Honorável Chefe da Tabanca Grande:
Não quero quebrar a expectativa que está a ser criada pela publicação, em Capítulos, da PAMI NA DONDO (2). Antes transcrevo o Mail que enviei ao meu querido amigo e camarada, Mário Vicente, após a sua leitura. Não faço outros comentários, porque o que sinto e senti, ainda não está totalmente digerido. Está em movimento dentro de mim, crê.
______________
Para: Mário Fitas
Data: 12/08/2007
Assunto: PAMI NA DONDO – A GUERRILHEIRA
Caríssimo amigo Vicente
Conforme o prometido, depois de digerir e ver com o olho crítico, cá vai, sinteticamente, o meu comentário:
1) - Não sou especialista literário, pelo que acerca disso vou abster-me de fazer comentários.
2) - No que respeita ao Tema e à Narração, procurei 'entrar', seriamente, em ambos os lados e 'vivê-los' como se estivesse dentro de cada personagem. Como te referi anteriormente, revelaste um espírito de observação fora do comum, raro, mesmo, porque a profundidade e personalidade de cada um dos 'lados' está tão marcada que bem poderia ser um Relatório Real e pormenorizado da situação vivida.
Por outras palavras, posso garantir-te que não se descobre bem o que distingue a Realidade da Ficção (que me parece ter sido diminuta [, desculpa-me]).
Quero dar-te os Merecidos Parabéns pelo contributo histórico. Não há muitos Documentos que possam atestar quanto se passou realmente. Existe muita Ordem Verbal, que não consta dos Arquivos Oficiais (porque não pode constar).
Felicito-te pela coragem de mostrares o que foi e vai dentro de ti. Admiro-te.
Um sincero e fraterno abraço, do
Santos Oliveira
________________
As melhores e fraternais saudações para toda a Aldeia, do
Santos Oliveira
____________
Notas dos editores:
(1) Vd. posts de:
24 de Novembro de 2007 > Guiné 63/74 - P2301: Tabanca Grande (41): Santos Oliveira, 2.º Sarg Mil de Armas Pesadas Inf.ª (Como, Cufar e Tite, 1964/66)
(2) Vd. posts de:
21 de Novembro de 2007 > Guiné 63/74 - P2293: Pami Na Dondo, a Guerrilheira, de Mário Vicente (1): Os bastidores de um romance (Luís Graça / Mário Fitas)
23 de Novembro de 2007 > Guiné 63/74 - P2298: Pami Na Dondo, a Guerrilheira, de Mário Vicente (2) - Parte I: O balanta Pan Na Ufna e a sua filha (Mário Fitas)
28 de Novembro de 2007 > Guiné 63/74 - P2307: Pami Na Dondo, a Guerrilheira, de Mário Vicente (3) - Parte II: A formação político-militar (Mário Fitas)
Sem comentários:
Enviar um comentário