terça-feira, 11 de maio de 2010

Guiné 63/74 - P6373: As minhas memórias da guerra (Arménio Estorninho) (12): Algumas aventuras em Bissau

De Empada a Bissau - 2

por Arménio Estroninho(ex-1.º Cabo Mec Auto Rodas, CCAÇ 2381, Ingoré, Aldeia Formosa, Buba e Empada, 1968/70)

Algumas aventuras em Bissau

Serviço efectuado como o previsto, inicia-se o desenrolar dos meus planos com algumas situações imprevistas.

Saíra do Quartel dos Adidos e não apresentara a guia de marcha, escudando-me como antes disse, pois tratava-se de fim de semana e para o efeito me favorecera. Desenfiei-me e fui procurar local para hospedagem. Tendo encontrado o que pretendia, voltei com o fim de ir buscar as minhas malas, caixas e sacos, não havendo qualquer problema.

Hospedei-me na Pensão Regional, a qual se localizava numa rua onde terminava o alcatrão (Foto 8) e começava a terra batida do Pilão (hoje, Cupelon de Cima, situada num cruzamento da nova Av. da Cintura). Um camarada orientou-me, e a partir dai de preferência a roupinha civil era para vestir, evitar de ser interpelado pela polícia civil e/ou militar, não me meter em situações de distúrbios e/ou rusgas.

Foto 8 > Bissau > 1970 > Cintura do Pilão > Av. da Cintura > Pensão Regional > Era um estabelecimento onde muitos se hospedaram, com aceitáveis condições. Para quem estava habituado a pouco “chamava-lhe um figo.”

Não é que o Arménio encontra uns companheiros estudantes de Silves, entre eles o José Júlio Franco, ex-Fur Mil, que tinha chegado de férias da Metrópole (foto9). Certa noite do mês de Fevereiro de 1970, com os amigos antes encontrados, lá fomos parar a uma Verbena. Era tipo feira das tasquinhas (comes e bebes) e divertimentos, estava montada junto ao estádio de futebol Sarmento Rodrigues (foto 10), pelo que presumo que a dita era organizada pela UDIB. Não sei como nem porquê, deram-se umas tricas com uns cabo-verdianos que eram “protectores” das bajudas de uma barraca das setas, e com os meus argumentos tentei acalmá-los. Mas quem estava também a ver a situação era um PSP em serviço no local, que em tempo tinha sido nosso colega de Escola Primária em Lagoa. Era alentejano e tinha a alcunha do “Polícia.” Antes que houvesse problemas com as palavras e se chegassem a vias de factos, despedi-me por não ser conveniente ali estar, dando uma justificação qualquer, pondo-me ao fresco que já se fazia tarde. Ufa, que desta já me safei.

Foto 9 > Bissau > 1970 > Praça da Fortaleza da Amura > Eu e um amigo de infância, o ex-Fur Mil, José Júlio Franco que pertencia à CCaç 6, 1969/70, colocada em Bedanda. Íamos para o Bar-Esplanada “O Pelicano.”

Foto 10 > Bissau > 1970 > Estádio Sarmento Rodrigues (Estádio Lino Correia) > Jogo de futebol entre o Sporting de Bissau e a UDIB, com transmissão radiofónica. Se a memória não me falha, quem fazia o relato era o Carlos Soares (está numa mesa). Vemos à esquerda, a zona onde se localizava a Verbena e o Cinema UDIB.

Em 28 de Fevereiro de 1970, atracou no Porto de Bissau a Lancha LDM 105, a qual era tida como proveniente de Empada onde vinha a CCaç 2381 “Os Maiorais.” (fotos 11).

Foto 11 > Bissau > 1970 > Porto e Cais de Pidjiguiti > Chegada da minha Companhia. Estou a cumprimentar o ex-1.º Cabo Pinheiro. O camarada que aparece entre nós é o Soldado “O Galhordas.”

Vinham destinados ao Quartel dos Adidos em Brá (foto 12), a fim de a aguardarmos embarque para a Metrópole que estava previsto para meados de Março. Foi no entanto adiado devido a atrasos por avaria e/ou sabotagem do NTT Niassa.

Com a chegada da Companhia, logo que possível, dirigi-me ao 2.º Sargento Monteirinho e regularizei a situação da guia de marcha. Obrigado Monteirinho e “paz à tua alma.”

Foto 12 > Bissau > 1970 > Porto de Bissau - Cais do Pidjiguiti - LDM 105 > Transferir para o Cais os haveres. Dentro da Lancha está o Soldado Carvalho de Azevedo, “O Condeixa”, e em primeiro plano “O Turra.”

Certa noite do mês de Março, andava eu na rambóia por Bissau, um dos muitos grupos de camuflados à paisana (seis Alferes, dois Furriéis e um 1.ºCabo) entre eles o ex-Alf Mil Joaquim Barbosa (foto 13), paz à sua alma, e eu ex-1.º Cabo. Um dos alferes tinha um automóvel e então alugou-se também um táxi, com a finalidade de irmos jogar “O Bingo” na Esplanada da Messe dos Oficiais, em Santa Luzia (hoje, Hotel 24 de Setembro).

A parte complicada para entrar na porta de armas, foi acertada de forma que nas viaturas, nos bancos da frente, iriam os oficiais para que com os respectivos cartões se identificassem aos sentinelas. Quem não era Oficial se lhe fosse solicitada a identificação, era-lhes dito que a deixara no Quartel. Entramos como o planeado e sem qualquer problema.

Foto 13 > Bissau > 1970 > Bar-Esplanada “O Pelicano > Em plena cavaqueira, cá o rapaz, o ex-Alf Mil Barbosa e dois camaradas do nosso conhecimento de ocasião

Já na esplanada do Bingo da Messe de Oficiais, estávamos todos sentados em duas mesas e devidamente compenetrados a jogar. Não tive intenção de o fazermas fi-lo só o foi para evitar qualquer suspeição.

No decorrer de um jogo, faltava-me um número para preencher o cartão e fazer Bingo. Fiquei aflito porque tinha presenciado que ao completar, se tinha que apresentar o cartão premiado, dizer o nome, o posto militar e o Serviço a que pertencia, e assim, era dada a divulgação através do equipamento sonoro. Devido ao posto que eu tinha, era-me interdita a permanência em zona de lazer de Oficiais. Assim, a solução foi de fazer a permuta, disfarçadamente, dos cartões com o ex-Alf Mil Barbosa e ser ele a tomar conta do meu jogo.

Que embrulhada onde eu estive metido, coisa que poucos provavelmente fizeram. Tudo decorreu a contento, mas sempre “bate-bate o coração.” Ai o RDM..!

Enquanto aguardávamos o embarque para o regresso, o CMDT da CCaç 2381, “Os Maiorais,” Capitão Mil Grd Eduardo Moutinho (hoje, Advogado na cidade do Porto), ofereceu um jantar convívio e de despedida, no Restaurante ”O Solar dos 10.” Foram também oferecidos algumas dezenas de milhares de Pesos, os quais eram provenientes dos prémios sobre cerca de meia tonelada de diverso material de guerra e que a nossa Companhia tinha capturado ao IN.

Finalmente em fins de Março de 1970 é chegado o NTT Niassa, tendo presenciado o desembarque de mais de dois mil militares, não reconhecendo nenhum.

No dia seguinte dirigi-me ao Quartel dos Adidos, para procurar conterrâneos, mas só encontrei o “Xico da Quinta do Lobo” (foto 12). As outras Companhias já se tinham “pirado” para o IAO.

Foto 14 > Bissau > Brá > Quartel dos Adidos > Março de 1970 > Nos Adidos com um camarada e colega de escola, o ex-Fur Mil Francisco Cabrita da Silva, natural de Lagoa e residente em Silves, acabadinho de chegar no NTT Niassa.

E assim a minha permanência em Bissau aproximava-se a passos largos do fim e com ela o final da comissão de serviço. Por conseguinte serão realizados eventos que antecedem a viagem de regresso no NTT Niassa.

Com um grande abraço para todos os bloguistas, deste algarvio que se subscreve,
Arménio Estorninho
1.º Cabo, Mec. Auto Rodas
CCaç 2381 “Os Maiorais”
__________

Nota de CV:

Vd. poste de 9 de Maio de 2010 > Guiné 63/74 - P6352: As minhas memórias da guerra (Arménio Estorninho) (11): De Empada a Bissau no Batelão Corubal, acompanhando os restos mortais do camarada Mário Caixeiro

3 comentários:

Hélder Valério disse...

Caro Arménio

Pelos teus relatos se pode confirmar que a vida em Bissau tinha os seus encantos...

Não se comparando com Luanda ou a então Lourenço Marques era de facto uma recompensa para quem vinha do mato.

Entretanto reparo que na foto em que estás com o teu amigo Franco transportas qualquer coisa na tua mão esquerda que se assemelham a livros... coisa perigosa, como sabes, pelo menos naqueles tempos e naqueles lugares...

Um abraço
Hélder S.

Anónimo disse...

"MA QUEGÊTO MÓ!"....Meu Camarada,Amigo e Irmao Maioral. Francamente sinto inveja da tua fantástica memória para os detalhes daqueles tempos.Fiquei contente pela oportunidade de ver uma foto do falecido Alf.Barbosa,sem dúvida o mais humano,e solidário,graduado da Companhia. Um grande abraco.

Raul Bras disse...

Grande Camarada Maioral, no dia 1 de maio no almoço que tivemos nas grutas de santo António de Fátima, prometes-te que havia mais e ai estão, continua e manda vir que será sempre bem vindo com a amizade e valor de irmão do mesmo terreno que pisamos