quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Guiné 63/74 - P2315: Catió: A morança que poderá ter sido a da nossa Pami Na Dondo, a Guerrilheira (Victor Condeço)

Guiné> Região de Tombali > Catió > CCS do BART 1913 (Catió 1967/69) > Álbum fotogáfico de Victor Condeço > Catió - Vila > Foto 41> "Pode muito bem representar (era estrada para a pista que atravessava a Tabanca Balanta) o sítio onde por certo foi a morança do Pan Na Ufna e da sua filha Pami".

Foto e legenda: © Victor Condeço (2007). Direitos reservados.


1. Mensagem de Victor Condeço (ex-fur mil da CCS do BART 1913, Catió, 1967/69)(1), com data de 23 de Novembro:

Luís, desculpa só agora responder.

A tua sugestão surpreendeu-me (2), nunca pensei que as minhas fotos tivessem algo de interessante para merecerem ser expostas.

Mas, se reconheces nelas algum interesse, tens liberdade absoluta para fazer uso delas como te aprouver, (como aliás já te tinha dito quando as enviei).

Das fotos que estão em teu poder, tenho os negativos, excepto de 3, porque não foram tiradas por mim, eram fotos do batalhão anterior ao meu. Por sinal são as do quartel e que estão coloridas á mão e a da vista da Vila a bordo da Dornier, em tons cinza acastanhado.

Guiné > Região de Tombali > Cufar > Foto 7 > Fevereirto de 1968 > Pista de Cufar topo do lado do aquartelamento (Operação Ciclone I, envolvendo forças pára-quedistas do BCP 12).

Foto e legendas: © Víctor Condeço (2007). Direitos reservados.


Já vi que iniciaste a publicação de A Guerrilheira, do Mário Fitas, tenho mais fotos que podem servir para a ilustração, são fotos de meios aéreos na pista de Cufar durante a operação Ciclone I dos paraquedistas do BCP 12 em Caboxanque, ocorrida em 15 de Fevereiro de 1968.

Eu estava em diligência em Cufar nessa semana, fazendo inspecção e revisão ao armamento (1).

Vou enviá-las por mail pois não são muitas. Aproveitarás as que entenderes.

Relativamente à hipótese da exposição conjunta, por mim não vejo qualquer inconveniente, se a Fundação [Mário Soares] aceitar, fica ao teu critério e do Mário [Fitas] (2).

Sou por natureza pouco dado a expor-me, mas não me importo de que as fotos que eu tenho seja mostradas, por isso tens luz verde para tratares do assunto.

Já li o livro do Mário (3) e gostei imenso, para quem como eu conheceu Catió e Cufar, não me custou nada, ver as personagens movimentando-se no cenário onde a história se desenrola.

Luís e Mário, a foto acima reproduzida pode muito bem representar (era a estrada para a pista que atravessava a Tabanca Balanta) o sítio onde por certo foi a morança do Pan Na Ufna e da sua filha Pami.

Já antes o disse ao Mário e volto a afirmar:
- Obrigado e parabéns pelo teu excelente trabalho!

Mário, li também a tua mensagem ao Luís, onde me agradeces, nada tens de agradecer, as minhas fotos é que ficam valorizadas com o teu excelente texto.

Um abração para ambos

Victor Condeço

PS:- Em outro mail vou enviar as fotos que referi.

__________

Notas de L.G.:

(1) Vd. post de 3 de Dezembro de 2006 > Guiné 63/74 - P1335: Um mecânico de armamento para a nossa companhia (Victor Condeço, CCS/BART 1913, Catió)

(2) Mensagem do editor do blogue: "Victor: Mantem-se de pé a ideia de negociarmos, com a Fundação Mário Soares, uma exposição das tuas fotos... Em 2008. Tens óptimas fotos que merecem ser partilhadas. Estás nessa ? Luís".

(3) Vd. posts de:

28 de Novembro de 2007 > Guiné 63/74 - P2307: Pami Na Dondo, a Guerrilheira, de Mário Vicente (3) - Parte II: A formação político-militar (Mário Fitas)

23 de Novembro de 2007 > Guiné 63/74 - P2298: Pami Na Dondo, a Guerrilheira, de Mário Vicente (2) - Parte I: O balanta Pan Na Ufna e a sua filha (Mário Fitas)

21 de Novembro de 2007 > Guiné 63/74 - P2293: Pami Na Dondo, a Guerrilheira, de Mário Vicente (1): Os bastidores de um romance (Luís Graça / Mário Fitas)

Sem comentários: