sexta-feira, 22 de abril de 2011

Guiné 63/74 - P8152: 7º aniversário do nosso blogue: 23 de Abril de 2011 (13): O Blogue faz parte da minha identificação (Hélder Sousa)

1. Mensagem de Hélder Sousa (ex-Fur Mil de TRMS TSF, Piche e Bissau, 1970/72), com data de 22 de Abril de 2010:


O 7º Aniversário do Nosso Blogue

Caros camaradas, amigos e outros…
Faz agora um ano, quando comemorávamos o 6º aniversário, que tive a oportunidade de, a pretexto dessa comemoração, reflectir um pouco mais sobre o ‘Nosso Blogue’, a sua existência, a multiplicidade de facetas que tinha assumido, as diferentes reacções que produzia sobre a imensa ‘mole humana’ que o integra e/ou o segue, o que o torna distinto de um conjunto de outros contributos existentes tendo em vista a (re)constituição da memória colectiva da época e outras coisas mais.

Lembro-me que também referi as inimizades (assim mesmo, sem ‘embelezamentos’) que o Blogue suscitava e quais os pretextos para tal. E também me interroguei sobre o ‘que fazer’ para manter e desenvolver este espaço, imprescindível para muita gente, que o usa como referência, como fonte de pesquisa, nalguns casos até como prioridade no seu dia-a-dia.
Passou mais um ano e aqui estamos então a comemorar o 7º.

Já li alguma coisa que foi saindo e realmente devo dizer que parece que a consistência do trabalho é evidente, sendo que tal convicção estriba-se no número de visitantes, na constância dos contributos que vão chegando sem desfalecimento, na consolidação da estrutura editorial, na manutenção duma orientação correcta quanto à linha a manter (aqui e ali com perturbações motivadas por algumas provocações, talvez inevitáveis, mas que não chegam a desvirtuar o essencial). De todos os objectivos a que o Blogue se propôs o que mais dificuldade teve em se realizar foi o do maior número de camaradas que se propusessem a aderir formalmente pois sabe-se da existência de bastantes ‘seguidores’ que sentem alguma hesitação em dar esse passo.

Do que o José Martins escreveu sobre o número 7 e com as achegas que lhe foram sendo aportadas em comentários vários, só posso reforçar a ideia de que de facto este número 7 é bastante significativo, não só pelo que foi apresentado como também por significar que, ao atingi-lo e ultrapassá-lo, podemos ter a certeza que atingiu a maturidade, coisa que me surge por ter conhecimento que em algumas confrarias se considera que o 7 as torna ‘justas e perfeitas’, significando isso que agora surge, para o Nosso Blogue, uma outra obrigação que é a de manter a sua existência, aperfeiçoar o trabalho e porfiar na perfeição.

Eu cheguei ao Blogue nas vésperas do 2º Encontro, realizado em Pombal.

Tal como muitos já por aqui confessaram, vim no final da ‘comissão de serviço por imposição’ a dizer que ‘Guiné nunca mais’, embora de quando em vez (e isso muitas vezes) dava por mim com o pensamento na Guiné… Em Fevereiro desse ano (o do 2º Encontro) encontrei o livro do nosso camarada Graça de Abreu, procurei para ver se continha lá informação sobre uma coisa que ‘andava aqui na cabeça’, confirmei e segui depois os ‘links’ que o livro referia, tendo assim chegado ao ”Luís Graça & Camaradas da Guiné”. Fiquei impressionado com o que fui encontrando e lendo e ao chegar às vésperas do referido Encontro tomei a decisão: vou aderir! E assim foi, até hoje, em que cada vez me congratulo mais por essa feliz e acertada decisão.

Encontrei pessoas que, independentemente da sua posição social, actual ou antiga, da sua anterior posição na hierarquia militar, têm comportamentos verdadeiramente próprios da camaradagem criada e cimentada em tempos de guerra. Encontrei novos amigos, daqueles que parece que já nos conhecíamos há muito, daqueles com quem se pode e apetece ter uma discussão e troca de pontos de vista, sem reservas ou falsas concordâncias. Encontrei gente verdadeiramente solidária.

Para mim o Blogue faz hoje parte da minha identificação. Vibro com ele e entristece-me quando alguma coisa não corre tão bem quanto se queria.

Para terminar quero dizer que todos os seus membros são importantes pois são células do corpo comum, no entanto gostaria de ler textos, artigos, relatos, memórias, opiniões, o que fosse, de alguns dos mais antigos, como o Victor Junqueira, o Marques Lopes ou o Garcia de Matos, por exemplo. Vou aguardar.

Entretanto, e porque é o Blogue que faz anos, e que deve ter toda a atenção, desejo-lhe “longa vida” e que consiga fazer com que nos vejamos representados nele!

Um abraço para toda a Tabanca!
Hélder Sousa
Fur Mil TRMS TSF
____________

Notas de CV:

(*) Vd. poste de 13 de Outubro de 2010 > Guiné 63/74 - P7123: (Ex)citações (98): Sensatez e rigor no Nosso Blogue (Hélder Sousa / Belarmino Sardinha)

Vd. último poste da série de 21 de Abril de 2011 > Guiné 63/74 - P8147: 7º aniversário do nosso blogue: 23 de Abril de 2011 (12): Quero felicitar todos os 490 amigos desta cadeia, ligados por um denominador comum, a Guerra da Guiné (Felismina Costa)

Sem comentários: