1. Mensagem do Professor Luís Reis Torgal, enviada hoje, 1 de Abril de 2025, ao nosso Editor:
Caro Amigo, Colega e Camarada
O meu livro "Quatro personagens à procura de Abril" tem como origem a minha mobilização para a Guiné em 1968-1969 e, entre essas duas "personagens" (como lhe chamo, num título pirandelliano), estão o Padre Mário de Oliveira e o então Major Carlos Fabião. Estou certo que lhe interessa e ao seu blogue. Por isso lhe envio os dois convites para a apresentação do livro.
Grande abraço
Luís Reis Torgal
SINOPSE
As personagens a que se refere o título deste livro são pessoas reais com que o autor contactou como leitor, cidadão ou militar na «Metrópole» e na Guiné: Luís de Sttau Monteiro, do domínio da literatura e também da política; Santos Simões, da política mas também da cultura; Mário de Oliveira, da religião mas também da política; e Carlos Fabião, da área militar e política, que o autor seguiu nos caminhos infindáveis da Descolonização e da construção da Democracia.
São personalidades por vezes esquecidas ou só episodicamente lembradas, porque acompanharam a vitória de Abril, mas também foram, de modo diferente em cada caso, vencidas, pelos princípios que assumiram, pelo seu carácter e temperamento, pelas circunstâncias e pelo tempo.
SOBRE O AUTOR
Luís Reis Torgal
Professor catedrático aposentado da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, foi fundador do Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra – CEIS20. É Sócio Honorário da Academia Portuguesa da História.
Foi professor convidado de várias universidades, escolas superiores e instituições de cultura, entre outras: em França, onde foi directeur d'études invite da École des Hautes Études en Sciences Sociales, de Paris; na Inglaterra, em que foi visiting professor da British Academy na University of Birmingham; no Japão, na University of Foreign Studies de Quioto; e no Brasil, em que é doutor honoris causa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Tem-se dedicado a diversos temas desde o século XVII ao século XX, especialmente no âmbito da História Política e das Ideias, da História da Universidade, da História da História e da Teoria da História. Recebeu vários prémios e foi-lhe concedida, em 2016, a medalha de Mérito em Ciência pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
Na Temas e Debates, publicou:
- O Liberalismo (coord.), vol. 5 da História de Portugal, dirigida por José Mattoso;
- História da História em Portugal (em colaboração);
- António José de Almeida e a República (em colaboração);
- O Cinema sob o Olhar de Salazar (coord.);
- História… Que História?;
- Essa Palavra Liberdade… Revolução liberal e contrarrevolução absolutista (1820-1834);
- Brandos Costumes…. O Estado Novo, a PIDE e os Intelectuais (coord.); e
- Vigias da Inquisição, distinguido em 2024 com o Prémio Joaquim Veríssimo Serrão, da Academia Portuguesa da História – Fundação Eng.º António de Almeida.
(Textos com a devida vénia a WOOK)
_____________
Nota do editor
Último post da série de 1 de abril de 2025 > Guiné 61/74 - P26638: Agenda cultural (879): Congresso Internacional "Das Guerras ao Pós-25 de Abril - Os Militares em Territórios em Conflito", que decorrerá no Anfiteatro III da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa de 2 a 4 de Abril de 2025 (Mário Beja Santos)
Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
Pesquisar neste blogue
terça-feira, 1 de abril de 2025
Guiné 61/74 - P26639: Agenda cultural (880): Lançamento do livro "Quatro Personagens À Procura De Abril", da autoria de Luís Reis Torgal, a levar a efeito no próximo dia 8 de Abril de 2025, às 18h00, na Casa Municipal de Cultura, em Coimbra. O livro será apresentado no dia 10 de Abril, pelas 18h00, na Sede da Associação 25 de Abril
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
João Crisóstomo, Nova Iorque
Fazendo jus ao nosso blogue e o que ele representa para todos os que o conhecem, foi uma surpreza agradável ao abrir o computador ( para ver se havia algum aniversariante a quem mandar bons votos, ou algum assunto que merecia resposta imediata) deparar com o nome duma pessoa por quem tenho grande consideração, o Professor Luís Reis Torgal.
Não vou repetir aqui a informação já dada neste post. Quero apenas acrescentar duas coisas ao que o nosso erudito comandante Luís Graça já apresentou e que acho pertinente.
Devem-se lembrar do nome Julião Soares Sousa, o primeiro guineense a doutorar-se pela Universidade de Coimbra. Tem sido objecto de vários posts ao longo dos anos,( 2008, 2011, 2016 2020) a maioria deles da autoria do nosso grande Beja Santos. Para ter a certeza de "não aumentar nem diminuir créditos ” transcrevo apenas o que o nosso Professor Luís Reis Torgal me disse/escreveu em Setembro de 2024:” Fui eu quem orientou o doutor Julião Soares Sousa que escreveu uma excelente tese de doutoramento sobre Amílcar Cabral.”
Sei que o mesmo sucedeu com a Doutora Lina Alves Madeira, cuja brilhante tese de doutoramento foi sobre o nosso Aristides de Sousa Mendes. Foi graças a ela que vim a conhecer o Professor Luís Torgal e do seu interesse e trabalhos de reconhecimento do nosso grande humanista.
João Crisóstomo, Nova Iorque
Luis Torgal (by email)
Anexos
2 abril 2025 00:17
Caros Amigos e Caras Amigas
Tomei a liberdade de vos enviar há já alguns dias os convites para a apresentação do meu livro "Quatro personagens à procura de Abril. História e Memória", em Coimbra e em Lisboa, respectivamente a 8 e 10 de Abril.
Recebi muitas respostas e, como podem compreender, não pude responder a todos, pelo que peço desculpa. Alguns prometiam estar presentes e outros justificavam a sua falta. A todos quero agradecer, até porque o motivo do envio dos convites tinha e tem, sobretudo, como objectivo (por isso os reenvio) mostrar que o livro existe. Devia-o ao 25 de Abril ou, melhor, à democracia pluralista que dele acabou por sair, com defeitos e qualidades, e a mim próprio, à minha memória e à minha consciência de historiador e de cidadão.
Bem hajam!
Grande abraço
Coimbra, 2 de Abril de 2025
Luís Reis Torgal
Enviar um comentário