domingo, 14 de julho de 2024

Guiné 61/74 - P25742: Timor Leste : passado e presente (12): Notas de leitura do livro do médico José dos Santos Carvalho, "Vida e Morte em Timor durante a Segunda Guerra Mundial" (1972, 208 pp.) - Parte IV: A vida de um médico de saúde pública, Baucau, 1941


A parte oriental da  parte portugues da ilha de Timor, em 1940, com os percursos (de automóvel e a cavalo) feitos pelo dr. José dos Santos Carvalho na sua primeira visita à sua zona sanitária (integrando as circunscrições de Bacau, Manatuto e Lautém). O mapa é da sua autoria, com as devidas adaptações feitas por  nós (LG)

Infografia: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné (2024)



Timor Leste > Baucau > O antigo mercado público ("bazar"), restaurado em 2014. Foto de J. Patrick Fischer.  Fonte: Wikipedia, com a devida vénia...



Timor > Bacau ou "Vila Salazar > c. 1936-1940 > O "bazar" ou mercado público



Timor > Bacau ou "Vila Salazar > c. 1936-1940 > Igreja




Timor > Bacau ou "Vila Salazar > c. 1936-1940 > Um aspeto da vila

 
Timor > Bacau ou "Vila Salazar > c. 1936-1940 > Armazéns de trigo



Timor >  Manatuto > c. 1936-1940 >  Paisagem


Timor >  Manatuto > c. 1936-1940 >  Aileu ou "Vila General Carmona"


Timor >  s/l > c. 1936-1940 >  Propaganda do Estado Novo: timorenses, deitados, formam a palavra "SALAZAR".


Timor >  s/l > c. 1936-1940 >  Propaganda do Estado Novo: timorenses, deitados, formam a palavra "CARMONA".


Fotos do Arquivo de História Social > Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa > Álbum Fontoura. Imagens do domínio público, de acordo com a Wikimedia Commons. Editadas por blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné (2024). Com a devida vénia...



1. Continuamos a publicar notas de leitura e excertos do livro do médico José dos Santos Carvalho, "Vida e Morte em Timor durante a Segunda Guerra Mundial" (*), disponível em formato digital no Internet Archive.

Timor Leste foi  o único território  ultramarino (na altura, designado como "colónia" , até 1951)  que foi invadido e esteve ocupado por forças estrangeiras, durante a II Guerra Mundial (entre dezembro de 1941 e setembro de 1945): tropas anglo-autralianas e holandesas, primeiro, e depois japonesas).

O livro em apreço é um notável documento, memorialístico,  importante para se conhecer melhor este dramático  período da nossa história do séc. XX. E no pequeno território de Timor (de 15 mil quilómetros quadrados, menos de metade da superfície da Guiné)  a vida não era muito diferente da pacata colónia da África Ocidental (acabada de "pacificar" em 1936...), tirando a distância da metrópole, que era cinco vezes maior (entre Lisboa e Dili eram quase 20 mil km em linha reta).

Atualizámos a ortografia e a grafia dos topónimos. O livro foi redigido no principio da década de 1970, sendo uma edição da Livraria Portugal Editora, na Rua do Carmo 70  (que já não existe como editora), tendo sido composto e impresso na Gráfica de Lamego. (O autor seria natural do concelho vizinho de Armamar.)


Vida de um Médico em Baucau, em 1941 (pp. 24-31)

por José dos Santos Carvalho


(i)  O dr. José dos Santos Carvalho, chegado a Dili em finais de 1940,  preparava-se, em meados de 1941,  para conhecer a sua "delegacia de saúde",  a da zona leste, para a qual tinha sido nomeado, e   que abrangia as circuncrições de S. Domingos (com sede em Baucau), de Manatuto e a de Lautém (vd. mapa de Timor, 1940; recorde-se que na época o território  estava dividido em cinco circunscrições administrativas com sede em Bobonaro, Aileu, Manatuto, Baucau e Lautém,  e um concelho, que era o de Díli).

A sede da zona sanitária oriental era  Bacau, então conhecida por "Vila Salazar"...

Vila Salazar  era também a antiga designação colonial da cidade angolana de N'dalatando (hoje capital da província do Cuanza Norte) ; mas também da  cidade moçambicana da Matola (capital da província da Matola).  Em Timor também havia uma "vila general Carmona", que era Aileu.
 
Baucau é hoje um dos 13 municípios administrativos de Timor-Leste. Fica localizado na parte zona oriental do país. Segundo o censo de 2010, tinha à volta de  112 mil habitantes e uma superfície de  cerca de 1,5 mil km² (10% da áera total do país). A cidade de Baucau é a segunda cidade de Timor Leste,  distando 122 km de Dili (qur fica a oeste). (Fonte: Wikipedia).


(...)   Entretanto, passaram-se os seis meses do meu estágio de médico que iniciava a carreira em meio colonial, pelo que fui nomeado delegado de saúde da zona leste, em fins de julho de 1941, seguindo para Baucau, a florescente Vila Salazar, no vapor 'Oé-Kússi'.

(...) Chegado o 'Oé-Kússi' à praia de Baucau, aí me esperava o colega dr. Francisco Rodrigues,  trazido no automóvel da administração da circunscrição que, com o respectivo motorista,  era posto à disposição do delegado de saúde da zona leste, sempre que o serviço público o requeria.

Subimos cerca de três quilómetros e assim me encontrei na nova terra onde iria exercer a minha actividade nos campos da saúde pública e da assistência médica.

A residência do delegado de saúde construída recentemente em pedra e cimento, estava esplendidamente situada fora da vila, a cerca de 500 metros, e dela se avistava um magnífico panorama sobre o mar, tendo por pano de fundo a ilha de Wetar 

[hoje indonésia

ilha de Wetter, na grafia do livro

].


Rodeada por alterosos coqueiros e por aprazíveis várzeas em socalcos, amorosamente cultivadas pelos timorenses,  era, na verdade, uma habitação muito confortável e simpática.

