terça-feira, 20 de novembro de 2007

Guiné 63/74 - P2286: Bibliografia de uma Guerra (24): O meu diário, de Inácio Maria Góis (CCAÇ 674, 1964/66)


Capa do livro do nosso camarada Inácio Maria Góis, O meu diário: Guiné 1964/66. Companhia de Caçadores 674. Edição de autor. Mineira, Aljustrel. 2006.

Inácio Maria Góis esteve na Guiné entre 13 Maio de 1964 e 27 Abril de 1966. Fez parte da CCAÇ 674 e pisou os trilhos de Fajonquito e Farim. Dia a dia, foi anotando o que se passava dentro dos aquartelamentos e fora deles. Viviam-se, então, os primeiros anos da luta armada e à medida que as surpresas iam ocorrendo, Inácio ia constatando que estava a participar numa guerra que não fazia sentido.

"Porque estás sempre a escrever essas simples palavras, se elas não fazem qualquer sentido", perguntava-lhe um ou outro camarada. E à medida que ia escrevendo ia descontando os dias. Foram vinte e três meses e catorze dias de vivência naquelas terras que nunca mais esqueceu, reduzidas a um diário a que mais tarde pôs o nome de O meu diário.

nota de vb: tive conhecimento de O meu diário através do Professor R. Pélissier (1), de quem viremos a falar mais para diante. Esta é uma primeira recensão bibliográfica. Esperamos voltar a falar do livro e do seu autor (2).
__________

Um excerto do livro:

Este diário narra parte da minha vida e da minha convivência com os meus camaradas de guerra, que comigo combateram na Guiné-Bissau, contra os guerrilheiros do PAIGC.(...)
Narra o nosso sofrimento, as nossas emoções. (...)

Por vezes, as nossas lágrimas foram difíceis de conter nas matas infernais da Guiné, entre a região norte de Bafatá e nordeste de Farim, junto à fronteira com o Senegal, onde a CCAÇ 674/63 se encontrava acantonada na pequena povoação de Fajonquito. Na zona norte e onde começou o combate a partir do dia 4 de Julho de 1964, sábado, até 30 de Março de 1966, quarta-feira...(...).


Edição do Autor
416 pgs
500 exemplares
Gráfica Mineira, Ltd.-Aljustrel
Abril de 2006
Custo do exemplar: 7,5 €

Inácio Maria Góis
__________

Notas de vb:

(1) Doutorado em letras, René Pélissier é um especialista em história colonial Portuguesa recente. A vasta obra publicada não abarca apenas Portugal, estende-se também a Espanha, com várias obras publicadas, tentando levar o leitor a entender as aventuras africanas e asiáticas dos povos ibéricos.

(2) Vd. último poste da série de 5 de Julho de 2007 > Guiné 63/74 - P1926: Bibliografia de uma guerra (21): Pami Na Dondo ajuda-nos à reconciliação com a guerrilha (Virgínio Briote / Carlos Vinhal)

Sem comentários: