sexta-feira, 22 de abril de 2011

Guiné 63/74 - P8156: Estórias avulsas (52): Carta de agradecimento da gente de “Mampatá Forrea” (José Eduardo Alves)



1. O nosso Camarada José Eduardo Alves, Soldado Condutor Auto da CART 6250/72 - Mampatá -, 1972/74, enviou-nos hoje a seguinte mensagem.



Camaradas,

Pelo terceiro ano consecutivo, eu e a minha esposa fomos à Guiné.

Tornamo-nos associados da Associação Memórias e Gentes de Coimbra e colaboramos com eles, mas estamos ligados à gente de “Mampatá Forrea”, localizada junto à antiga Aldeia Formosa - actual Quebo.

Como sempre fomos recebidos com muitos abraços e muita alegria.

Entregaram-nos uma carta de agradecimento que eu gostava de ver publicada no blogue.
No nosso grupo viajou também, pela primeira vez, um grupo de amigos de Soure - Coimbra -, composto pelo António José Pinhão, sua irmã Maria de Fátima Pinhão e a Maria Manuela G. T. da Costa, que se tornaram uns excelentes companheiros de ida e volta.
É de realçar a emoção quando entraram em Pirada, em cima da linha da fronteira norte da Guiné, onde tiveram direito à velhinha e saudosa canção dos nossos tempos: “Periquito vai no mato, que a velhice vai na Metrópole“, cantada pelos Guineenses locais.
O Pinhão ficou muito emocionado.
Outro assunto que não posso deixar de abordar, é que a esposa do nosso Comandante de companhia - a CART 6250 -, Luís Marcelino, fez uma melindrosa operação e como ele faz parte da nossa tertúlia bloguista, gostava de lhe desejar as rápidas melhoras, com um abraço grande de toda a companhia.
Na foto vê-se o casal Marcelino.
Com os melhores cumprimentos,
José Eduardo Alves
Sold Cond Auto da CART 6250
____________
 

5 comentários:

Anónimo disse...

Foi um imenso prazer conhecer pessoas como o Alves e a Conceição, e puder partilhar da vossa companhia nesta viagem por África. Bem hajam pelo vosso imenso coração.Um grande beijinho: Mané.

Anónimo disse...

Caríssimos Alves e Conceição:

Quero aqui deixar registado o apreço e orgulho que tenho por vocês. Tu, Zé Eduardo, chegaste rapazinho e sòzinho ao Porto, proveniente da região de Basto e vieste sem nada e hoje, depois de muitas andanças por várias artes e países, mas sempre a trabalhar arduamente, ainda encontras energia e muita generosidade para, na companhia da valente Conceição, ir três vezes consecutivas, à Guiné, levar ajuda áqueles nossos irmãos. Bem Hajam.

Um grande abraço
Carvalho de Mampatá

Hélder Valério disse...

Caro camarigo José Alves

O relato desta tua viagem, mais uma, tendo a tua esposa por companhia e também outro casal que, pelos vistos, também quis experimentar a Guiné, é um testemunho simples mas forte de como de modo discreto mas persistente se pratica a solidariedade.

E, sem qualquer espanto, damos conta do reconhecimento público que esses gestos provocam.

Obrigado por este exemplo de generosidade.

Como curiosidade gostava de conhecer as reacções dos teus companheiros de viagem, relativamente à terra e às gentes.

Um abraço
Hélder S.

mario gualter rodrigues pinto disse...

Caro camarigo José Eduardo Alves

Bem hajas por teres oportunidade de levares um pouco de conforto e bem estar áquela Boa gente de Mampatá.

Tabanca que mantenho no coração pelos tempos lá passados.

Um abraço camarada

Mário Pinto

Artes da Jordanix disse...

Meu inesquecivel "Amigo e Pai Postiço" se assim mo permite chamar .... esta carta de agradecimento demonstra a pessoa maravilhosa que o Sr. Zé é, espero que tenha forças para ir sempre à Guiné ajudar as pessoas que necessitam de carinho e ajuda para começar uma vida com dignidade.
Um Grande abraço Liana Jordão