quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Guiné 63/74 - P3530: Blogues da Nossa Blogosfera (7): Intervalo na democracia, já?...(António Matos)

Já estaremos no período de 6 meses de intervalo da democracia ?

António Matos

ex-Alf Mil da CCaç 2790

Bula 1970/722





Cheguei a uma altura em que consigo discernir algumas tendências no blogue ainda que o tempo seja curto para daí tirar ilações.


Já percebemos que há dúvidas quanto ao início da guerra na Guiné (1961 ou 63?) porquanto algumas acções de flagelação assim são consideradas por uns enquanto outros as intitulam como verdadeiro pontapé de saída nas hostilidades.
Serve de curiosidade histórica.

A questão das G3, legais ou ilegais, com guia de remessa para a fiscalização verificar, alemãs ou portuguesas, de coronha de madeira ou de plástico, enfim de curiosidade histórica incontornável.
A procura de camaradas esquecidos ou desaparecidos e postos na rota dum resgate moral; a temática de guerra ganha ou guerra perdida, tem igualmente animado as hostes.
Paralelamente, tenho notado a derivação mais ou menos evidente do que me pareceu ser o leitmotiv deste espaço - as estórias da guerra vividas por cada um de nós e aqui transcritas para memória futura.
Nesse sentido já foram publicitados outros blogues (concorrência?) e nem sempre sobre a temática Guiné 63/74 o que me leva a dizer-vos que também rascunho umas palavras para o Já percebemos que há escritores e poetas oriundos dos mais variados pelotões; relatos trágico-cómicos de notável qualidade literária; palavras sentidas de emoção comovente; Solidariedades transmitidas e com desejo de chegarem aos ouvidos certos.
Mas, agora aparece um post - o P3513 - que não chego a percebê-lo por evidente falta de pormenores ainda que dê a entender que algo se assemelha a uma coisa chamada de censura e que julgávamos arredada dos nossos dias.
Já houve quem preconizasse um intervalo de 6 meses na democracia e, com o teor daquele post, espero que não tenha começado esse período!
__________

Notas de vb:

1. Refª ao artigo de

2. Artigo do António Matos em

1 comentário:

Anónimo disse...

Camarada António Matos,
Inteiramente de acordo com a análise feita.

Como tudo começa a estar dito vou-me limitando a comentar as vossas intervenções, mas também sem rascunho.

Pela forma como as coisas estão, não só o P-3513 mas também o P-3529são forte motivo de inibição para os que se sintam velhos e sem brio.

Exemplos de bestas velhas e sem brio, Gunther Grass com " O Descascar da Cebola", Alexandre Soljenitsine com "O Arquipélago de Gulag", António Lobo Antunes (ainda não Prémio Nobel) com "Memórias de Elefante" ou "Os Cus de Judas" e agora, porque não o camarada Beja Santos com "Diário de Guerra" etc. etc. etc.

Muito mais havia para acrescentar. Alguém andará a tentar silenciar tudo?
Com um abraço,
BSardinha