Foto e legenda: Cortesia de © AD - Acção para o Desenvolvimento (2008)
"Em Ingoré, no estuário do rio Cacheu, as populações cooperam na construção de diques de terra para impedir a entrada de água salgada nos solos das bolanhas e assim aumentar a área para a produção de arroz.
"Prática com mais de 2.000 anos, os agricultores recuperam os solos salgados ao mar através de barragens e diques anti-sal, os quais são lessivados durante a época das chuvas e começados a cultivar lgo que a salinidade atinja valores comportáveis com as variedades tolerantes ao sal.
"Embora se esteja ainda no início da época das chuvas, este ano a campanha de produção de arroz de bolanha (75% da total) parece ameaçada com a chegada tardia das chuvas e da pouca quantidade que tem caído". (*)
__________
Nota de L.G.:
(*) Vd. último poste da série > 3 de Agosto de 2009 >Guiné 63/74 - P4772: Notícias dos nossos amigos da AD - Bissau (6): Sinalização de sítios históricos no Parque Nacional do Cantanhez
1 comentário:
12/09/09, 85º aniversário do fundador do PAIGC, o agrónomo Amilcar Cabral.
Antº Rosinha
Enviar um comentário