terça-feira, 11 de maio de 2010

Guiné 63/74 - P6370: Blogpoesia (72): Escondam-se que eles vêm aí (Albino Silva)

1. Mensagem de Albino Silva* (ex-Soldado Maqueiro da CCS/BCAÇ 2845, Teixeira Pinto, 1968/70), com data de 6 de Maio de 2010:

Escondam-se que eles vêm aí.

Pois é Carlos Vinhal.
Este é o grito de um camarada da CCaç 2367, do meu Batalhão, de quem há tempos tive a informação de que estava sendo difícil para a familia, porque a qualquer hora da noite, era o grito deste camarada e ex-Soldado.

De facto conheço a causa de ele se encontrar assim, pois em parte assisti ao lamentavel acontecimento.

Por ele e por outros camaradas na mesma situação infelizmente, é que eu quis escrever todo este conteúdo para a Tabanca Grande, como me dá mais geito e vontade, voltei a escrever em poemas.

Assim até creio que desperta mais vontade de ler a qualquer leitor da nossa Tabanca, que sei não é só vista por ex-Combatentes, mas também por familiares e outras pessoas que gostam e admiram nosso trabalho, apreciam nossos lamentos, ao mesmo tempo que vão aprendendo a história do nosso passado, e também confirmando aquilo que nós já havíamos dito.

São estas coisas em que penso no meu dia a dia, procurando encorajar aquele camarada de quem estou mais perto, e que sei que após um tempinho em sua companhia lhe tenho dado a coragem suficiente para esquecer traumas de um passado triste.

É pois tudo o que tenho a dizer por hoje, continuarei por minha parte com todo o empenho a fazer crescer a Nossa Tabanca.

A toda a equipa que me vai aturando, o meu agradecimento e um grande abraço, este a ser distribuído por todos os tertulianos e visitantes da nossa tabanca.

Albino Silva,
Ex-Sold Maq
Esposende


Escondam-se que eles vêm aí

Foi na Guiné que lutamos – Nossa Pátria defendemos
Por Portugal e Soldados - E tudo aquilo que sofremos …

Rapazes com vinte anos - Habituados ao lar
Portugal estava em perigo - E fomos para a Guiné lutar …

Com a nossa juventude - Deixamos família e a terra
De camuflado e G3 - Assim nos mandaram para a guerra …

A Guiné era difícil - Toda a Guiné era um perigo
Um território pequeno - E em todo o lado inimigo …

Eram tantos os ataques - Eram muitas emboscadas
Eram armadilhas na mata - Eram minas nas estradas …

Atacavam os mosquitos - Sem nos deixar descansar
Eram enxames de abelhas - Que nos faziam desesperar …

Eram rações de combate - Tantas vezes o nosso comer
Era o calor e a sede - Sem ter água para beber …

Eram chuvas tropicais - Ou era calor de assar
Eram rios e bolanhas - Que tinhamos de atravessar …

Era o pernoitar nas matas - Cansados das caminhadas
Sentindo o frio da noite - Quando havia cacimbadas …

Com os nossos vinte anos - No palco da guerra então
Muitos de nós sem ter cama - Dormindo debaixo do chão …

Com os nossos vinte anos - Coisas más que nós tivemos
Naquela guerra metidos - Só Deus sabe o que sofremos …

Com os nossos vinte anos - Na Guiné a combater
Ver camaradas feridos - Ver camaradas morrer …

Depois que a guerra acabou - Deixamos de ser soldados
Sem nunca curar as feridas - Ficamos traumatizados …

Há casos que eu conheço - Em camaradas que são
Uns da minha Companhia - Outros do meu Batalhão …

Com muitos anos passados - Cada um em sua terra
Não descansam nem de noite - Por tanto pensar na guerra …

Escondam-se eles vêm aí - Não deixam ninguém descansar
Com pesadelos que vivem - E não param de gritar …

São camaradas que sofrem - Por a guerra não esquecer
Muitos ainda se julgam - Na Guiné a combater …

São camaradas que sofrem - Muitos deles estão mal
E como eles a familia - Que com eles sofre igual …

Camaradas que conheço - Dos quais eu vejo sofrer
Traumatizados da guerra - Que não conseguem esquecer …

Muitos estão bem doentes - Sem puderem trabalhar
Vão sofrendo e nada dizem - Só pensam no ultramar …

Fazem sofrer a familia - Que nada podem fazer
Já vivem também em trauma - No dia a dia a sofrer …

