Texto cronológico elaborado por Santos Oliveira, a pedido do editor CV.
1. Mensagem original de José Matos, com data de 21 de Novembro de 2008
Caro Luis Graça
O meu pai (José Matos) esteve na Guiné em 1964-66 na Companhia de Cavalaria n.º 677; Batalhão de Caçadores n.º 599. Era Furriel Miliciano e gostava de saber de colegas que estiveram com ele nessa Unidade e que o conheceram. Será que podia publicar este post no blogue?
José Matos
2. Mensagem dos editores para a tertúlia em 23 de Novembro
Caros camaradas
Mais um pedido de um filho de um nosso camarada que quer saber onde param os seus companheiros da CCAV 677/BCAV 599 (*), que esteve na Guiné entre 1964/66.
Se alguém tiver uma pista, pode-a mandar directamente ao José Matos ou para nós.
Muito obrigado e continuação de bom Domingo.
Um abraço do
Carlos Vinhal
(*) Por lapso escrevi BCAV 599, quando devia escrever BCAÇ 599
3. Mensagem do tertuliano Afonso Sousa para Santos Oliveira, no mesmo dia
O Santos Oliveira talvez possa ajudar!
Um abraço
4. Mensagem do nosso camarada Mário Bravo com data de 23 de Novembro de 2008
Meu Caro
Estive na Guiné, entre Novembro de 1971 e Setembro de 1973. Por esta razão não possuo qualquer tipo de informação.
Cumprimenta
Mário Bravo
5. Mensagem de Santos Oliveira para os editores, com conhecimento a José Matos
Camaradas
A Comp.ª Cav 677 esteve colocada em S. João e foi Comandada pelo Cap Pato Anselmo, depois pelo Alf Ranito e finalmente pelo Cap Fonseca.
Vou tentar descobrir os seus nomes completos e o de outros Camaradas a fim de poder estabelecer contactos.
Darei notícias em breve.
Abraço
Santos Oliveira
Nota: Rectificação de nomes dos CMDTS: Capitão António Luis Monteiro Graça (agora Coronel) regressado por doença, teve como CMDT Interino O Alf Ranito Baltazar, que o foi até à chegada do Cap Eurico António Sacavém Fonseca (agora Coronel).
6. Mensagem do tertuliano Carlos Silva para os editores
Amigo Vinhal
Contacta o Santos Oliveira, porque ele deve ter estado com o Zé Matos e conhece muita malta do BCaç 599 e BCaç 1860
Um abraço
Carlos Silva
7. Mensagem resposta de CV
Obrigado Carlos
O Santos Oliveira já se disponibilizou para estabelecer contactos.
Sois umas máquinas.
Obrigado
Carlos
8. Mensagem de CV para Santos Oliveira
Camarada
Por favor faz um registo das mensagens subsequentes para termos um dossiê para futura publicação. Eu vou tentar fazer o mesmo, mas é melhor dois que um.
Um abraço e bom Domingo
Carlos Vinhal
9. Mensagem de CV para Santos Oliveira, dando conhecimento de uma mensagem do nosso amigo tertuliano Abreu dos Santos.
Caro SO
Para o teu dossiê.
Um ab
Carlos Vinhal
Mensagem original de Abreu dos Santos
Boa noite, Carlos Vinhal,
A CCav 677, subunidade independente mobilizada pelo RC7-Ajuda (embarque 08Mai64 [salvo erro, no "Ana Mafalda" (*)], desembarque 13Mai64), no dia seguinte à chegada foi colocada em Tite «na função de intervenção e reserva» do BCaç 599 [por lapso, no v/P3504 referido como BCav 599]. Foi seu primeiro comandante, o capitão de cavalaria António Luís Monteiro da Graça*; em 24Abr65 ficou aquartelada em São João, passando em Set65 a reportar ao BCaç 1860 (recém-chegado a Tite); foi seu segundo comandante o capitão de cavalaria Eurico António Sacavém da Fonseca. E em 26Abr66 embarcou em Bissau de regresso a Lisboa [salvo erro, no "Carvalho Araújo" (*)].
Em 24Abr94, decorreu em Tondela o 3.º Convívio daquela CCav, à qual pertenceram: FERNANDO SILVA, residente em COIMBRA; ORLANDO OLIVEIRA, residente no Porto; e JOSÉ FRANKLIN COIMBRA ALMEIDA, (endereço e contacto desconhecidos).
Cumprimentos,
Abreu dos Santos
* (autor de «Vem Comigo à Guerra do Ultramar», ed. 2007; vd http://lanceiromor.googlepages.com/vemcomigo%C3%A0guerradoultramar)
Resposta de CV
Caro Abreu dos Santos
Muito obrigado pela sua ajuda, sempre oportuna e esclarecedora. Fui induzido em erro, pois associei, sem verificar, uma CCAV a um BCAV.
Vou proceder à urgente e devida correcção.
Obrigado também pelo resumo da CCAV 677 e informação sobre o livro do Coronel António Luís Monteiro da Graça.
Receba um abraço
Carlos Vinhal
2008/11/23
10. Mensagem de José Matos para Santos Oliveira
Caro Santos Oliveira
Confirmo os dados que enviou. De facto, a sua descrição é precisa. O meu pai deixou um vasto arquivo fotográfico desses tempos, que poderei partilhar. Gostava, no entanto, de contactar pessoas que o conheceram pessoalmente, porque não tenho muita informação desse período da vida dele e ele também não falava muito disso.. Mas enfim agradeço toda a informação que possa prestar. Resido na zona de Aveiro e não sei se não haverá nenhum camarada desse tempo por aqui...
Um abraço
José Matos
11. Mensagem do dia 24 de Novembro do nosso camarada José Martins:
Caros camaradas
Seguem elementos solicitados em 21/11/2008
Companhia de Cavalaria 677
Unidade Mobilizadora: Regimento de Cavalaria 7 – Lisboa
Embarque: 08Maio64
Desembarque: 13Mai64
Regresso: 26Abr66
Comandantes:
Capitão Cavalaria António Luís Monteiro da Graça
Capitão Cavalaria Eurico António Sacavém da Fonseca
É colocada em Tite com a função de intervenção e reserva do Batalhão de Caçadores 599 em 14Mai64, com um pelotão destacado em Fulacunda.
Realizou operações nas regiões de Jufá, Bária, Budugo, Gamol, Jabadá e Brandão, e destacou pelotões para reforço das guarnições de Jabadá e Enxudé.
Assumiu, em 24Abr65, a responsabilidade do subsector de S. João.
Voltou a Tite em 06Abr, seguindo para Bissau para efectuar o regresso.
12. Mensagem de Santos Oliveira do dia 24 de Novembro para José Matos, com conhecimento aos editores
Caro José Matos
Pelo carácter de urgência que é custo da colaboração, solicitam-se os seus Endereços (postal e telefónico), dado que os Camaradas José Franklin e Fernando Rodrigues assim o solicitam; sabem que o Fur Mil José Matos, seu pai, já faleceu e é (era) de Estarreja. Lembram-se bem dele e contam que era muito divertido. Um dos episódios era que colocava uma bandeira dentro do copo do vinho e dizia que era para Portugal esquecer a Guerra em que se meteu.
Já tiveram o seu Encontro deste ano e sabem que o próximo se vai realizar em Fátima, em data a determinar, mas pensam que vai coincidir com um dos feriados de Junho. Os próximos Organizadores já estão identificados. Um deles é, precisamente o Orlando Oliveira, com quem está combinado falar logo à noite e sendo que o 2.º é Fur Mil António Correia Rodrigues, a quem irei contactar pela noite.
Nada mais, no momento, a não ser aguardar os elementos solicitados a fim de serem transmitidos ao conjunto dos interessados.
Abraço solidário, do
Santos Oliveira
13. Caro Matos
Tenho na minha lista nomes de dois Camaradas que mais ou menos habitualmente nos honram com sua presença nos Almoços do BCaç 599.
São eles:
Fernando Rodrigues da Silva e José Franklin Coimbra Almeida
Entretanto foi-me facultado via Mail mais o nome de Orlando Oliveira (abrev), que é Orlando A.Barbosa Oliveira
Todos pertencem à CCav 677, que, como já o disse, esteve em S. João, sob a dependência Operacional de TITE, inicialmente com o BCaç 599 (tal como eu) e depois havendo transitado para o BCaç 1860.
Já agora um esclarecimento para a minha curiosidade: o senhor seu Pai está vivo e de boa saúde, ou já nos deixou como se depreende?
Entretanto, sobre a disponibilidade que tem com os Documentos e Fotos do seu Pai, não fui mandatado para tal, mas sei que o Blogue teria muita honra em recebê-los se os puder partilhar. Por isto, o meu obrigado.
Acerca do assunto principal, creio poder dar mais informações nos próximos dias. Um pouco mais de paciência.
Um Abraço solidário, do
Santos Oliveira
14. Comentário de Santos Oliveira inserido na mensagem anterior
Por esta sequência o que foi colhido e escrito acerca da busca dos Camaradas do falecido Fur Mil José Augusto de Matos.
