quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Guiné 63/74 - P2328: Pami Na Dondo, a Guerrilheira, de Mário Vicente (4) - Parte III: O amor em tempo de guerrilha (Mário Fitas)



Guiné > Região de Tombali > Catió > Álbum fotográfico de Benito Neves, bancário, reformado, residente em Abrantes, ex-Fur Mil da CCAV 1484 (Nhacra e Catió, 1965/67) (1)

Foto 27 > "Catió, 1967. Tenente João Bacar Jaló (ou Djaló), comandante da Companhia de Milícia 13, à porta da sua casa em Priame... Pela presença da viatura, provavelmente ia deslocar-se ao Comando do Batalhão para participar em mais um planeamento de uma operação, era normal pedirem a sua presença e atenderem as suas recomendações. Com o seu saber e a sua experiência no terreno, a ele se deveram por certo o êxito de muitas operações e o reduzido número de baixas sofridas. Nesta altura já lhe tinham sido atribuídas duas Cruzes de Guerra, um em 1964 e outra em 1965; em 1970, já ao serviço dos Comandos, é-lhe atribuída a Torre Espada". (BN) (2)

Foto e legenda: © Benito Neves (2007). Direitos reservados



Guiné > PAIGC > Manual escolar, O Nosso Livro - 2ª Classe, editado em 1970 (Upsala, Suécia). Exemplar cedido pelo Paulo Santiago, Águeda (ex-Alf Mil, comandante do Pel Caç Nat 53, Saltinho , 1970/72), a quem desejamos boa saúde e boa viagem até Santiago de Compostela (4). Lição nº 7: O que a Brinsam faz durante o dia... Parágrafo final: "A Brinsam é uma menina estudiosa e amiga da família. Quando ela for crescida, ela vai ser uma boa militante do nosso Partido".

Foto: © Luís Graça & Camaradas da Guiné (2007). Direitos reservados.


PAMI NA DONDO, A GUERRILHEIRA (5)
por Mário Vicente
Prefácio: Carlos da Costa Campos, Cor
Capa: Filipa Barradas
Edição de autor
Impressão: Cercica, Estoril, 2005
Patrocínio da Junta de Freguesia do Estoril
Nº de páginas: 112
Edição no blogue: Revisão do texto, resumo e subtítulos: Luís Graça.


Parte III - O amor em tempo de guerrilha e contra-guerrilha (pp. 29-35)

Resumo do episódio anterior (5):

De etnia balanta, educada na missão católica, Pami Na Dondo, aos catorze anos, torna-se guerrilheira do PAIGC. Fugiu de Catió, com a família, que se instala no Cantanhês, em Cafal Balanta. O pai, Pan Na Ufna entra na instrução da Milícia Popular. Pami parte, com um grupo de jovens, para a vizinha República da Guiné-Conacri para receber formação político-militar, na base de Sambise. O pai, agora guerrilheiro, na região sul (que é comandada por João Bernardo Vieira 'Nino') , encontra-se muito esporadicamente com a filha. Num desses encontros, o pai informa a filha de que a mãe está gravemente doente. Pami fica muito preocupada e quer levá-la clandestinamente a Catió, enquanto sonha com o dia em que se tornará companheira do pai na Guerrilha Popular.

Entretanto, o destino prega-lhe uma partida cruel: na instrução, na carreira de tiro, tem um grave acidente, a sua mão esquerda fica decepada. No hospital, conhece Malan Cassamá, companheiro de guerrilha de seu pai, que recupera de um estilhaço de morteiro, que o atingiu na perna, no decurso da Batalha do Como, em Janeiro de 1964 (Op Tridente, Janeiro-Março de 1964, levada a cabo pelas NT) (3). Malan fala a Pami da coragem e bravura com quem seu pai se bateu contra os tugas.

Pami é destacada para dar aulas ao pessoal do Exército Popular e da Milícia Popular, em Flaque Injã, Cantanhês. No dia da despedida, canta, emocionada, o hino do Partido, 'Esta é a Nossa Pátria Amada', escrito e composto por Amílcar Cabral. Segue para Flaque Injã, com o coração em alvoroço, apaixonda por Malan Cassamá. De regresso à guerrilha, a Cansalá, Malan fala com o pai da jovem, e de acordo com os costumes gentílicos, Pami torna-se sua mulher.