Já são longos os anos - Em que a guerra acabou
Deixamos as fardas e armas - Mas o stress ficou …

Continuo a lamentar - A Pátria que não nos conhece
Já não precisam de nós - A Pátria de nós se esquece …

Esta Pátria portuguesa - Ao pouco nos esta a matar
Porque apenas quer de nós - Impostos para pagar …

Eu não fico espantado - Pela Pátria nada dar
Àquele que combateu - Na guerra no ultramar …

Nós fomos bons portugueses - Pois a Pátria defendemos
A mesma que nos faz pagar - Aquilo que nós não temos …

Esta Pátria que nos despreza - E nem sequer nos quer ver
Só nunca se esqueceu de nós - Quando nos mandou combater …

Já com tantos governantes - Dos quais guardo em memória
Não sabem o que foi a guerra - Não conhecem nossa História …

Não conhecem os heróis - Ainda nos tratam mal
São assim os governantes - Deste nosso Portugal …

Talvez até tenham razão - Mas calado nunca fico
O que nos pertence a nós - É para um ministro mais rico …

Camarada mutilado - Mesmo com trauma ou stress
A Pátria nos esqueceu - A Pátria nada merece …

A Pátria nos abandonou - Nós que fomos lutadores
De nós só querem os votos - Pois são eles os caçadores …

Como tu fui combatente - Também lutei com coragem
Da guerra que não ganhei - Apenas a camaradagem …

Para ti meu camarada - Que deixaste de combater
Morreste sem seres HERÓI - Mas nunca te irei esquecer …

No Serviço de Saúde - Na Guiné estava eu
Albino Silva Soldado - Que tudo isto escreveu …

A todos deixo um abraço - Mas a todos sem excepção
Ex-combatentes como eu - Na defesa da Nação …

E ficas sabendo camarada - Que aqui só tem valor
Aquele que nada fez - Seja o cobarde e traidor …

Deixo aqui o meu lamento - Por ti o deixo também
Fomos úteis para a Pátria - Agora não somos ninguém …


Por: Albino Silva
Sold Maq 011004/67
Guiné, Teixeira Pinto
1968/70
SPM 4948
__________

Notas de CV:

(*) Vd. poste de 8 de Maio de 2010 > Guiné 63/74 - P6344: Convívios (148): Pessoal da CCS, CCAÇ 2366 e CCAÇ 2367 do BCAÇ 2845, ocorrido no dia 1 de Maio em Buarcos (Albino Silva)

Vd. último poste da série de 29 de Abril de 2010 > Guiné 63/74 - P6275: Blogpoesia (71): Giselda, o anjo que vinha do céu (Joaquim Mexia Alves)

3 comentários:

Anónimo disse...

Caro Albino Silva

Pelo que escreves-te, te dou os meus parabéns.
A verdade tem de ser dita.
Mas num País,onde um Governo não sabe governar, como queres que nos respeitem,se o passado para eles não conta.
Para eles:
- Fomos servidores do passado.
- Não contamos no presente.
- Ficamos esquecidos para o futuro.

entre nós:
Temos uma aliança bem forte que não quebra,mas por muito que se escreva ou se grite:
-ESTAMOS AQUI!
Eles são cegos e surdos, passamos ao lado.
Posso-te dizer,a mim, a justiça pouco lhe importa os meus problemas, a saúde me vai matando aos poucos, o governo se lá me for queixar, manda-me á merda.
Como vês, é o que temos.

Um Abraço
António Paiva

Hélder Valério disse...

Caro Albino

O teu lamento não é lamuriante, é um grito de raiva, de revolta.
Fazes bem.
Temos por certo de que talvez estas críticas nada valham, mas é preciso insistir, denunciar, incomodar.
Um abraço
Hélder S.

Albino Silva disse...

Desculpem só agora vos agradecer os comentários que aqui deixaram,tanto para este Anónimo comom para o Hélder Valério,Obrigado.
A Nossa Pátria é assim mesmo,mas com a culpa é de quem a Governa,pois uns apenas ouviram e mal falar na Guerra do Ultramar, e outros Nasceram quando já nada havia, e por isso nos desprezam.
A prova esta á vista, pois até os que pela Pátria Tombaram para sempre, muitos deles por lá ficaram.
As Feridas que todos trouxemos de lá nunca mais se curarão.
Preza-me a mim e a todos os Camaradas o Orgulho de ter Honrado e servido a Pátria,Lutando,ao contrário de muitos Abutres desta Nação.