Foram agora estabelecidos contactos telefónicos vários de que destaco o do 1.º Cabo Escriturário Orlando Oliveira que prestou todos os esclarecimentos à minha solicitação; só não possuia a Lista dos Camaradas que havia sido passada ao Fur Mil António Correia Rodrigues.
Contactado, deixou vir ao de cima toda a velha Camaradagem (até dá saudades!!!) e prontificou-se, a seu tempo, a fornecer a Lista de quantos têm estado presentes nos seus Convívios, manifestando , inclusive, vontade de que estivessemos presentes já no próximo, que se irá realizar em Fátima, ainda sem certezas na data, mas com a previsão de 7 de Junho de 2009.
Esta mensagem irá ter a sua transmissão simultânea e não encerra o caso até que o Filho do Nosso Camarada José Augusto de Matos, de Salreu-Estarreja, assim o dê por terminado. Ainda haverá muito caminho a percorrer, não só com as Histórias de transmissão oral, como com as fotos ou outros docimentos, que venham a ocupar o lugar no Blogue que seria o do seu Pai.
Um abraço sincero e os votos das maiores venturas, do
Santos Oliveira
15. Mensagem de José Matos para Santos Oliveira em 24 de Novembro
Caro Santos Oliveira
Obrigado por todo o empenho nesta questão e pela rapidez que fez os contactos. De facto, o meu pai já faleceu há muito tempo, mais precisamente há 20 anos, mas teria todo o gosto em falar com os tais colegas dele, pois interesso-me pelo assunto e gostaria também de partilhar o espólio fotográfico que o meu pai deixou, como também ouvir as histórias desse tempo.
Dessa forma envio então o meu contacto. Podem também contactar-me por mail.
Um abraço
José Matos
16. Mensagem de Santos Oliveira para os editores do Blogue com data de 25 de Novembro.
Vinhal
Imediatamente após o envio do Doc da cronologia da busca, recebi resposta ao Mail de pedido de contactos.
Liguei de imediato ao José Matos, falamos longamente (até cerca da meia-noite) e notei a ansiedade do nosso novo amigo. Não sabendo quais as condições para o ingresso de filhos de camaradas, omiti o assunto, mas renovei o pedido de que pudessemos obter fotos e outros documentos que pudesse e quisesse disponibilizar.
Ficou combinado que sim. Se houver que dizer algo mais acerca do assunto aqui passo a iniciativa para o Blogue.
Vou ter que regularizar os contactos do José Matos, conforme ficou combinado com os antigos camaradas do seu Pai e por manifesto desejo deles. Praticamente, além da listagem que o camarada António Correia Rodrigues irá enviar em devido tempo, fica completa esta missão.
17. Comentário de CV
Mais uma vez ficou demonstrada a solidariedade entre os terulianos da nossa Tabanca Grande e os filhos dos camaradas que nos solicitam apoio.
No título deste poste faço só referência ao Santos Oliveira, porque foi ele que mais uma vez tomou a iniciativa de proceder a buscas e a realizar os contactos conducentes a encontrar os camaradas do José Matos (pai), combatente da CCAV 677, que infelizmente faleceu já há cerca de 20 anos.
Como já não é a primeira vez que o Oliveira actua desta forma, pedi-lhe para elaborar um dossiê com a troca de mensagens, para publicação, quando houvesse resultados.
Temos que lhe deixar um agradecimento público pelo seu trabalho, feito quase no anonimato, investigando, telefonando, enviando mensagens e, sempre dando conhecimento aos editores e aos interessados.
Não podemos contudo deixar de lembrar os outros camaradas intervenientes neste poste, a saber Abreu dos Santos (Tertuliano sempre atento e oportuno nas suas críticas) Afonso Sousa (sempre disponível para ajudar), Carlos Silva, José Martins (outro dos nossos indefectíveis colaboradores que já devia ter um estatuto especial no nosso Blogue)e Mário Silva (o nosso médico do Porto).
A todos o nosso muito obrigado, e ao José Matos (filho) as maiores venturas no encontro dos camaradas de seu pai.
_______________
Notas de CV:
- Foram omitidos na edição, os números telefónicos, endereços electrónicos e endereços postais das pessoas contactadas ou a contactar. Estes elementos chegaram ao conhecimento dos interessados.
Vd. poste de 23 de Novembro de 2008 > Guiné 63/74 - P3504: Em busca de... (53): Companheiros da CCAV 677/BCAÇ 599, Guiné, 1964/66 (José Matos)
(*) Em tempo
De acordo com informações prestadas pelo nosso camarada António Rodrigues, a CCAV 677 foi para a Guiné e regressou, no navio UÍGE.
Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário