Foto: © Município de Alcobaça (2006) (Com a devida vénia...)
1. Mensagem do JERO, com data de hoje:
Caro Luís
Reeencaminho e-mail do Vasco da Gama e meu para te lembrar que em fins de Outubro próximo temos [a XI Feira Internacional de] Doces Conventuais", em Alcobaça [,desde 2006, realizada no Mosteiro de Alcobaça, e um verdadeiro sucesso]. Portanto atenção à tua 'Agenda' (*).
Como poderás ver pela troca de e-mails abaixo o teu blogue conseguiu este intercâmbio fantástico de afectos. Esse feito já ninguem te tira.
Um grande abraço e cuidado contigo.
Não te mates a trabalhar pois és muito importante para nós.
Abração.
JERO
2. Mensagem do JERTO para o Vasco da Gama:
Cara Camarada e Amigo Vasco da Gama:
Julgo ser um bocado mais velho que tu e sou um sentimentalão. Estou a responder-te a quente e com a lágrima ao canto do olho.
As tuas palavras calaram-me fundo e só posso dizer-te que espero conhecer-te em breve para te dar um apertado abraço.É por isso que é bom estar vivo...
Amigo Vasco da Gama, já li alguns dos teus escritos. Absolutamente notáveis. O dos desertores (*) tocou-me bastante fundo porque tive por perto um menino rico, da minha geração, que se passou para França para um exílio dourado. E anos mais tarde chamou-me no gozo,numa visita a Alcobaça, Zé Africano, Mas essa estória não é para hoje.
Hoje é para te agradecer o convite e retribuir-te .
Em Alcobaça, casa às ordens na Rua Afonso de Albuquerque (...). Moro na Rua mais importante de Alcobaça, que é fácil de localizar. É a Rua do Cinema, da Secção de Finanças, do Hospital e mesmo no fim é o Cemitério. Além disso pega com a Rua do teu antepassado Vasco da Gama.
Não há que enganar. Dentro de um mês e pouco Alcobaça vai ser a capital nacional dos Doces Conventuais. Já convidei o Luís Graça e gostaria, também, de te ter por cá. Pela A8 é uma hora de caminho, como sabes. Convite extensivo a tua mulher, obviamente.
Até lá espero ter o prazer de te ler no blogue do nosso Luís ou por e-mail. Está na moda os amigos do face não sei quantos! Acho que, no caso, já somos amigos. Os anos da Guiné, quer se queira quer não, estão agora a capitalizar um enorme património de afectos.
Um grande abraço.
Até sempre e até breve.
José Eduardo Oliveira
3. Citando Vasco da Gama
Camarada e Amigo José Eduardo Oliveira, da minha terra de Buarcos/Figueira da Foz, onde nasci, cresci e agora vivo, após uma passagem de quase trinta anos por Coimbra, duas pequenas notas.
A primeira para te agradecer as palavras elogiosas mas, sem falsas modéstias, imerecidas que tiveste a gentileza de dirigir à minha pessoa.
A segunda para, com toda a sinceridade, te dar os parabéns pelos textos maravilhosos que tens colocado no nosso Blogue. Não, não se trata de troca de galhardetes, já o havia referido à minha mulher, quando regressado de férias à rica, quase trinta dias ao sol dos Algarves, tive oportunidade de me familiarizar com os teus escritos. Ora aqui está uma excelente aquisição para a Tabanca Grande...
Finalmente para colocar a minha morança à tua disposição e dos teus [, em Buarcos]: (...)
Até sempre e um abraço do
Vasco
__________
Notas de L.G.:
(*) Vd. poste anterior desta série > 26 de Agosto de 2009 > Guiné 63/74 - P4863: Agenda cultural (24): A História de Cristina, por Mikael Levin, no CCB, de 31/8 a 8/11 (Carlos Schwarz, 'Pepito' / Luís Graça)
(**) Vd. poste de 15 de Junho de 2009 > Guiné 63/74 - P4532: Banalidades da Foz do Mondego (Vasco da Gama) (III): Desertores
1 comentário:
Caros amigos e camaradas
Esta manhã fui um bocado acelerado no que respeita à data dos Doces Conventuais de Alcobaça.
A próxima Edição - a XI - vai ter lugar no Mosteiro de Alcobaça de 12 a 15 de Novembro de 2009. Portanto têm mais uns dias para pensar na dieta e a partir do dia 12 de Novembro é que é!A mostra no Mosteiro é fantástica não só pela beleza do local mas pela qualidade dos doces e...licores.Estes serão por minha conta.
Aproveito para contar uma história que todos os anos se passa com uma Senhora de Santarém que têm uns "crespos" deliciosos.
A minha 1ª. visita é sempre so seu stand e a conversa é sempre a mesma. «Lembra-se de mim!? Fiz a recruta na EPC, de Santarém e, em 2 meses, perdi 12 quilos!Muito mal me trataram na sua terra».
«Oh coitadinho. Como já um bolinho e beba um licor, que são por conta da casa». E o ritual repete-se. Nos dias seguintes lá estou novamente mas...depois pago. E a Senhora sempre teve a delicadeza de não dizer que eu, há muito, tinha recuperado os 12 quilos que perdi na sua terra. Recuperei esses e mais alguns. Mas quem não é para comer também não é para trabalhar.
Portanto camaradas e amigos de 12 a 15 de Novembro é em Alcobaça. E até pode ser que os licores façam bem à gripe A !? Sem os provar não se pode dizer!
E, como estamos em tempos eleitorais, não tem nada que saber: Luis Graça & Camaradas da Guiné SEMPRE.
JERO
JERO
Enviar um comentário