quinta-feira, 21 de abril de 2011

Guiné 63/74 - P8147: 7º aniversário do nosso blogue: 23 de Abril de 2011 (12): Quero felicitar todos os 490 amigos desta cadeia, ligados por um denominador comum, a Guerra da Guiné (Felismina Costa)

1. Mensagem do dia 20 de Abril de 2011 da nossa amiga tertuliana Felismina Costa, que no seu tempo de juventude foi madrinha de guerra de um combatente da Guiné e está connosco desde 16 de Julho de 2010:

Com os meus agradecimentos a todos que tornam possível a existência deste espaço.
Felismina Costa



7º ANIVERSÁRIO DO BLOGUE “LUÍS GRAÇA E CAMARADAS DA GUINÉ”

Pretendo felicitar em primeiro lugar, o fundador, administrador e editor do blogue, Prof. Luís Graça.
O co-administrador e editor de serviço “permanente” Carlos Vinhal.
O co-editor Magalhães Ribeiro.
O co-editor Virgínio Briote.
O cartógrafo-mor, Humberto Reis.
E os colaboradores permanentes:
Hélder Sousa
Joaquim Mexia Alves
Dr. Jorge Cabral
José Manuel Dinis
José Martins
Miguel Pessoa
Torcato Mendonça

E em seguida, felicitar todos os 490 amigos desta cadeia, ligados por um denominador comum: a Guerra da Guiné!

Foi, porque ela aconteceu, que aqui estamos, revivendo esse tempo, que deixou marcas para sempre na nossa geração.
Para muitos de vós, um tempo de medo, sofrimento e morte.
Para quem ficou à vossa espera, (família, namoradas e amigos) um tempo de medo, de angústia, de incertezas, de frustrações, de desânimo, de dor, que tentamos esquecer com o fim do referido conflito: Sei, que muitos não esqueceram nem as suas famílias, porque infelizmente, não podem esquecer.
E, é aqui, que tem o seu maior mérito este blogue: não deixar esquecer o que cada um viveu e sofreu e sofre, e apesar de, e para além de tudo, vivenciou, cresceu, tornou-se adulto e conhecedor de uma realidade, que muito embora o marcando duramente, lhe permitiu conhecer e avaliar o lugar, as gentes, a terra e a sua beleza, e as suas necessidades.

Criado para falar da Guerra na Guiné, para registar as memórias de cada um nesse conflito, entre os anos de 63/74 do extinto século XX, impõe-se pela amizade que liga de uma forma geral todos os amigos e camaradas desta enorme Tabanca, à sombra da qual se contam as histórias desse tempo.

Entrei aqui um dia, à procura de informação precisa sobre o referido conflito, que vivi no tempo… e permaneço!
Porquê?
Porque a informação chega constantemente, diversa, porque diversos foram os lugares e os acontecimentos, porque cada dia chega mais um tertuliano a este sítio de encontro com a sua própria história, porque vos considero a todos como irmãos que acompanhei naquele tempo, preocupada com o que se passava, vivendo uma guerra do meu tempo, pese, embora, ignorante da realidade, e é por isso mesmo, que a vossa informação precisa me interessa, para um maior conhecimento do que se passou, do que foi realmente esse tempo.

Se de alguma forma a minha presença tem sido uma invasão do vosso domínio, acreditem que não queria ser tal, porque para mim tem sido um prazer.

Que este espaço continue a unir todos os que viveram o referido conflito, encontrando cada um a amizade e o apoio necessário.

Que estes sete anos de vida do blogue, sejam apenas o início de uma enorme
Enciclopédia da História real da Guerra em que participaram.

Parabéns Professor Luís Graça, pela iniciativa!
Parabéns a todos que ajudam a construir esta agradável Tabanca.

Muito obrigada.
Felismina Costa
____________

Notas de CV:

(*) vd. poste de 12 de Abril de 2011 > Guiné 63/74 - P8088: (Ex)citações (136): Dois milhões e meio de visitantes, os meus parabéns! (Felismina Costa)

Vd. último poste da série de 20 de Abril de 2011 > Guiné 63/74 - P8142: 7º aniversário do nosso blogue: 23 de Abril de 2011 (11): Domingo de Ramos (Ernesto Duarte)

Sem comentários: