domingo, 23 de novembro de 2008

Guiné 63/74 - P3502: In Memoriam (16): José Maria Fernandes Carvalho foi a sepultar no dia 18 de Novembro de 2008, em Travanca-Amarante (Albano Costa)

1. Mensagem do nosso camarada Albano Costa, com data de 19 de Novembro de 2008:

Caros editores:

Estas são algumas fotos que fiz no dia do funeral do José Maria Fernandes Carvalho (*), cuja família pôde finalmente fazer o seu luto.

A cerimónia realizou-se em Travanca, Amarante, ontem dia 18, conforme estava anunciado.

A irmã do José Maria, D. Teresa, em conversa comigo, disse: - Hoje não é dia para sentimentos, mas sim de alegria.

Deu para perceber que estando um pouco nervosa, também estava a sentir-se muito feliz, por ver os restos mortais de seu irmão serem sepultados na sua terra Natal, ao fim de 42 anos.

A D. Teresa fez uma autêntica maratona para conseguir trasladar o seu irmão. Foi à Guiné-Bissau, ao cemitério de Bolama assistir a exumação do corpo para finalmente o ver ser sepultado em Travanca, Amarante, na companhia da família e amigos. Também fizeram questão de estar presentes, eu, Xico Allen, José Manuel, que veio da Régua, e o Carvalho de Gondomar.

Albano C osta


Foto 1 > Levantamento dos restos mortais na capela de S. Sebastião

Foto 2 > Transporte dos restos mortais para o interior do Mosteiro de Travanca

Foto 3 > Vista do interior do Mosteiro de Travanca, na altura da missa pelo malogrado José Maria

Foto 4 > Guarda de Honra Militar no exterior do Mosteiro, aguardando a saída dos restos mortais do José Maria, para seguir em direcção ao cemitério local

Foto 5 > O cortejo fúnebre a caminho do cemitério de Travanca

Foto 6 > Últimas cerimónias religiosas, antes da descida ao Campo Santo

Fotos e legendas: © Albano Costa (2008). Direitos reservados.

________________

Notas de CV:

(*) Vd. poste de 16 de Novembro de 200 > Guiné 63/74 - P3461: In Memoriam (14): Finalmente em Portugal o corpo do camarada José Maria Fernandes Carvalho (Albano Costa)

Vd. último poste da série de 17 de Novembro de 2008 > Guiné 63/74 - P3469: In Memoriam (15): Foi hoje a sepultar Mário Ferreira (José Teixeira)

1 comentário:

Anónimo disse...

Para além dos Familiares, Camaradas e amigos do José Maria, houve alguma entidade "oficial" que tenha estado presente ou, ao menos, se tenha feito representar?
vb