terça-feira, 1 de abril de 2014

Guiné 63/74 - P12922: 10º aniversário do nosso blogue (1): 10 anos a blogar... 652 camaradas e amigos registados... 13 mil postes publicados... 5,5 milhões de visitas... 50 mil comentários... Obrigados ao Miguel Pessoal pela prenda que já nos mandou!... Obrigados aos nossos editores, colaboradores permanentes, autores, leitores, comentadores!...


Poster do nosso 10.º aniversário. Autoria do © Miguel Pessoa (2014)

1. Amigos/as e camaradas: não colecionamos estatísticas mas os números também têm um função didática... Saber falar com números ajuda-nos a descrever e compreender melhor o que se se passa à nossa volta, ou até o que se passa connosco... Neste caso, esta pequena/grande aventurta em que nos metemos, em 2004,  o blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné, sem poder imaginar que um dia iríamos celebrar 10 anos de existência... E que chegaríamos a ter este número, digno de registo, de 652 amigos e camaradas da Guiné, (i) que vivem nos 5 continentes... e (ii) que aceitaram algumas regras básicas comuns, (iii) permitindo um convívio são, e uma partilha de memórias e de afetos, à volta de uma terra, de uma guerra, e de um período histórico que vai de 1961 a 1974, grosso modo. (Nos últimos 3 meses entraram mais 16 membros para a nossa Tabanca Grande, o que representa uma média de mais de 5 por mês. Em 31/12/2013, éramos 636].

2. A celebração do nosso aniversário não é um pretexto para o autoelogio, o narcisismo, a vanglória... É apenas mais uma ocasião para reforçarmos os laços de camaradagem e de amizade que nos unem. No caso pessoal do nosso editor Luís Graça, mas também dos demais editores e colaboradores permanentes, o blogue veio fazer alargar e enriquecer a nossa rede de relações humanas e sociais: temos hoje mais amigos do que em 2004... E mais: sabemos muito mais sobre a história daquela terra verde e rubra (bem como da nossa própria terra) do que sabíamos em 2004... O blogue tem sido não só um ponto de encontro dos ex-combatentes da guerra da Guiné (1963/74) como também uma valiosa fonte de informação e conhecimento, para a comunidade, lusófona e não só, em que nos inserimos... Investigadores,  escritores, professores, alunos, jornalistas, empresas... têm-nos procurado, a pedir-nos algum tipo de apoio: por ex., acesso a imagens.

3. Não menos importante, temos posto muita gente a escrever e até a publicar livros, em prosa e em verso, o que não deixa de ser legítimo motivo de orgulho... Somos uma geração que se recusa a morrer e desaparecer sem deixar rasto, marcas, peugadas, dedadas, ADN... Orgulhamo-nos de sermos uma geração que soube fazer a guerra e a paz!... E disso damos testemunho, discretamente, todos os dias, de há 10 anos a esta parte. Fundámos, além disso, uma Tabanca Grande que tem, simbolicamente, um poilão ao meio, alto, frondoso, mágico, fraterno, protetor, com bons irãs e tudo no seu cocuruto, irãs que zelam por nós! E essa Tabanca Grande já se desmultiplicou por outras, de maior ou menor dimensão da Tabanca de Matosinhos à Tabanca do Centro, da Tabanca dos Melros à Magnífica Tabanca da Linha...

4. E temo-nos reunido, todos os anos, num encontro nacional, que este ano o será IX... Mais uma vez em Monte Real, como é costume, mas ainda sem  data marcada, porque este ano aconteceu um percalço ao nosso editor Luís Graça: vai esta tarde ser hospitalizado para uma intervenção cirúrgica, e voltará com uma anca nova, pronto para retomar o trilho da velha picada da vida... Isto significa, para já, 6 ou 8 semanas de estaleiro, sem obrigações profissionais e com atividade bloguística muito mais reduzida... Valer-se-á dos santos da casa, o São Carlos Vinhal, o São Eduardo MR e e os demais anjos, querubins e bons irãs que pousam no poilão da Tabanca Grande, e que são afinal todos vocês... (a quem vou pedir um esforço adicional para alimentar esta boca voraz que é o nosso blogue, que precisa de 4 a 5 postes por dia, muitos textos, muitas fotos, e sobretudo de novos "piras", muitos "piras"...).

5. Infelizmente, nestes 10 anos, também já nos deixaram 33 amigos/as e camaradas, pela lei inexorável da morte.  São 5% do total dos nossos 652 grã-tabanqueiros... Temos o dever de manter viva a sua memória, aqui registada sob a forma das fotos e textos que deles e sobre eles publicámos. Alegra-nos, por outro lado, sermos cada vez mais abordados pelos filhos/as e netos/as de camaradas nossos que, ou já morreram, ou têm dificuldade em comunicar connosco. Recorde-se, de resto,  o nosso lema, que nada tem de demagógico: "Os filhos dos nossos camaradas nossos filhos são".

6. Veja-se também o que aqui escrevemos, todos nós (editores, colaboradores, leitores...) nos anteriores aniversários (, efeméride que só se começou a comemorar a partir de 2010, por iniciativa do nosso infatigável coeditor Carlos Vinhal e do Jorge Félix, outro camarada da primeira hora):

6º aniversário do nosso blogue (2010)

7º aniversário do nosso blogue (2011)

8º aniversário do nosso blogue (2012)

9º aniversário do nosso blogue (2013)

7. A partir de hoje, 1 de abril (, dia das mentiras...), começamos as comemorações do 10º aniversário do nosso blogue, extensivas á nossa página no facebook, Tabanca Grande Luís Graça). A melhor prenda? É a esperança de continuarmos a blogar por mais dez anos, se para tanto não nos faltar o engenho, a arte... e a saúde!..

