quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Guiné 63/74 - P4845: Bibliografia de uma guerra (53): Dois livros: “Memórias de um guerreiro colonial” e "Trauma" (Belarmino Sardinha)





1. O nosso Camarada Belarmino Sardinha, ex-1.º Cabo Radiotelegrafista STM, 1972/74, Mansoa,Bolama, Aldeia Formosa e Bissau, enviou-nos a seguinte mensagem:





Com data de 11 de Agosto de 2009,
Subject: Livros
To: Luís Graça

Aos meus Estimados Camaradas e Amigos Editores,

Não sei quem está de serviço de dia, por isso não endereço a nenhum em especial.

Se entenderem que tem interesse divulguem.

Confesso não me encontrar motivado para escrever no ou para o blogue, embora considere este de leitura diária, obrigatória e uma força viva necessária e extremamente importante para nós e para o próximo.

Entendi, por isso, não dever ficar só para mim e decidi-me a alinhar estas palavras com a informação recolhida recentemente, dois títulos que encontrei publicados pela Âncora Editora, na sua colecção Guerra Colonial e na colecção Holograma, histórias relatadas na primeira pessoa, ou seja, por quem viveu os acontecimentos. É como uma continuação do blogue ou Tabanca Grande mas já em livro.

“Memórias de um guerreiro colonial” de José Talhadas, Sargento-Mor Fuzileiro Especial reformado, começa por nos dizer qual era a sua vida enquanto miúdo, os seus problemas sociais e a sua vivência no mundo do trabalho, a razão da sua ida voluntária para a marinha passando depois a descrever-nos as comissões de serviço que fez na Guiné e Angola.

Não me compete nem pretendo fazer aqui qualquer apreciação literária ou estabelecer comparação entre o autor e outros com igual fortuna, apenas e só dar-vos a conhecer a obra e deixar ao vosso critério a sua leitura. Trata-se de um camarada que partilhou o mesmo espaço, a Guiné, num corpo de elite cujas intervenções no blogue são escassas e por isso pouco conhecida a actuação desta tropa de elite na guerra.

Quem sabe se este e outros camaradas não se apresentam um dia destes na porta d’armas da Tabanca Grande. Já estaremos melhor documentados sobre eles para os recebermos.

Quanto ao livro intitulado "Trauma" de H. Bastos Machado, médico reformado, inserido na colecção Holograma, conta-nos, de forma romanceada, uma experiência, embora sem o referir, não deixe de ser na primeira pessoa.

Este livro trata de um problema comum nas três frentes da Guerra, o trauma ou stress, embora a experiência deste militar médico se tenha desenrolado em Moçambique com uma curta passagem por Angola.

Para aqueles que procuram conhecer melhor como se desenrolava o teatro de operações nas três frentes da Guerra, ou como foi/era a vida de outras forças armadas e as suas actividades militares, aqui fica este modesto contributo.

Com um abraço para todos,
BSardinha
____________
Nota de M.R.:


Sem comentários: