1. Mensagem do nosso camarada Albano Costa, com data de 19 de Novembro de 2008:
Caros editores:
Estas são algumas fotos que fiz no dia do funeral do José Maria Fernandes Carvalho (*), cuja família pôde finalmente fazer o seu luto.
A cerimónia realizou-se em Travanca, Amarante, ontem dia 18, conforme estava anunciado.
A irmã do José Maria, D. Teresa, em conversa comigo, disse: - Hoje não é dia para sentimentos, mas sim de alegria.
Deu para perceber que estando um pouco nervosa, também estava a sentir-se muito feliz, por ver os restos mortais de seu irmão serem sepultados na sua terra Natal, ao fim de 42 anos.
A D. Teresa fez uma autêntica maratona para conseguir trasladar o seu irmão. Foi à Guiné-Bissau, ao cemitério de Bolama assistir a exumação do corpo para finalmente o ver ser sepultado em Travanca, Amarante, na companhia da família e amigos. Também fizeram questão de estar presentes, eu, Xico Allen, José Manuel, que veio da Régua, e o Carvalho de Gondomar.
Albano C osta
Foto 1 > Levantamento dos restos mortais na capela de S. Sebastião
Foto 2 > Transporte dos restos mortais para o interior do Mosteiro de Travanca
Foto 3 > Vista do interior do Mosteiro de Travanca, na altura da missa pelo malogrado José Maria
Foto 4 > Guarda de Honra Militar no exterior do Mosteiro, aguardando a saída dos restos mortais do José Maria, para seguir em direcção ao cemitério local
Foto 5 > O cortejo fúnebre a caminho do cemitério de Travanca
Foto 6 > Últimas cerimónias religiosas, antes da descida ao Campo Santo
Fotos e legendas: © Albano Costa (2008). Direitos reservados.
________________
Notas de CV:
(*) Vd. poste de 16 de Novembro de 200 > Guiné 63/74 - P3461: In Memoriam (14): Finalmente em Portugal o corpo do camarada José Maria Fernandes Carvalho (Albano Costa)
Vd. último poste da série de 17 de Novembro de 2008 > Guiné 63/74 - P3469: In Memoriam (15): Foi hoje a sepultar Mário Ferreira (José Teixeira)
Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Para além dos Familiares, Camaradas e amigos do José Maria, houve alguma entidade "oficial" que tenha estado presente ou, ao menos, se tenha feito representar?
vb
Enviar um comentário