quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Guiné 63/74 - P4935: Os Nossos Enfermeiros (4): Valioso trabalho desenvolvido pelo Fur Mil Enf Rui Esteves (CCAÇ 3327) e a sua equipa (José da Câmara)

Guiné > Região do Cacheu > Teixeira Pinto > CCAÇ 3327 (1971/73) > Chulame > O Furriel Mil Enf Esteves com os seus meninos manjacos de Chulame (1971)

Foto: © Rui Esteves (2005). Direitos reservados


José da Câmara, ex-Fur Mil da CCAÇ 3327 e Pel Caç Nat 56, Guiné, 1971/73, deixou este comentário no Poste P4912:

Não era condição essencial que um Furriel Enfermeiro para ser bom tivesse que alinhar nos patrulhamentos, emboscadas e operações.

Não me lembro do Fur Mil Rui Esteves, também tertuliano, da CCaç 3327, alinhar no mato, pelo menos no dia a dia. Contudo era um enfermeiro de excelente qualidade, dedicado ao seu serviço, e que desenvolveu uma acção extraordinária junto das populações dos destacamentos de Teixeira Pinto.

O Furriel Esteves, quando confrontado com a grande quantidade de doentes que acorriam aos postos de socorro, viu-se na necessidade de preparar alguns auxiliares que prestavam os primeiros socorros nas localidades onde viviam. Entre os que foram preparados, o Revoredo terá sido aquele que mais se destacou, pois acabou por se dedicar de alma e coração às suas novas responsabilidades.

Nos casos mais graves, os doentes teriam, quando possível, que se deslocar aos postos sanitário de Bassarel, e mais tarde a Chulame para onde o Furriel havia sido deslocado (**). Aqueles que não podendo deslocar-se pelos seus próprios meios, eram transportados pelos nossos unimogs para os referidos postos de socorro, ou mesmo evacuados para Teixeira Pinto, sempre que o Furriel assim ditasse.

A acção máxima da nossa Companhia, e em particular do nosso Furriel Enfermeiro, era que todos os militares e a população tivessem a assistência médica possível nas circunstâncias de então.

Mais tarde, já em Bissássema, e por ordem do Comandante da Companhia, o Furriel Esteves ainda acarretou com a responsabilidade de ensinar e preparar os soldados sem formação escolar para os exames escolares, obrigatórios na altura.

A memória diz-me que o Furriel Esteves não foi oficialmente louvado (admito estar errado).

No entanto, há um louvor que ninguém lhe pode tirar: O respeito e a apreciação dos seus camaradas.

O Furriel Esteves e a sua equipa de trabalho desenvolveram a sua acção humanitária com muita eficácia, respeito e carinho pelos seus doentes, fossem eles militares ou população em geral.

José Câmara
__________

Notas de CV:

(*) Vd. último poste da série de 9 de Setembro de 2009 > Guiné 63/74 - P4927: Os Nossos Enfermeiros (3): Às vezes até fazíamos o que não sabíamos (Armandino Alves)

(**) Há vários postes do Rui Esteves , na I Série do nosso blogue, e que mereciam ser reeditados... Este foi o seu primeiro:

29 de Novembro de 2005 > Guiné 63/74 - CCCXXI: Catotinha, uma bajudinha manjaca (Rui Esteves)

(...) Meu caro Luís, Aqui vai o meu primeiro texto de memórias: falo da minha amiga Catotinha, uma bajuda manjaca, de 2 ou 3 anos, que foi minha convidada durante uns meses.Trinta e quatro anos depois, espero que a minha amiga Catotinha esteja viva e de boa saúde.

Um abraço do Rui Esteves (ex-furriel miliciano enfermeiro, CCAÇ 3327, Teixeira Pinto e Bissássema, 1971/73).

Já em tempos falei com ele ao telefone e fiquei de o encontrar quando fosse à Madalena... Se não me engano, ele mora perto, em Lavadores, concelho de Vila Nova de Gaia...

Vd. também poste de 29 de Novembrod e 2005 > Guiné 63/74 - CCCXIX: Parece que foi ontem (CCAÇ 3327, 1971/73: Teixeira Pinto, Bissássema)

1 comentário:

Luís Graça disse...

Um anónimo pergunta (em comentário ao Poste CCCXIX, de 29 de Novembro de 2005, I Série):

Será que os membros da caserna sabem o significado da palavra "CATOTINHA" que era o nome que foi dado a "Bajudinha"?

Respondi:

Ver o nosso glossário (Coluna do lado esquerdo, do nosso blogue, II Série):

Diminuitivo de CATOTA;

Catota - Orgão sexual feminino;

Partir catota = manter/ter relações sexuais

(crioulo, calão)

LG