1. Mensagem do nosso camaradas Mário Fitas, ex-Fur Mil Op Esp da CCAÇ 763, Os Lassas, Cufar, 1965/66, com data de 7 de Setembro de 2009:
Enfermeiros dos Lassas na Lama e no Duro.
Luís, estou matraquilhando para pôr "Putos, Gandulos e Guerra" em condições. É doloroso, reviver tudo isto e o trabalho que dá! Tenho esperança de conseguir.
Aqui vai um pequeno testemunho de homens que calcorrearam aquela Terra Bonita a Guiné.
Eu que os vi trabalhar, com a G3, com a seringa, com todo o material em campanha, aqui fica a minha homenagem.
O Furriel Juvenal já não está connosco, o Pacheco não o conseguimos localizar.
Nos nossos encontros são louvados e acarinhados.
Vida dura a destes homens verdadeiros representantes dos "Lassas" Cumbijã acima, Cumbijã abaixo. Cufar Nalu, Camaiupa, Cabolol, Cubumba, Caboxanque, Cadique, Darsalame e muito mais. Sempre nos acompanharam. Já contei algumas histórias sobre eles.
Tinham outros amigos os nativos das tabancas: Iusse, Impungueda, Mato Farroba, Cantone, etc., etc. etc.
Coragem na guerra e não só. Eu vi pegar no pénis todo furado e a escorrer pus de um nativo, ser tratado com o carinho com que se trata um Bébé. Julgo não ter coragem.
Houve concerteza muitos outros que o mesmo fizeram!
Portanto aqui fica a todos esses que se transfomaram em anjos para aqueles que os olhos se fechavam, a minha homenagem e Obrigado!
Como sempre com o abraço desse grande e sofrido Cumbijã
Mário Fitas
Foto 1 > Em primeiro plano, Alberto Torres e em 4.ª posição, Policarpo Sousa Santos
Foto 2 > Alberto Torres em primeiro plano
Fotos: © Mário Fitas (2009). Direitos reservados.
__________
Notas de CV:
(*) Vd. poste de 8 de Setembro de 2009 > 8 de Setembro de 2009 > Guiné 63/74 - P4918: Os nossos médicos (4): Um grande amigo, o Dr. Fernando Enriques de Lemos (Mário Fitas, ex-Fur Mil, CCAÇ 763, Cufar, 1965/66)
Vd. último poste da série de 10 de Setembro de 2009 > Guiné 63/74 - P4935: Os Nossos Enfermeiros (4): Valioso trabalho desenvolvido pelo Fur Mil Enf Rui Esteves (CCAÇ 3327) e a sua equipa (José da Câmara)
Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário