


Reencontro com o ex-camarada
António Rodrigues Soares

Apesar de viver a menos de 20 Km de distância, nunca imaginei que existisse um ex-camarada da guerra da Guiné, da minha Cart 1689, a viver tão perto de mim.

Soube-o através dos irmãos Carvalho, de Medas, Gondomar, quando me desloquei pela primeira vez à Tabanca Pequena, em Matosinhos. Ali ficou logo combinado que um dia, muito brevemente, iria ter com eles, para nos abeirarmos do António Soares. E, recentemente, no almoço de angariação de fundos, ocorrido no Parque Zoológico da Maia, procedeu-se à marcação de uma lampreiada em casa do Manuel Carvalho, por forma a conhecermos o referido companheiro da desventurada guerra.

Na quinta-feira, dia 14, pelas 12h00, lá cheguei a Medas, onde o Mayor local, andava a ver as suas ansiadas obras. Seguimos para casa do seu irmão Manuel que já nos esperava de mesa posta com entradas, para abrir caminho à dita lampreiada, uma especialidade de Medas, primorosamente preparada pelo próprio anfitrião.
Aproveitei e levei o camarada ex-Furriel Valente, de Oliveira de Azeméis, para melhorar o ambiente e proporcionar muita partidura de mantenha.

Logo chegou o António Soares que, por mais que se esforçasse, não se lembrava muito daquela guerra que procurou esquecer. Contou ele que era de Melres e que, ao casar em Medas, logo que chegou da Guiné, ficou sem ligação à malta. Esteve lá fora emigrado e veio para cá arranjar um acidente que lhe valeu a perda das duas pernas. Todavia, deu para perceber que tem levado uma vida honrosa e que é querido pelos seus 4 dos 7 filhos que ajudou a trazer ao mundo (3 já faleceram).

Deu para se reviver muitas histórias e revisitar muitos lugares já que a nossa Cart 1689, denominada (sem autorização) de Os Ciganos, nos proporcionou um mundo de vivências impares, que nos marcaram para toda a vida.


Além dos 4 ex-combatentes, contámos ainda com a companhia de mais dois homens; o genro Rui e o filho Gonçalo, que é a fotocópia do avô Manuel. Foi um excelente almoço e uma maravilhosa tarde já que só saímos da mesa, depois das 17h00.

Ficou assente que eu iria tentar levar o António Soares ao próximo encontro anual da Cart 1689 que terá lugar no dia 30 de Abril, no Quartel da Póvoa de Varzim.

Fiquei muito contente e muito grato aos irmãos Carvalho por terem proporcionado este encontro que, seguramente, irá contribuir para uma melhoria de vida deste nosso camarada Soares.

Desta forma, concretiza-se uma aspiração dos manos Carvalho, manifestada em 1 de Abril de 2009, através do Post P4121** do nosso blogue.

Bem hajam
Silva da Cart 1689


____________

Notas de CV:

(*) Vd. poste de 10 de Abril de 2011 > Guiné 63/74 - P8078: Outras memórias da minha guerra (José Ferreira da Silva) (7): Operação Inquietar II - Manga de Ronco

(**) Vd. poste de 1 de Abril de 2009 > Guiné 63/74 - P4121: Ser solidário (32): O nosso camarada António Rodrigues Soares da CART 1689 precisa dos seus amigos (Jorge Teixeira)

Vd. último poste da série de 17 de Abril de 2011 > Guiné 63/74 - P8116: Convívios (228): Convívio da Magnífica Tabanca da Linha (José Dinis)

5 comentários:

Anónimo disse...

"Ganda" Silva

Creio que quem veio far do António Soares (e não Sousa) aqui no Blogue foi o PORTOJO.
Ora, eu fui à lista "mental" e à da HISTÓRIA DA COMPANHIA (de que fui responsável) e não descortinei nada.
Vocês (1+1)lá descobriram o enigma.

Póis gostei de o ber mais o Balente!

Um abraço prós dóis! (um para cada um, claro)
Alberto Branquinho

Anónimo disse...

Camarada Silva
Continuo a ler com muita atenção e alegria os teus escritos.
Se não me falha a memória convivemos em Catió. Eu pertencia aos obuses. Tenho fotografias tiradas na messe de sargentos durante alguns convívios (petiscos).
Graças ao blogue "descobri" o Teixeira (Portojo)e o Condeço (que, entretanto,já partiu).
Um grande abraço.
António Ribeiro
(ex-fur.mil.artª)

Um grande abraço

Silva da Cart 1689 disse...

O Branquinho tem razão. Foi o grande Portojo que mostrou o assunto. Espero que me desculpe a desatenção. Foi bom "descobrir" este Soares que vamos ter no dia 30.
Os Carvalhos são camaradões e o Valente, que não faz puto, passa a vida a dizer o contrário. E, como pescador, imaginem o que ele pesca (quando não estamos a ver).
Sobre o Ribeiro, tenha pena de ainda não o ter "localizado" (nas fotos do Bar de Catió). Espero falar com o Portojo brevemente, que me esclarecerá.
Um abraço

Anónimo disse...

Caros combatentes:
O seu a seu dono: eu, o Carvalho menor, apenas apareci para comer; o meu irmão maior, o Manuel Carvalho de Jolmete, esse é que amanhou e cozinhou a lampreia e fez ainda mais que foi aturar as regadelas do Valente ao quadrado com aquelas descrições cheias de imaginação sobre pescarias às toneladas. O António Soares, a quem eu chamo o Gandembel, escutava espantado e incrédulo, perguntando-se: este gajo é o mesmo Valente de Catió?
Um Grande Abraço
Carvalho de Mampatá

Unknown disse...

Gente boa.
Ando atrazado nas visitas às Tabancas.Mas fiquei surpreendido quando ao regressar e para meu espanto vejo para aqui o meu nome "pseudónimo" às voltas.
Mas muito feliz fico, porque o Soares encontrou velhos companheiros. E só o Historiador da CART1689 se lembrava que lhe troquei o nome.E faz dois anos, o que é muito tempo, que escrevi sobre ele.
Em passo de corrida, não reconheci na foto o "Balente".E ao Ribeiro tenho de mandar a foto do grupo com o pessoal devidamente assinalado para ele nos reconhecer.
Não posso estar presente na lampreiada. Tanto zinguei na cabeça do Régulo Carvalho e após mais de dois anos finalmente ele a vai organizar e eu desenfiado.
Mas entre dois amores, tem de se escolher um.
Um abraço para todos e um grande sábado que é já a seguir.