No dia seguinte, depois de ter acompanhado o meu colega a praia onde embarcou no 'Oé-Kússi' para Dili, dirigi-me para a sede da delegacia de saúde, muito razoavelmente instalada no centro da vila, relativamente perto da sede da administração da circunscrição, da residência do administrador, do monumental 'bazar' 
[designação comum para os mercados públicos ], do edifício do correio e telefone, da escola chinesa e do 'palácio', residência de recreio do governador da colónia. (...) 

(ii) Descreve sumariamente os equipamentos de que dispunha a
 delegacia de saúde de Baucau que funcionava, já nesse tempo, como um verdadeiro "centro de saúde" (sic),  conhecido pelos habitantes locais como  "o hospital". 

(...) "Dispunha de variadas dependências, nomeadamente de enfermaria no total de quarenta camas, serviços administrativos, farmácia e depósito de medicamentos, sala de operações cirúrgicas, sala de tratamentos, etc, e, em anexo, um posto de consultas externas e tratamentos ambulatórios.

Sob as minhas ordens directas tinha eu dois enfermeiros e três enfermeiros auxiliares, todos diplomados no hospital Dr. Carvalho. (...)


(iii) Nessa  ocasião  conheceu o administrador da circunscrição, tenente Pires  e o seu secretário,  Howell de Mendonça. 
Em nota de rodapé, diz-nos que o  administrador da circunscrição de S. Domingos, com sede em Baucau, era o tenente de infantaria Manuel de Jesus Pires, que havia combatido na Flandres, na Primeira Guerra Mundial; fiel è República,  pertencera às tropas que sufocaram a "Monarquia do Norte", uma tentativa de restauração da monarquia a partir do Porto,  de 19 de janeiro a 13 de fevereiro de  1919. Veio para Timor, em 1928 como militar: depois de pedir licença ilimitada do serviço do exército, passou, em 1932, para o quadro administrativo, onde até então (1941) muito se distinguia pelas "excecionais qualidades de inteligência e cultura e intensíssima actividade,apesar de já passar dos cinquenta anos".

O médico visita também a Missão Católica que ficava no centro da vila de Bacau, para cumprimentar os missionários, padres António Manuel Serra  e Júlio Ferreira, ambos naturais de Freixo de Espada-à-Cinta. Tinham sido formados no seminário de Macau e então eram novatos em Timor.   

(iv) Dá para perceber que Timor tinha, há 80 anos atrás,  uma econonomia, essencialmente de base agrícola, fracamente monetarizada, praticando os timorenses uma agricultura de autossubsistência. Praticamente não havia colonos nem comerciantes europeus.

Para as deslocações pelo interior, o nosso médico comprou  "dois fogosos e bonitos cavalos, excelentes para trepar, apesar de não serem ferrados, as íngremes e difíceis encostas timorenses".

(...) Não era difícil a vida económica em Baucau, por esses tempos, apesar dos ordenados serem muito reduzidos. É que o povo timorense cultiva largamente tudo o que é necessário à subsistência sendo muito poucos os produtos que é necessário importar.  Para estes, tais como o vinho e o azeite e géneros de mercearia, havia os dois estabelecimentos comerciais dos chineses,  Mu-Ping-Ki e Mu-A-Si. 

Quanto a criados, conservei os que serviam o dr. Rodrigues e os colegas anteriores, todos antigos na casa e perfeitos no seu trabalho. Comprei ao dr. Rodrigues a mobília que ele também tinha adquirido ao colega precedente e juntei-lhe magníficas peças chinesas em teca por mim compradas em Dili e delicadas obras de escultura javanesa que conseguira obter na minha passagem pela ilha de Bali. (...)

(v) Podemos depois seguir o percurso do delegado de saúde nas suas primeiras visitas à sua zona, utilizando o automóvel, junto à costa norte, e o cavalo, no interior montanhoso (vd. infografia acima)

(...) Começando pela circunscrição de Baucau, segui, de automóvel, para Venilale e daí para Ossú, indo pernoitar a Viqueque, na tranqueira, residência do chefe de posto.

No dia seguinte, ainda de automóvel, pude visitar o posto de Uátu-Lári,  sendo fidalgamente recebidos pelo chefe de posto, filho do liurai de Bobonaro, D. Aleixo Corte Real, que tinha sido aluno de um instituto de ensino médio em Lisboa. Regressando a Viqueque, à tarde, aí pernoitei.
[ "Tranqueira" era uma fortficação ou cerca feita de estacas e terra. (LG)]

Agora, somente cavalgando eu poderia completar este meu programa de viagem.

De madrugada, montei a cavalo e mudando várias vezes de montada, após oito fatigantes horas de caminhada, cheguei a Barique onde almocei com o respectivo liurai [régulo].

De tarde, andando ainda três horas sem descansar, alcancei a tranqueira de Lacluta onde recebi amabilíssima hospitalidade do chefe de posto, sr. José Tinoco. No dia seguinte regressei a Viqueque e aí retomei o automóvel para Baucau.

Passados alguns dias completei as minhas visitas na circunscrição de S. Domingos, seguindo de automóvel para leste, indo almoçar a Kelikai, onde encontrei uma enfermaria regional magnificamente instalada.

De tarde, segui para Báguia, ficando na tranqueira, residência do chefe de posto, sr. cabo Alegria, tendo passado pelo posto de Laga e sido aí recebido fidalgamente pelo chefe de posto , sr. Matos e Silva. No dia seguinte regressei a Baucau.

A visita às formações sanitárias da área da circunscrição de Lautém, pôde ser, toda, feita de automóvel. Passando outra vez por Laga e seguindo por Laivai, alcancei rapidamente Lautém onde o administrador, sr. Manuel de Barros e a sua esposa me cumularam de atenções e gentilezas, hospedando-me na tranqueira, sua residência.

O dia seguinte foi destinado às visitas ao posto sanitário de Fui-Loro e a uma digressão turística a Tutuala, apreciando a maravilhosa paisagem e a vista do ilhéu do Jaco.

No terceiro dia regressei a Baucau tendo visitado então o posto sanitário do Luro, por uma estrada que entroncava na de Laga a Báguia.

Coube, por fim, à circunscrição de Manatuto a sua vez de ser visitada, o que me deu oportunidade de conhecer o posto sanitário de Vemássi, da área da circunscrição de S. Domingos, que ficava em caminho.

Fui hospedado, com toda a gentileza e distinção, pelo administrador da circunscrição de Manatuto, dr. Mendes de Almeida, na sua residência, a tranqueira de Saututo, situada como um castelo da metrópole no alto de uma colina junto à vila de Manatuto.

No dia seguinte visitei a enfermaria regional de Manatuto que estava a cargo do enfermeiro, sr. Senanes, e a missão onde conheci os srs. padres Almeida, natural de Goa, e Madeira, natural de Timor. Em seguida, (acompanhado pelo administrador e na carrinha da administração que ele próprio guiava) ,visitei o posto sanitário de Cribas e, voltando a Manatuto, o posto sanitário de Laleia. 

Regressei a Baucau, pois sabia que, em breve, teria uma missão oficial na Soibada e, então, poderia concluir as visitas às formações sanitárias da área a meu cargo. (...)

(vi) A falta de recursos humanos na  ilha (professores, médicos, magistrados, engenheiros, etc.) levava a soluções  "ad hoc" como esta, referida pelo autor, que foi nomead0 
 para presidir ao júri dos exames da 4ª classe do ensino primário no colégio da Soibada", juntamente com um dos missionários...


 (...) Saí de Baucau com o senhor padre Serra (que tinha sido também nomeado membro do júri) no automóvel da circunscrição de S. Domingos que nos levou a Cribas. Aí, montámos a cavalo e subimos até Laclúbar, onde fomos recebidos pelo sr. chefe de posto e fazia um agradabilíssimo frio.

Chegámos à Soibada já de noite, sendo acolhidos fraternalmente pelo superior da missão, padre Januário, e pelos outros padres que aí prestavam serviço missionário e pedagógico.

No dia seguinte, de manhã, todos nos encontrámos junto ao mastro da bandeira nacional colocado em frente do colégio e junto do campo de jogos, para assistir à cerimónia que aí todos os domingos se fazia do hasteamento da bandeira, com os corneteiros da banda da missão tocando a sentido.

A sensação de intenso ardor patriótico que, então, de mim se apoderou, nunca a esquecerei, sobretudo por ver aqueles jovens portugueses de tão longe se comportarem como os melhores da metrópole, cheios de aprumo e garbo, cantando a 'Portuguesa' e marchando como autênticos soldados. (...)


(vii) De assinalar também o facto de às autoridades civis (administradores e chefes de posto) e tradicionais ("liurais" ou régulos) incumbir tanbém o dever de hospitalidade, como por exemplo de alojar o delegado de saúde em serviço pelo interior da ilha.

 De entre os funcionários  administrativos,  que ele vai conhecedendo, e que lhe dão hospedagem, há o Augusto Padilha: pormenor curioso, era formado pela Escola Superior Colonial de Lisboa (criada  em 1906, por iniciativa  da Sociedade de Geografia de Lisboa, antecessora do ISCSPU - Instituto Superior de Ciências Sociais e Política Ultramarina, hoje ISCPS / UL, Instituto Superior de Ciências Sociais (ISCPS); da Universidade de Lisboa).

(...) Acabados os exames, pude repousar uns dias e aproveitá-los para visitar o resto das formações sanitárias da delegacia da zona leste e o lugar da Pualaca onde vi extrair petróleo, com toda a facilidade, por meio de um copo de folha seguro por uma argola na ponta dum bambu e que, introduzido num cano que aí havia sido metido por prospecções anteriores da Allied Mining Timor Corporation, vinha cheio dum líquido que ardia perfeitamente e era usado pelos timorenses em candeeiros.

Após a visita a Fátu-Berliu, cujo chefe de posto era o sr. Augusto Padinha , aproveitei o facto de estarem perto e, assim, visitei os postos administrativos de Maubéssi e Turiscal, da circunscrição do Suro.

 

(viii) Em Baucau, os poucos portugueses existentes, reuniam-se para conviver e passar o tempo livre, jogando por exemplo ténis e merendando em conjunto.

(...) Todas as tardes disponíveis nos encontrávamos e quase sempre jogávamos ténis no corte que o tenente Pires havia mandado construir, há pouco, junto ao jardim público e à caudalosa e puríssima nascente que jorra em borbotões no centro da vila.

O secretário Howell de Mendonça e o Padre Serra tinham sido educados em Macau sendo, por isso, bons tenistas. Comigo e com a D. Hermínia, esposa do secretário, disputavam agradabilíssimas partidas de jogo que duravam até ao fim da tarde, o qual passávamos em merendas familiares, alternadamente nas casas uns dos outros.

O Tenente Pires aparecia, sempre, no seu corte, embora não jogasse, divertindo-nos com o seu inalterável bom-humor. (...)

(ix) Isolados do mundo, sem electricidade, sem conunicações, sem jornais, sem rádio,  iam tendo notícias da guerra, muito esporadicamente... Em Dili, passou a haver, entretanto, três consulados: o do Japão, o da Austrália e o da Holanda.

(...) Assim se passava o tempo em Baucau, longe do resto do mundo, do qual, praticamente nada sabíamos pois somente o tenente Pires dispunha de uma radiotelefonia cuja electricidade era fornecida pelas baterias de acumuladores do carro e do camião da circunscrição.
 
(...) O tenente Pires, inquieto com a situação internacional ouvia assiduamente, o noticiário fornecido pelas emissoras australianas e dava-nos parte dos acontecimentos mais importantes, frisando a hipótese de os japoneses pretenderem firmar o pé em Timor para saltarem sobre a Austrália que, tal como ainda hoje,  estava muito despovoada oferecendo as maiores possibilidades de colonização e de ocupação à sua gente que iá mal cabia nas ilhas de origem.