Aproveitamos  o ensejo para, publicamente, agradecer ao Miguel Pessoa o cartaz do nosso 10º aniversário, uma belíssima prenda, fruto do seu talento e generosidade. Toda a gente gostou. O Zé Martins resumiu bem a opinião dos editores e colaboradores permanentes: "Para mim está simples, objectivo e, sobretudo, luminoso.",

15 comentários:

José Marcelino Martins disse...

Há coincidências curiosas: No ano em que comemoramos o início das comemorações do 1º aniversário desta página, o mundo comemora o início da GUERRA DAS GUERRAS, travada entre 1914 e 1918.

Para os Portugueses passou um pouco despercebido o que se passou en África, terra onde estivemos em missão, porque a Grande Guerra, naquelas paragens, foi apenas um “pequeno interlúdio” (no sentido negativo), já que “lá” já estava a decorrer outro tipo de guierra, que se iniciou ainda no final do Século XIX e se prolongou para além do Armistício de Novembro de 1918.

Talvez se possa vir a escrever sobre estes camaradas – quer em África quer na Europa – que mais não será que homenagear os nossos avós e, nalguns casos, os nossos próprios pais.

José Marcelino Martins disse...

Errata:
Onde se lê 1º, deve ler-se, obviamente 10º.

Luís Graça disse...

Zé: Os pais, os "velhos", dos nossos camaradas, nossos pais, nossos "velhos" são... Prepara qualqie coiosa enquanto eu vou para o estaleiro... Mss o dossiê sobre os COP tem prioridade...

Ab. Luis´

JD disse...

Camarada Comandante-Chefe
Luís Graça,
Sem incumbência, nem autorização do Senhor Comandante da Magnífica Tabanca da Linha, Rosales em toda a parte, e dando de barato com a data de hoje, dias das mentiras, venho desejar que essa intervenção cirurgica corra da melhor maneira, que te permita fazer ainda melhor o que já fizeste bem, e que a recuperação seja surpreendentemente rápida.
Com um abraço
JD

Mário Vasconcelos disse...

Camarada Luís Graça, votos de uma estada curta na cirurgia e um regresso às lides com toda a pujança. Fico ciente que a Tabanca não estará desguarnecida pois tem um comando coeso e uma elite de apoio capaz. Em frente, rumo ao 10º aniversário.

Anónimo disse...

O Luís,
segundo se diz,
(hoje, logo hoje!)
vai por nova anca
(prótese ou paragoge?)
Depois... vê onde pões os pés,
porque o blogue não manca.
Já lá vão dez!

Boa recuperação da cirurgia e PARABENS.

Abraço
Alberto Branquinho

Jose Teixeira disse...

Luís.
Quando regressares ao serviço, aponta lá a Tabanca da Maia que está a dar os primeiros passos pela mão do José Carvalho de Guiledje/Gadamael.
... E volta depressa. tá bem!

Abraço
Zé Teixeira

Jorge Narciso disse...

Carissimo

Que a tua anca nova venha a revelar o vigor que estes 10 anos de Tabanca evidenciam.
Força companheirão, tens aqui vários batalhões, companhias, esquadras e outros agrupamentos a fazer muita força pela tua rápida recuperação

Abração
Jorge narciso

Anónimo disse...

Uma anca nova? Mas o que é isso para

ti? Pior seria a cabeça...

Abração.

J.Cabral

Henrique Cerqueira e Ni disse...

Luís Graça
Parabéns pelo aniversário do Blogue que tão bem nos tem acompanhado.Estás de parabéns assim como os restantes editores e todos os camaradas da Guiné que têm(temos) acompanhado tão precioso meio de comunicação que é o teu (nosso)blogue.
Quanto ao teu "conserto" do equipamento andante (estou a fazer gracinha),que recuperes o mais rápidamente possível e que fiques bem.
Um abraço
Henrique Cerqueira e Ni

José Botelho Colaço disse...

Para consertar especialista era o Sr.Luís sapateiro da Lourinhã os sapatos ficavam como novos.
Para a tua anca devido à evolução da medicina há novos e competentes especialistas, mas como se diz lá na minha terra em garantia e perfeição não chegam aos calcanhares do tio Luís.
Um abraço e parabéns ao blogue.
Colaço.

Anónimo disse...

Parabéns ao Luís, ao Carlos, ao Eduardo e a todos os que diariamente vão alimentando o nosso blogue, que hoje já não é apenas um local onde se encontram ex-combatentes. Para além do repositório de memórias é também um ponto onde se encontram muitos que,apesar das circunstâncias, ficaram ligados para sempre àquelas gentes, àquelas terras...
E para o Luís, que a estadia no Amadora-Sintra seja rápida e bem sucedida.
Abraço a todos do
V Briote

Anónimo disse...

Não é fácil manter uma página destas em harmonia. O Luís, o Carlos Vinhal, o Eduardo Ribeiro e demais colaboradores têm feito um trabalho de muito mérito.
Estão de parabéns.
Para o Luís que a operação cirurgica corra bem.
Abraço,
José Câmara

Valdemar Silva disse...

Parabéns pelo 10º. aniversário desta página. Rápida intervenção e com a sequente boa forma na apresentação na Tabanca do nosso CEMTB Luís Graça.
Um abraço para todos, do tabanqueiro periquito
Valdemar Queiroz

HilárioPeixeiro disse...

Votos de rápidas e completas melhoras do Luis e Parabéns ao Blogue nas pessoas dos seus fundadores e editores com um muito obrigado pelo excelente trabalho ao serviço de todos nós, Tabanqueiros.
Hilário Peixeiro