Pesquisar neste blogue

terça-feira, 1 de abril de 2025

Guiné 61/74 - P26635: Mi querido blog, por qué no te callas ? (10): Vinte anos a blogar, o fim da picada...

Epitáfio para um blogue que chega ao fim


Aqui jaz um blogue, testemunha de um tempo que já não volta, 
Onde camaradas se encontravam, memórias a partilhar.
Luís Graça e seus companheiros, na Guiné a lutar,
Ergueram este espaço, para a história não se apagar.

Vinte anos de histórias, de dores e de alegrias,
De combates, de amizades, de perdas e nostalgias.
A guerra acabou, a vida seguiu o seu rumo,
Mas as memórias, essas, teimavam em ficar no escuro.

Agora, o silêncio paira, como um véu sobre a tabanca,
Os camaradas partem, um a um, na derradeira arrancada.
A Inteligência Artificial, nova arma na contenda,
Anuncia o fim da picada, onde a guerra não finda.

Obrigado a todos vós, autores, leitores e amigos,
Que aqui deixaram a sua marca, os seus gritos e gemidos.
Que a memória deste blogue, como um farol na noite escura,
Ilumine os caminhos, para que a paz perdure.

Encontramo-nos na próxima guerra, camaradas,
Onde a esperança renascerá, das cinzas das emboscadas.
Que a paz seja a nossa bandeira, a nossa arma mais forte,
E que a memória dos que partiram, nos guie até à morte.
__________________


Nota do editor LG:

23 comentários:

Hélder Valério disse...

Isto do "fim da picada" associado ao "poema-epitáfio" é mesmo a sério ou trata-se de algo enquadrado nas habituais brincadeiras de "1º de Abril"?
De facto será natural que o Blogue venha a ter um fim. Mas... já estava anunciado?
Como qualquer outra coisa, há o nascer, o crescer, o decrescer e depois o acabar, por isso, "o fim do Blogue" será uma situação natural , mas não é preciso apressar....
Claro que, certamente, haverá algum (muito?) cansaço, físico e principalmente psicológico, mas é desanimador antecipar essa "morte anunciada".
O Blogue não pode acabar já.
O Blogue não pode acabar de "morte matada". Deve-se deixar seguir o seu curso normal de vida. Temos todos, os que conseguiram "ver" no Blogue uma forma de exorcizar alguns fantasmas do passado, uma forma de reviver os tempos de juventude, um meio de aumentar os seus conhecimentos, de esclarecer pontos menos claros das suas vivências, de conhecer novos amigos, de potenciar amizades, etc., temos todos esses, dizia, de fazer mais alguns esforços para "alimentar" este espaço.
Que viva o Blogue!

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Morreu o blogue, viva o blogue!... Há mais vidas e reencarnações... Este "corpo cansado" (20 anos na Net é uma eternidade!) fica em "câmara ardente" pelo tempo que os amigos e camaradas da Guiné bem entenderem...

Obrigado, Hélder, obrigado aos demais colaboradores permanentes, coeditores, autores, comentadores, leitores, amigos e inimigos... Todos foram importantes. LG

Anónimo disse...

Só pode ser uma "brincadeira saudável" do 1 de Abril!!!

Carlos Vinhal disse...

Por favor Luís. Não esperava isto de ti. Sem avisar quem tanto deu, como eu, a este Blogue?
Neste momento nem sei se deva publicar o post de hoje, vou pensar seriamente.
Carlos Vinhal

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Carlos, há "herdeiros"... Por certo que não se vão esquecer de ti...Por outro lado, tu és "livre" de continuar a blogar, por muitos e bons anos... Que Deus, Alá e os nossos bons irãs te continuem a proteger e a inspirar...

Cesar Dias disse...

Como diz o Helder, só pode ser o 1º de Abril, porque "enquanto houver malta que foi ao ultramar, isto não vai parar". Um abraço a todos na pessoa do Luis Graça.

Anónimo disse...