(x) Mas a guerra vai entrar brutamente nas suas vidas e na vida do povo timorense...

(,...) No dia 7 de dezembro de 1941 surpreendeu-nos com a quase inacreditável notícia de que aviões japoneses haviam atacado a esquadra americana ancorada na base de Pearl Harbor, nas ilhas Havai, causando-lhe severos prejuízos. 

Ora, o Japão não estava em guerra com os Estados Unidos e sabia-se que até havia negociações entre os dois países para um entendimento, visto estes últimos terem congelado no seu país os créditos japoneses, em Julho deste ano, o que tinha sido logo imitado pelo Governo britânico, pelos Domínios e pela Índia.

Somente no fim da Guerra eu pude saber quanto os Estados Unidos haviam sofrido com o ataque a Pearl Harbor por aviões e submarinos japoneses, pois aí foram afundados oito grandes couraçados, encalhados oitenta e seis navios secundários e destruídos duzentos e quarenta e sete aviões, tendo passado deste modo, em poucas horas, o domínio do Pacífico dos americanos para os japoneses.

Porém, duma coisa nunca, então, restou dúvida. Os japoneses estavam senhores duma força avassaladora que seria dificílimo deter, embora empregando todos os recursos das nações aliadas. (...)

Fonte: José dos Santos Carvalho: "Vida e Morte em Timor Durante a Segunda Guerra Mundial", Lisboa: Livraria Portugal, 1972, pp. 24-31.

(Continua)
 
(Seleção, revisão / fixação de texto, títuoo, parêntses retos, itálicos e negritos: LG)


Capa do livro de José dos Santos Carvalho: "Vida e Morte em Timor Durante a Segunda Guerra Mundial", Lisboa: Livraria Portugal, 1972,  208 pp.  Cortesia de Internet Archive.

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Notas do editor:



sábado, 13 de julho de 2024

Guiné 61/74 - P25741: Os nossos seres, saberes e lazeres (636): Itinerâncias avulsas… Mas saudades sem conto (161): As cores da primavera e cumprimentos a Velásquez na Gulbenkian (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 22 de Abril de 2024:

Queridos amigos,
Com os avisos da primavera, meti-me ao caminho para apreciar o multicolorido de um jardim construído entre fraguedos, nos casebres que tenho em Reguengo Grande. Foi tal a satisfação de ver esta sonata de cores, e depois de andar a catar as ervas, achei por bem que registar em imagens o viço que desponta da terra, mesmo quando encerrada em tanta aspereza. E tanto se trombeteia que há um Velásquez com retrato de Filipe IV para nós vermos na Gulbenkian que vim ver como me comportava no confronto. É uma tela notável, ainda bem que o rei Habsburgo aparece naquele aparato militar para esmagar a revolta da Catalunha, tivemos sorte em haver duas frentes, deu-nos para ter gana em querermos ser independentes mesmo à custa de termos vivido nessa guerra da Restauração o mais trágico período financeiro da nossa História. Quanto aos catalães, eles que decidam. Aproveitei a ocasião para ir saudar algumas das obras que tantas vezes me fazem visitar este museu único e partilho convosco a alegria de as rever.

Um abraço do
Mário



Itinerâncias avulsas… Mas saudades sem conto (161):
As cores da primavera e cumprimentos a Velásquez na Gulbenkian


Mário Beja Santos

Quando adquiri a casinha no Reguengo Grande, concelho da Lourinhã, a promotora imobiliária teve a preocupação de salientar dois aspetos do local: que não me esquecesse do clima, manhãs com neblina, mesmo no verão, uma indiscutível amplitude térmica, a este aspeto respondi prontamente que passara férias anos a fio na Foz do Arelho, ia com os sete filhos da minha madrinha às 9 horas, a neblina costumava levantar por volta do meio-dia e a camioneta trazia-nos de volta pelas 13h, passeávamos de camisola até ao Gronho, ouvindo as fúrias do mar, a senhora promotora que não se preocupasse com esse aspeto, era bem conhecido; e que no fim do terraço havia um espaço inclinado para o vale, património da casa, o antigo proprietário, que praticava o alojamento local, tudo fizera para manter aquela superfície de fragas envolvida em mato. Aceitou-se o desafio, o resultado está à vista, no meio destas pedras que nos lembra a idade do Quaternário a primavera agita-se, multicolorida, até as laranjeiras dão fruta doce, o vale é fecundo, a minha vizinha dá-me abóboras, pêssegos e da última vez trouxe um carrego de favas. Estou num paraíso, não troco este meu lugarejo por um palácio.

Os casebres têm dois terraços, esta manhã sinto a grande satisfação de ter arrancado todas as ervas daninhas, fez-se limpeza geral, costume almoçar no outro terraço pondo um toldo, há mais sombra, fecho os olhos no pós-prandial e vem sempre um sono retemperador.
O colorido entre os pedregulhos falam por mil palavras, ninguém imaginará que aqui havia mato com quase 2 metros de altura.
Procurou-se dar-se um toque de romantismo, há um banco debaixo da figueira, quando começarem a rebentar os figos há para aqui um perfume embriagador, é uma das doçuras da vida campestre, mesmo que se tenha de afugentar as moscas ou ver passar cobras a alta velocidade.
O senhor Tozé é multiusos, faz obras na casa e dá alvitres para que haja mais segurança no jardim, fez estes degraus e outros mais, no cimo está uma das laranjeiras e uma janela aberta sobre o vale.
A Fundação Gulbenkian trombeteia em todos os órgãos de comunicação social que há uma tela de Velásquez no museu, um empréstimo que vem da coleção Frick, sediada em Nova Iorque. Trata-se de um retrato a meio corpo de Filipe IV, era a obra preferida do colecionador Henry Clay Frick, adquirida em 1911. O que há de mais revelante nesta obra-prima?
Se estivesse a contemplá-la com um espanhol ao lado, penso que não teria coragem de lhe dizer que o rei andava na sua incursão militar na Catalunha, 1644, os catalães tinham-se revoltado em 1640 e os exércitos espanhóis desdobraram-se com os acontecimentos portugueses e os da Catalunha. Foi uma guerra que nos levou praticamente à falência, mas vencemos, a seguir veio o acordo de paz, depois das últimas refregas em 1668, a partir daí Castela não tem qualquer ilusão que “de Espanha não vem bom vento nem bom casamento”. Então, o que há de mais relevante é que Velásquez pintou o retrato do rei Habsburgo num ateliê improvisado, era o quartel-general das tropas espanholas. O monarca aparece-nos representado como um chefe militar determinado e vitorioso, enverga sobreveste adornada com brocados, é um conjunto que no seu todo parece matéria viva, é impressionante a modelagem dos tecidos, parecem saltar da tela. E já que vim ao cheirinho desta obra-prima, como é meu costume vou visitar algumas das obras mais diletas.

