segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Guiné 63/74 - P2582: Notas de leitura (9): Cristóvão Aguiar, um escritor marcado pela guerra colonial (Beja Santos)

Capa do livro Braço Tatuado, de Cristóvão Aguiar. Lisboa: Publicaçõe D. Quixote, 2008.

Foto: Publicações Dom Quixote (com a devida vénia...)


Guiné > Zona Leste > Região de Gabu > Piche > BCAÇ 506 > Abril de 1964 > Da esquerda para a direita: O Alf Mil António Pinto, o famoso comerciante Mário Soares, de Pirada, o Alf Médico (e hoje conhecido como o grande intérprete do fado de Coimbra) Luiz Goes e o Alf Mil Spencer (1).

Foto: © António Pinto (2007). Direitos reservados.

1. Texto de Beja Santos, com data de 30 de Janeiro último (2):


Título: Braço Tatuado - Retalhos da Guerra Colonial
Editora: Dom Quixote, Lisboa
Ano: 2008
ISBN: 978-972-20-3494-4
Páginas: 136
Dimensões: 15,5x23,5 cm
Colecção: Autores de Língua Portuguesa
Ano de Edição: 2008
Encadernação: Brochado
Preço com IVA: 12,00 €



OS ESCRITORES MARCADOS PELA GUERRA COLONIAL
por Beja Santos


Cristóvão de Aguiar acaba de reeditar em nova versão Braço Tatuado que apareceu inicialmente no livro Ciclone de Setembro, editado em 1985 (Braço Tatuado, Retalhos da Guerra Colonial, por Cristóvão de Aguiar, Publicações Dom Quixote, 2008).

É hoje apreciável o número de títulos disponíveis, só da responsabilidade de escritores, sobre a sua experiência na Guerra Colonial. Basta referir os primeiros livros de Lobo Antunes, alguma poesia e prosa de Manuel Alegre, romances de Lídia Jorge e João de Melo, contos e novelas de Álvaro Guerra, o teatro de Fernando Dacosta e, quanto aos escritores africanos, Luandino Vieira e Pepetela.

Continua por dar resposta a esta questão cultura indispensável: durante treze anos, a Guerra Colonial envolveu centenas de milhares de militares e afectou directamente milhões de civis. A que se deve, a despeito de um número já considerável de testemunhos, incluindo os de recorte literário, o silêncio desses protagonistas?

Há quem procure justificar a falta de estantes cheias de títulos sobre a Guerra Colonial devido ao facto dos diferentes heroísmos não se poderem traduzir numa voz colectiva, isto é, o que se passou em três frentes de combate teve diferentes identidades e resultados militares díspares. Além disso, tendo a Guerra Colonial terminado com o 25 de Abril e a independência das colónias, terá parecido a muitos protagonistas que os seus testemunhos estavam deslocados, precisavam da temperança de um silêncio entre gerações para não serem tomados como pura nostalgia ou ressabiamento ideológico. Acresce, com a má sorte que tem vindo a acontecer na vida das ex-colónias, num sofrimento que passa pela fome, guerras civis, destruição e corrupção económicas, se saldam na degradação das condições de vida, parece haver pouco espaço para voltar aos cenários de horror desses conflitos armados ou cantar a voz da liberdade que acompanhou a independência desses povos.

Seja qual for a resposta consistente que se vier a dar a esta questão cultural incómoda (que por ora ninguém parece querer afoitar-se a responder), os protagonistas passam a papel os seus testemunhos.

Cristóvão de Aguiar combateu na Guiné entre 1965-1967. É um momento crucial em que o PAIGC começa a demolir e a rechaçar as posições no leste e norte da Guiné, cultivando e ocupando territórios onde as tropas portuguesas nem sempre podiam ir e quando iam era por curta permanência.

Braço Tatuado é um relato poderoso de quem está a fazer a guerra na região este, acima de Bafatá. É um presente no teatro da guerra carregado de memórias: um militar que vai com a sua mãe a casa de uma cartomante que lhe lê o seu destino, um cerimonial de beatas à volta do dia destinado às inspecções que culminaram com o seu apuramento para todo o serviço militar.

O alferes parte com trinta e três homens, um casal de cães de quartel, em três viaturas Unimog, chama-se Arquelau Mendonça, viera adido para a companhia independente de caçadores 666, agora é pau para toda a colher, vai de Jabicunda para Sonaco, a guerra agora é a doer. Ele relata assim:

“Cerrada é a noite. Não se vislumbra um coalho de lua. Seguimos em fila indiana, num combóio humano, agarrados uns aos outros pela cintura. Não se pode fumar, nem acender qualquer foco ou lanterna - o inimigo está atento, mantém as suas sentinelas nos locais estratégicos. Nas próprias tabancas há gente que informa por meio de batuques e outros sinais, da nossa passagem e do rumo que tomamos... As operações de longa envergadura são delineadas, propositadamente, para noites de lua nova - o luar africano entorna-se na noite com tal refulgência que a torna num quase dia. Os senhores da guerra têm tudo previsto. Consultam almanaques e tabelas até ao pormenor... Súbito, cada qual fica mais sozinho, mais chegado à sua pequenez. O companheiro de ilharga - um informe volume cozido e atado de escuridão. Tocamo-nos. Tocamo-nos numa brusca necessidade de nos sentir-mos irmanados na rifa do destino que nem sequer adivinhamos qual seja”.

Aos horrores da guerra: executar um inimigo que nos serviu de guia e depois escrever no relatório que foi abatido por tentativa de fuga no teatro de operações. Guerra significa também misteriosas relações de poder: ameaças de punição, desautorização, desacreditação. Os soldados podem chamar-se Barrancos, Vila Velha, Cartaxo, Sintra, Pombal. O capitão chama-se Carvalho e o alferes Mendonça. Pelo nome se conhece a classe e a hierarquia. Fazem-se patrulhamentos, batidas, emboscadas e golpes de mão. Há feridos em combate e acidentados em combate. Temos depois as alquimias dos relatórios, é nessa prosa que um desastre se torna num retumbante feito militar. Do Sonaco parte-se para Pirada.

Cristóvão de Aguiar fala em Mário Soares, um célebre comerciante português de Pirada que, produto das circunstâncias, tem bom relacionamento com os guerrilheiros. É através de Soares que se dão e obtêm informações. Temos depois os comportamentos bizarros, os actos de heroísmo, as manhas, os oportunismos, o autor deambula pela guerra, satiriza, caustica, observa costumes, pega nos pontos altos e obscuros da alma humana, nas cartas que não chegam, na solidão, na perda do autodomínio, na bebedeira, no inesperado suicídio. Isto durante o primeiro ano da comissão, depois a 666 participa em muitas operações, deambula, faz acção psicosocial, é um sofrimento repetitivo.

Até que um dia chega a rendição, volta-se a Bissau, à um discurso de despedida, o alferes volta para a sua ilha de São Miguel. Sete anos depois a guerra acaba e é este fim da guerra é saudado em termos quase poéticos:

“Súbito, tudo se transformou. Deixaram as picadas de ser trilhos de medo. Silenciaram-se as bocas da metralha. Arredaram-se as nuvens de sangue. Nasceu um povo e um país”.

Narrativas como a de Cristóvão Aguiar lembram-nos que há feridas que mantêm abertas. Virá o dia em que todos estes apontamentos e testemunhos serão tomados em conta como episódios de uma História de Portugal ainda desvanecida e todas esta épica terá o seu enquadramento. Até lá, bons testemunhos e bons escritos como o de Cristóvão de Aguiar precisam de ser reconhecidos pelos os seus contemporâneos como textos de sofrimento que as novas gerações precisam de conhecer. Em Portugal e em África, pois claro.
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Notas dos editores:

(1) Vd. poste de 4 de Fevereiro de 2007 > Guiné 63/74 - P1492: O Álbum das Glórias (7): Eu, o Mário Soares, o grande cantautor de Coimbra, Luiz Goes, e o Spencer (António Pinto)

(2) Vd. último poste desta série > 25 de Fevereiro de 2008 > Guiné 63/74 - P2580: Notas de leitura (8): Braço Tatuado-Retalhos da Guerra Colonial, de Cristóvão Aguiar (Victor Dores / Amaro Rodrigues)

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