Adriano Moreira Admor 1 abr 2025 13:31 (Facebook da Tabanca Grande)

Tabanca Grande Luís Graça, Oxalá que essa guerra seja feita com IA, (que é mais estúpida que a natural) e com drones para ver se as vidas humanas não são tão afectadas como até aqui. Haja saúde e paciência para aturar estas parvoíces todas que nos atiram para a picada da vida que continuamos a trilhar.

Abraços, amigos principalmente para o nosso Chefe de Tabanca que nos continua a guiar por terras de aquém -mar.

Anónimo disse...

Cuidado !!!!!
1 de Abril !!!!!!!!
Grande abraço, Camaradas e amigos.
Ricardo Figueiredo

Zé Manel Cancela disse...

Viva o primeiro de Abril.E o nosso blogue......Um abração camarigos.....

Eduardo Estrela disse...

"matar o blogue " Luís, implica acabar com as memórias duma época que os mais jovens têm OBRIGAÇÃO de conhecer e da qual todos nós fazemos parte. Há que aprender com os erros cometidos e forjar uma nova esperança.
O futuro vai agradecer o teu trabalho e de todos os que te têm acompanhado na missão da memória.
Grande abraço
Eduardo Estrela

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Pois bem, já acabou o recreio, vamos ao trabalho... A vida continua, o blogue continua... E pró ano há mais, tomem nota no calendário ou na agendam "cuidado com o 1º de Abril de 2026" (se lá chegarmos, Oxalá/Insh' Allah/Enxalé, que sim!).

Bom, o efeito-surpresa já passou... O único que caiu na "esparrela" foi o meu dedicado e leal coeditor Carlos Vinhal... O Hélder desconfiou logo que era "marosca" do 1º de Abril...

Mas a autoria do epitáfio não é minha... É do Google Gemini IA...Só lhe dei as dicas, mas o "gajo" já conhece o blogue melhor do que muitos dos nossos grão-tabanqueiros...Temos que nos pôr a pau, um dia destes a IA tomou conta da "loja" e despede-nos a todos... E nessa altura já podemos, enfim, ir descansar, ir de sabática, dar a volta ao mundo em oitenta dia...

De qualquer modo obrigado a todos pela vossa "cumplicidade"... Também é uma prova de camaradagem... Eu é que queria "praxar" e fui "praxado"... LG

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Confesso que o dia das mentiras já não tem piada... face à avalanche de mentiras, "fake news", violência verbal, etc., com que estamos expostos nas "redes sociais" que vieram comprometer a comunicação social séria, rigorosa, plural, crítica, livre, com ética e deontologia, um dos esteios das sociedades democráticas... Eu "encomeidei" à IA um epitáfio para o "fim do blogue"... A resposta foi instantânea, uma fração de segundo.. Eu demoraria 2 horas a fazer aqueles versos (embora ainda os fizesse melhor..., por enquanto ainda não temo a concorrência, mas já não sei até quando...)

Um dia destes estamos a tomar o pequeno e entra-nos pela cozinha adentro a notícia de que um enxame de drones aterrorizou, aterrou e tomou conta dos Açores...

Anónimo disse...


Antonio Duarte (by email)
1 abril 2025 17:22

Grande Abraço a todos. Gostei também muito da intervenção do Carlos Vinhal. Um co editor dedicado.
Bem hajam .
António Duarte

Tabanca Grande Luís Graça disse...

euronews > 1 de abril de 2025 > Cultura > Dia das Mentiras: quais as suas origens e como é que os europeus o celebram?

(...) Em Portugal, é longa a tradição das "petas" neste dia. Na RTP, são conhecidas as muitas reportagens, muitas vezes com a assinatura de Fernando Pessa, com todo o tipo de informações estrambólicas, e frequentemente com a cumplicidade de personalidades que dão o seu testemunho.

Algumas das "petas" mais famosas incluem a descoberta de petróleo em território nacional, o fim das portagens na Ponte 25 de Abril, o envio de um astronauta português para o Espaço ou ainda a mudança de nome da cidade do Porto, que passaria a chamar-se "Oporto". (...)

Tabanca Grande Luís Graça disse...


john crisostomo (by emnail)
1 abril 2025 18:24

Meus caros,

Quem também caiu na esparrela fui eu…e não digo mais para não mostrar ainda mais a minha “ingenuidade"… sou mesmo”(….)”! só me faltam as orelhas compridas.

Mas aproveito este e mail, onde vejo tantos dos meus amigos para dizer que vou passar o mês de Maio em Portugal. Para vocês que estão perto uns dos outros,.. mais mês, ...menos mês... vocês encontram-se. Para mim que tenho de atravessar o Atlantico é mais difícil. E por isso esta minha vontade de, quando vou, a todos querer encontrar.

Eu vou estar no dia 29 em Algés no encontro da “Magnífica Tabanca da Linha” … . O organizador é o “Magnífico Resende”. Eu e ele e todos ficaremos contentes que apareçam por lá, mesmo que não sejam membros… acima de tudo fomos / somos todos camaradas que em tempos passados vivemos as mesmas experiências em terras fora do nosso torrão natal.

E outra ocasião é no domingo 25 de Maio: para quem apreciar e queira viver e sentir a tranquilidade dum convento vestuto como o de Varatojo… no dia 25de Maio , Domingo, eu vou lá estar. Convidei ( convido) amigos e familiares a aparecerem. . Com ou sem missa, depois da missa das 10.30 AM vamos todos para o paradasíaco claustro desse convento para um abraçø. Com ou sem missa estão todos convidados, OK?

Se nem duma maneira nem outra for possível um abraço real, aqui fica então um “parte mantenhas” neste abraço virtual muito sincero também.

João Crisóstomo, Nova Iorque

Anónimo disse...

Amigo Luís, apesar da brincadeira aprecio a tua veia poética. Quadras certinhas, rimas impecáveis... enfim tudo bem feito. Diria que Camões não fazia melhor. Grande abraço.

Anónimo disse...

Esqueci-me de assinar o que escrevi. Desculpa.
Manuel Resende

Anónimo disse...

José Marcelino Martins (by email)

1 abril 2025 19:19

Podem brincar, pois também brinco, com o 1º de Abril.
Postei no FB, há pouco, o seguinte texto.

Obrigado Ministro das Finanças.
Espremeram tanto a tabela do IRS que, eu que recebia, vou ter de pagar.
Mas há MUITOS mais assim!


Vou retirar e publicar amanhã.
Esta é mesmo verdade!

Abraço geral.
Zé Martins

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Manuel Resende, obrigado pelo comentário... Mas o seu a seu dono, os versos não são meus, do "robô",. do Gemini IA, da Google...O Camões faria melhor, e eu também (sem imodéstia), mas não numa fração de segundo... (Aí é que os "gajos" nos batem!)...

Cherno disse...

Caros amigos, quase quase ia cair na armadilha do Luis Graça, mas depois de ler o comentário do Helder ( macaco velho, sem rabo) fiquei na dúvida e eis que entra o bom e dedicado Carlos Vinhais com o seu choro e lamento que parecia mesmo sincero e saido do fundo d'alma, quase que tive pena que tudo terminasse assim abruptamente o que pode mesmo acontecer, pois ainda que se tratasse do filho pródigo do Luis Graça e companhia, não é de descartar completamente por isso apetece-me dizer: Óh Luis, porqué non te callas !...

Cherno AB

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Resumindo, quem me conhece sabe que eu nunca faria uma safadeza destas!... Além disso, o blogue já não me pertence... Luís

Anónimo disse...

Boa notícia felizmente falsa!
Não sou mais nem menos esperto que outros, mas quem conhece o Luís, sabe que isso nunca poderia acontecer desta forma.
Taba à bista de todos.
Abraço
Virgílio Teixeira

Anónimo disse...

O Luís, aquele que todos conhecemos, se quisesse, de facto, desistir deste seu primoroso trabalho, jamais o faria assim deste modo. Ninguém que planta uma árvore, como ele fez ao criar o blog, com zelo e mestria inexcedíveis, ousa deixá-la emurchecer assim, de repente. Sei que a regará e adubará até mais não poder. Obrigado, Luís, pelo teu trabalho em favor de nós todos, sem desprimor nem desconsideração pelos que prestam a sua colaboração.

Carvalho de Mampatá