Se é facto que detemos uma portentosa baixela Germain encomendada pelo nosso rei Magnífico, esta peça central de um centro de mesa constituído por três, é impressionante, e descobri que ao fundo está o retrato de Thomas Germain e sua mulher, na chamada secção de arte francesa, gostei da combinação, aqui a tendes.
No máximo sigilo, o Governo soviético, no início da década de 1930, vendeu um conjunto de peças para angariar fundos, fora ano de penúria de cereais, Gulbenkian tinha relações formais com as autoridades soviéticas, tudo por causa do petróleo de Baku. Lá se entenderam e entre outras preciosidades que seriam bem acolhidas em qualquer grande museu de fama mundial estão patentes no museu o quadro da mulher Rubens e esta espantosa escultura, a Diana, de Houdon, um assombro.
Não é a primeira vez que venho a este museu só para estar a contemplar este naufrágio que saiu do génio de Turner. Ficamos com o coração contrito a ver à esquerda o afundamento do navio, as ondas revoltosas e as cores medonhas do céu provocam um terrível contraste; e partilhamos da dor daqueles que procuram a salvação em pequenas embarcações ondulantes, e o grande pintor obriga-nos a fixar o olhar naquela jangada patética onde se procura a sobrevivência enquanto as ondas revelam pedaços da carga do navio enquanto ondas raivosas atiçam aquele mastro que parece vir a ser engolido pela onda que se ergue à direita. Não é por nada, mas temos uma obra-prima de Turner de um calibre tal que faz com que, às dezenas de visitantes, a aglomeração à sua volta, é um dado permanente.
Este inverno cheio de neve foi pintado por Jean-François Millet marca o movimento naturalista, tenha a intuição que anuncia Van Gogh, mas é coisa minha, o que mais me atrai é o elogio da natureza, não há aqui acabrunhamento nestes rigores de inverno, parece que a natureza adormeceu, e o que mais me compraz é a solução talentosa de criar um fio de horizonte e obter com as mesmas cores soturnas um céu ameaçador, com aquela solução de génio que é, ao fundo, uma mansão iluminada por uma luz que parece ter o condão de nos alertar de que a seguir ao inverno vem a primavera.
Quando se folheia uma obra dedicada ao grande escultor Rodin, as imagens mais esplendentes prendem-se com formas volumosas, ou grupos escultóricos que nos obrigam a andar à roda ou até mesmo aquela finura do pensador, que tem algo de matéria bruta. Ora a escultura As Bençãos situa-se no polo oposto, as formas delicadas parecem emergir da tal matéria bruta, têm tal graciosidade e finura que nos deixam sempre um olhar maravilhado.
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Nota do editor

Último post da série de 6 DE JULHO DE 2024 > Guiné 61/74 - P25721: Os nossos seres, saberes e lazeres (635): Itinerâncias avulsas… Mas saudades sem conto (160): Díspares modos de ver, mimoseio para um coração feliz – Reguengo Grande, Praia da Adraga, Ofélia Marques (Mário Beja Santos)

Guiné 61/74 - P25740: Elementos para a história do Pel Caç Nat 51 - Parte VIII: Cufar, no tempo do Manuel Luís Lomba (1965), do Armindo Batata (1970) e do Luís Mourato Oliveira (1973)



Foto nº 1 > Guiné > Região de Tombali > Cufar > Pel Caç Nat 51 > s/d (c.1970) > A pista de Cufar

Fotos (e legenda): © Armindo Batata (2012). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné].


Foto nº 2> A antiga pista de Cufar, usada pela Força Aérea Portuguesa durante a guerra colonial (1961/74). Posto de sentinela do tempo da CART 2477 (Cufar, 1969/71). (**)

Fotos (e legenda): © Martin Evison  (2022). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]



Foto nº 3 > Guiné > Região de Tombali > Cufar > 1973 > Fonte com bomba manual de volante com roda de balanço... Vinho empo do colono cabo-verdiano, grande produtor e comerciante de arroz, Álvaro Boaventura Camacho que terá cedido estas instalações (incluindo o aeródromo) à administração do território, com o início da guerra. Ainda se vêm em Portugal em muitas terras da província. Era uma tecnologia que se vulgarizou no séc- XIX:
Foto (e legenda): © Luís Mourato Oliveira (2017). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné].

1. Mensagem enviada,  ao Armindo Batata, pelo editor LG, com data de 18/06/2024, 17:09

Armindo: Aqui tens mais um poste sobre o teu Pel Caç Nat (ou só Pel Caç 51, como vem nos livros da CECA sobre a atividade operacional) e sobre Cufar com algumas das tuas fotos de Cufar "reeditadas" e legendadas. (***)

Toda esta zona (Catió / Cufar ) era o grande celeiro da Guiné, com as melhores e maiores bolanhas... Os balantas de Mansoa começaram a emigrar para aqui, nos anos 20/30, expulsando para as florestas-galeria do Cantanhez "os donos do chão", os nalus, hoje minoritários... Mas também vieram chineses de Macau,  deportados da metrópole, colonos de Cabo Verde... (O contributo dos chineses de Macau, no início do séc. XX, foi decisivo para  o desenolcimento e o sucesso da cultura do arroz, no sul da Guiné, segundo o António Estácio,1947-2022)

O dono de Cufar era o "ponteiro, cabo-verdiano, Álvaro Boaventura Camacho, que nos anos 30 conseguiu uma importante concessão de terras...Era um grande produtor e comerciante de arroz. A fábrica de descasque era dele... 

Tinha uma pista de aviação, ao que parece. Terá cedido ou alugado tudo à tropa no início da guerra... Sabes algo mais sobre ele ? 

Cufar, como sabes, era a "Bissalanca do Sul", com uma pista de aviação, alcatroada com 2,2 km de comprimento... O António Graça de Abreu escreveu bastante sobre Cufar, esteve lá de meados de 1973 até abril de 1974, no CAOP1 (que já não é do teu tempo)...

"Mantenhas". Vamos estando em contacto... e recuperando memórias destas nossas subunidades africanas... de que, infelizmente, "não reza a história"! (Não têm "fichas de unidade", nos livros da CECA - Comissão para o Estudo das Campanhas de África)

PS1- Tens alguma ideia do alferes que foste render ? Provavelmente nem o conheceste... O primeiro comandante, como te disse, era o João Perneco (Guileje, 1966/68), que será alentejano...Já publicámos há dias uma foto de grupo dele..

https://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/2024/06/guine-6174-p25654-elementos-para.html

E do teu 1º cabo trms, que sabia latim e grego, o José Maria Martins da Costa, autor do "Silvo da Granada" ? Tens alguma notícia dele ? Deve viver no Porto...

PS2 - O teu Pel Caç Nat 51 continuava em Cufar (em 1 de julho de 1971 e 1 de julho de 1973).



2. Resposta do do Armindo Batata 

Data - 1/7/2024, 17:08

Caro Luís Graça


Puxando pela memória, surge de facto o tal Camacho. Passou por Cufar quando eu lá estive, i.e., em 1970, tendo viajado em avião civil. 

Na altura perguntei de quem se tratava e a resposta que obtive foi a de que era o dono de Cufar, das instalações que ocupávamos e defendíamos, a quem o exército pagava renda. Recordo-me que foi resposta mais do que suficiente para voltar as costas e continuar com o que estava a fazer.

O alferes que me rendeu, nos últimos dias de dezembro de 1970, foi o Manuel Rosa. Creio não estar enganado no nome, até porque conheci-o na metrópole onde estive de férias,  no final da minha comissão, tendo regressado quando me faltava cerca de um mês para completar os 24 meses. 

O pai dele tinha uma loja de pneus na Rua São Filipe Neri, em Lisboa,  e almocei com ele e a família numa casa que eles tinham em Dona Maria / Belas. Imagina o quanto constrangedor foi aquele almoço, em que todos queriam saber "coisas" sobre o local para onde ele ia.

Quanto ao 1º cabo de transmissões José Maria Martins da Costa, sabia que ele tinha sido seminarista mas pouco mais soube. 

O cabo de transmissões, assim como o maqueiro, eram incorporados na escala de serviços da companhia para as saídas, o que limitava bastante os contactos e relacionamento, que em Guileje eram mais frequentes precisamente por sairmos menos do que em Cufar. 

O que retenho sobre ele não tem interesse algum para esta recuperação de memórias que em boa hora iniciaram. Quanto ao livro (o "Silvo da Granada"), de que nunca tinha ouvido falar, vou tentar encontrá-lo.

Abraço, 
Armindo Batata

Capa do livro do nosso camarada de Barcelos, 
Manuel Luís Lomba,“A Batalha de Cufar Nalu” 
 (Terras de Faria, Lda. 4755-204 – Faria, 
Barcelos, 2012). Uma batalha 
de meses, que começou 
em 20/21 de dezembro de 1964
 (Op Ferro, com forças das
CCaç 617 e 728, CCav 703 e 4ª CCaç).  
 


3. Comentário do Manuel Luís Lomba ao poste P18074 (**)
[ O Manuel Luís Lomba foi fur mil cav, CCAV 703/BCAV 705, Bissau, Cufar e Buruntuma, 1964/66, autor de "Guerra da Guiné: a batalha de Cufar Nalu", 2012; membro da Tabanca Grande desde 17 set 2012].
 
Olá, Luís  (Oliveira):
Antes da guerra, Cufar seria o principal centro da produção arrozeira do chamado celeiro da Guiné - Catió e Cacine. O edifício da vossa "intendência" era o que restava da moderna fábrica de descasque de arroz, que pertencera ao cabo-verdiano de origem madeirense Álvaro Boaventura Camacho

O abrigo subterrâneo parece dos escavados por nós (em 1965). A bomba de picota também é desse tempo. 

A pista de Cufar era a segunda maior da Guiné, inaugurada em 1958 pelo PR  General Craveiro Lopes, na ocasião da inauguração do aeroporto/aeródromo da base de Bissalanca, transitado de Brá (futuro aquartelamento da Engenharia, dos Comandos, dos Adidos e futuro Ministério das Obras Públicas da República da Guiné-Bissau).

A nossa subunidade (CCav 703) ocupou Cufar: a fábrica e a povoação estavam totalmente destruídas, por acções de guerra, entre Janeiro e Março de 1965, em operação de "intervenção às ordens do Comando-chefe"; em Dezembro de 64 participara na operação à mata de Cufar-Nalu e em Maio de 65 foi recorrente na operação que limpou essa mata, pelo desempenho decisivo da CCaç 763, do camarada Mário Fitas, que nos havia rendido na ocupação de Cufar. 

Nessa altura, a base de Cufar Nalu do PAIGC era comandada por Manuel Saturnino Costa, que virei a conhecer pessoalmente como ministro das Obras Públicas de consulado de 'Nino' Vieira e que chegará a seu Primeiro-ministro, ainda vivo, creio eu, - os meus votos da melhor saúde. [ Nascido em 1942, em Bolama, morreu em Bissau, em 2021, aos  78 anos: era irmão do Vitorino Costa].

Falei há dias com o ex-alferes Ramos Sequeira, julgo que foi o último comandante do pelotão de canhões s/r de Cufar 
[Pel Canh s/r 3079 ?] , recentemente regressado da visita a Cufar, que me disse: "Cufar encontra-se destruída e abandonada, os seu campos de arroz não foram recuperados, o capim vai até à pista de aviação que, do seu contributo à guerra da Guiné, passou a contribuir para a sua desgraça".

E como o blogue me permite, informo-te que sou autor de um livro centrado em Cufar e na mata de Cufar Nalu.

Ab. Manuel Luís Lomba
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Notas do editor:


Guiné 61/74 - P25739: Parabéns a você (2290): António Tavares, ex-Fur Mil SAM da CCS/BCAÇ 2912 (Galomaro, 1970/72)

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Nota do editor

Último post da série de 12 de Julho de 2024 > Guiné 61/74 - P25736: Parabéns a você (2289): SMor Paraquedista António Dâmaso das CCP 121 e CCP 123 do BCP 12 (Guiné, 1969/70 e 1972/74)

sexta-feira, 12 de julho de 2024

Guiné 61/74 - P25738: Notas de leitura (1708): Factos passados na Costa da Guiné em meados do século XIX (e referidos no Boletim Official do Governo Geral de Cabo Verde, anos 1867 e 1868) (11) (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá, Finete e Bambadinca, 1968/70), com data de 26 de Abril de 2024:

Queridos amigos,
Nota-se que o Boletim Official incorpora mais relatos sobre os Estabelecimentos de Cacheu e Bissau, há noticiários mensais, fala-se em missionação, e no caso concreto há uma referência ao régulo de Bolor que se converteu ao catolicismo, as notícias de saúde ganharam realce, a doença do sono, a varíola, as úlceras e a sífilis, há vigilância e policiamento no rio Geba, abriu-se uma delegação da conservatória de Sotavento (Cabo Verde) e encontrou-se um relato vibrante, com muita terminologia naval do comandante do iate de S. Pedro enviado ao Capitão dos Portos da Província, é um documento surpreendente que nos dá a possibilidade de entender os tormentos do transporte marítimo naquele ponto da costa ocidental africana.

Um abraço do
Mário



Factos passados na Costa da Guiné em meados do século XIX
(e referidos no Boletim Official do Governo Geral de Cabo Verde, anos de 1867 e 1868) (11)


Mário Beja Santos

É por estes anos que se regista uma nova atitude do Governo Geral de Cabo Verde relativamente aos Estabelecimentos de Cacheu e Bissau, estes têm tido sempre um tratamento residual nas matérias versadas pelo Boletim, dizem respeito a nomeações, licenças para tratamento, movimento marítimo, questões associadas às pautas aduaneiras, enfim, formalidades, só muito raramente se noticiam beligerâncias, acordos de paz, ocupação do território, agricultura. A problemática da saúde passa a ser objeto de informação e começam mesmo a surgir relatórios mensais transmitidos da Costa da Guiné para a cidade da Praia, mas não haja ilusões, tudo com grande lentidão e omissão, como se tem vindo a referir, não há menção do que se passa no Casamansa, esporadicamente se aflora o assunto dos tumultos à volta de Bissau e Cacheu, sabe-se que há uma colónia cabo-verdiana no Rio Grande de Bolola, fruto das fomes que avassalaram o arquipélago, mas a discrição é a alma do negócio.

No Boletim n.º 40, de 5 de outubro de 1867, o Secretário do Conselho Inspetor da Instrução Primária envia uma circular a todos os administradores dos concelhos para se lhe remeter com a maior brevidade um mapa formulado segundo o modelo que se juntava sobre o movimento das escolas de instrução primária. Mais adiante, no Boletim n.º 44, de 2 de novembro, recolheu-se um extrato das informações sobre o estado da Guiné Portuguesa quanto aos meses de agosto e setembro:
“O rei e toda a tribo gentílica de Bolor, na margem do rio de Cacheu, haviam abraçado o catolicismo, sendo batizados pelo reverendo Vigário-Geral, o Cónego Joaquim Vicente Moniz, que em tal acto celebrou uma solene missa, a primeira naquelas paragens.”
Neste mesmo número do Boletim dá-se a notícia de que faleceu em S. Belchior, em 15 de agosto, o Segundo-Tenente do Batalhão de Artilharia, António Luís Menezes. Por muito que se procure documentação sobre estes destacamentos no rio Geba (Geba propriamente dito, Fá e Ganjarra e S. Belchior), até à data nada se encontrou.

Elemento muito curioso nos surge no Boletim e que tem a ver com as vicissitudes do transporte marítimo na Guiné, com o uso de terminologia naval, um texto surpreendente a todos os títulos. Trata-se de um relato endereçado em 26 de junho ao Capitão dos Portos da Província, vem assinado por Francisco Resende Costa, Comandante do iate S. Pedro:
“Em cumprimento das ordens que me foram dadas, no dia 26 de Março pretérito, pelas 10 horas, depois de ter recebido a bordo os governadores da Guiné e Cacheu, e mais funcionários públicos, mandei suspender o navio do meu comando com destino a Bissau. No dia 28, pelas 24 horas, mostrou-se o mar muito agitado e vento forte do Norte, a ponto de se arrebentarem as driças do traquete e vela grande, desta forma só navegámos com as velas da proa, aguentando para o Norte até que no dia 30, pelas 2 horas, o mar abonançou e pude então mandar enviar de novo as driças.

No dia 1 de abril, mandei sondar, e encontrou-se 11 braças, que pelo fundo reconheci estar ao norte do Cabo Roxo. Continuando assim a navegar, até encontrar 8 braças, mandei fundear, à espera do dia para navegar para o Sul.
Pelas 18 horas, mandei suspender e naveguei até 24 horas do dia 2 que obtive a minha latitude; e na mesma ocasião, pela espessa cerração que então cobria a costa, a muito custo pudemos avistar o Cabo Roxo. Assim navegámos até que pelas 4 horas e 30 minutos do dia seguinte avistámos as ilhetas, continuando a cerração.
Estando ao meio do canal e sendo a maré desfavorável, mandei andar a E.N.E. da agulha, a fim de encontrar menos fundo para ancorar.
Sendo bem impetuosa a força do corrente, e descuidando-se o homem do prumo, o navio encalhou em Bossis às 10 horas do referido dia, onde estivemos até 16 horas, e obtivemos enchente para safarmos, não tendo o navio sofrido avaria alguma.

No dia 4, pelas 24 horas, tendo maré de enchente, mandei suspender, bordejando com o vento O.S.O. até pôr-nos ao meio canal. Continuei a navegação até ao dia 5, no qual ancorámos em Bissau pelas 8 horas, sem mais ocorrência de consideração a mencionar.

No dia 12 de abril, recebendo as ordens do Governador da Guiné, suspendemos para Cacheu, com um prático acordo, levando o Governador da referida Praça de Cacheu, o condutor de obras públicas, e um oficial subalterno. Navegando com vento N.O., pelas 18 horas do dia 15, fundeámos em Cacheu, sem novidade.

No dia 24, recebendo as ordens do Governador de Cacheu, suspendemos pelas 14 horas para Bissau.

Navegando no dia 25, pelas 19 horas, descuidando-se o prático, o navio tocou-se nos baixos de Jufunco, de onde pudemos safar pelas 20 horas, tendo a maré de enchente, até 24 horas que ancorámos. Suspendemos no dia 26, bordejando com a maré de vazante até 6 horas do mesmo dia, do qual fundeámos por falta de maré.

No dia 27 pela 1 hora (estando ancorado) o mar bastante agitado e muito vento, perdemos o ferro de estibordo; e sendo substituído com o de bombordo e aumentando o tempo; pelas 5 horas e 30 minutos perdemos também este com 30 braças de amarra, ficando apenas com um ancorote. Vendo-nos obrigados a navegar por falta de ferro. Navegando no dia 28 pelas 8 horas, fundeámos em Bissau com o referido ancorote; requisitando em seguida ferros, sendo-me satisfeito um.
Necessitando rever-se o fundo do navio, e conforme as ordens do Governador da Guiné, encalhámos no dia 3 de maio, em frente da praça, encontrando-se somente arruinado o cadasta, e uma braça de quilha desforrada. Não se procedendo logo ao conserto, por ter o navio que seguir para o Rio Grande de Bolola, levar o destacamento; largando para aquele ponto no dia 6 às 14 horas, chegámos com 24 horas de viagem.

No dia 10, pelas 20 horas, tendo recebido ordens do Governador da Guiné e tomando algumas praças de pré, tabuado e plantas para esta cidade, largámos para Bissau onde chegámos com 48 horas. Encalhou-se novamente o navio no dia 24, para fazer obra no cadaste e na quilha, a qual se concluiu no dia 25, levando uma sobreposta no cadaste e duas folhas de cobre na quilha, ficando a obra bem arranjada e o forro de cobre em bom estado.

Recebendo as ordens no dia 6 do corrente e tendo a bordo passageiros, mandei suspender pelas 16 horas para esta cidade, trazendo onze dias de viagem.
Os mastros acham-se em mau estado, com especialidade o de traquete que está podre debaixo da romã, os quais precisam ser cortados ou substituídos por outros novos. Deus guarde a Vossa Senhoria.”


Estamos agora no ano de 1868. No Boletim n.º 5, de 1 de fevereiro, retiro do extrato das notícias da Guiné:
“Alcançam a 14 do corrente mês as notícias recebidas naquele distrito, e comunica o respectivo Governador que era regular o estado sanitário, bom o alimentício, sofrível o do comércio, e que em todo o distrito reinava sossego e tranquilidade pública; que o filho do régulo de Badora se lhe tinha apresentado, acompanhado de alguns grandes do território, solicitando em nome do mesmo régulo a paz (interrompida desde a guerra de 1861) o que daria em resultado a entrega dos presídios de Fá e Ganjarra, desde aquela época em poder dos Biafadas de Badora, e que ele Governador só espera a escuna Bissau para nela se dirigir a Geba e concluir aquela negociação; que as colheitas de arroz e mancarra continuavam, que não haviam sementeiras e plantações por não ser o tempo próprio para elas.”

Temos agora o Boletim n.º 9 de 29 de fevereiro, portaria n.º 35 A. Reza o seguinte: “Tendo o decreto de 2 de Outubro de 1867 estabelecido no Julgado de Bissau uma delegação da conservatória de Sotavento, havendo sido nomeado Pedro Augusto Macedo d’Azevedo para interinamente exercer o cargo de ajudante privativo, encarregado da mencionada delegação, havia agora que procurar o edifício para a delegação.” Era, portanto, determinado ao Governador da Guiné que procurasse um edifício para a delegação reunindo as necessárias condições. E no Boletim n.º 11 de 14 de março, texto do Presidente da Junta de Saúde para o Secretário do Governo Geral dá-se a informação de que grassa em Geba, no Rio Grande e em Bolama a varíola.
Vapor Cherim usado nas campanhas de Angola, século XIX
Rumo a Canhabaque, foto da atualidade
Paquete Loanda, pertencente à Mala Real Portugueza, 1891-1903
Mulher com Boubas, Boletim Cultural da Guiné Portuguesa, vol. VII, 1952
Um caso de elefantíase, Boletim Cultural da Guiné Portuguesa, vol. XXVII, 1972

(continua)
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Notas do editor:

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Último post da série de 8 DE JULHO DE 2024 > Guiné 61/74 - P25726: Notas de leitura (1707): "Missões de Um Piloto de Guerra", por Rogério Lopes; edição de autor, 3.ª edição, 2019 - Memórias de um piloto nos primeiros anos da guerra da Guiné (1) (Mário Beja Santos)