(i) A deserção do filho de Luís Ramos, furriel miliciano do Exército Português, e a morte da mãe de Pami Na Dondo

Entretanto a guerrilha vai aumentando. Mas, do outro lado, as coisas também não estão paradas, antes pelo contrário. O Governo Português começa a enviar tropas em massa para a Guiné. Num desses contingentes o furriel miliciano Ramos, filho do empregado da Casa Brandoa, deserta, e ingressa na guerrilha. Numa passagem por Cadique Iála, para visitar sua mulher Sanhá já muito debilitada, Pan Na Ufna passa por Flaque Injã e, delirante, conta a sua filha todos os pormenores da deserção do filho de Luís Ramos.

Na zona, as coisas começam a complicar-se. A Catió chegam reforços significativos após a intervenção na ilha do Como. O Cantanhês, zona libertada, começa a assustar o governo Português. Em contrapartida, no PAIGC, Nino manda reforçar os acampamentos instalados nas matas de Cufar Nalu e Cabolol.

Fins de 1964, Sanhá dá o último suspiro na sua morança na povoação de Cadique Iála. Seguindo a tradição, Pan, acompanhado de sua filha, faz o choro de sua mulher para que o espírito desta se volatilize em paz, mandando matar o melhor boi e adquirindo uns bons litros de aguardente de cana.


(ii) Em Março de 1965, os Lassas [CCAÇ 763] (6) instalam-se em Cufar, numa antiga fábrica de descasque de arroz

A Quinta de Cufar com a sua bela pista de aterragem em terra batida - inaugurada pelo General Craveiro Lopes quando ainda presidente da República Portuguesa -, depois de fortemente bombardeada, é ocupada pelo exército português. A população de Cufar, Cufar Nalu e Cufar Novo é obrigada a fugir para norte. Algumas famílias instalam-se nas povoações a sul de Cufar.

Ao Cafal chegam informações de que o exército português se prepara para instalar um aquartelamento na antiga Quinta. São feitas várias tentativas de assalto à velha fábrica de descasque de arroz, mas os militares portugueses, embora sofrendo algumas baixas, resistem, acompanhados pelo antigo cipaio João Bacar Jaló - agora alferes de segunda linha -, comandando uma Companhia de milícia nativa que colabora com o inimigo português. Os comités das tabancas a sul de Cufar informam dos movimentos do exército português.

Princípios de 1965: é confirmada a intenção da instalação do aquartelamento de Cufar na antiga Quinta. Nino manda mais reforços para a mata de Cufar Nalu e pede atenção sobre a psicossocial das povoações a sul, que vão sofrer a pressão do inimigo. É reforçado o apoio e controlo das tabancas de Iusse, Impungueda, Mato Farroba e Cantone. Pan Na Ufna com o seu grupo, conhecedor perfeito da zona, entra nos reforços cedidos a Cufar Nalu.

Março de 1965: as informações são mais precisas. Chega a Cufar uma companhia do exército colonial, com os fins de combater a guerrilha e construir um aquartelamento. Segundo as informações, irão tentar fazer um tampão sobre a população a sul, e a respectiva acção psicossocial. Há que preparar a resposta, a qual como veremos, não será nada fácil.

(iii) Pami e Malan vivem a sua estória de amor, em plena guerra

Sempre que tem oportunidade, Malan Cassamá desce até Flaque Injã para passar alguns momentos com sua mulher. Quando não é possível, é a professora que se desloca até mais a Norte para se encontrar com o seu companheiro.

À sombra das mafumeiras, poilões enormes ou nos mangais junto ao rio, corpos unidos, suados pela força do desejo, dão largas ao seu amor. Compreendem que fazem parte da própria natureza que os envolve, o seu dualismo é um mundo só. São uma existência única. O exterior e interior é nuvem que os envolve, e se transmuta em tornado de prazer. Dois corpos, dois seres que se transformam, entrelaçando-se num só. São belos os momentos de Pami e Malan; mas... a realidade é bem diferente! A guerra tem de separá-los e ficam as promessas e os desejos de que seja muito próximo o novo encontro.

No intervalo das suas aulas em Flaque Injã, a professora vai conversando com os seus companheiros da guerrilha. Os sucessos e insucessos são comentados, e a moralização e fortificação do ideal independentista e anti-colonialista são temas imprescindíveis nessas mini-conferências.

(iv) Donde se fala do renegado cipaio João Bacar Jaló e da contra-ofensiva dos Lassas

As informações vindas do outro lado do Cumbijã não são muito agradáveis. Em Cufar estariam instalados aproximadamente duzentos homens, incluindo uns vinte a trinta traidores da milícia, do antigo cipaio João Bacar Jaló, que andariam a dar conhecimentos sobre o terreno e populações da zona, bem como a adaptação aos militares chegados que, embora não pertencendo a tropas especiais, estariam muito bem enquadrados, parecendo ser muito activos, e até um pouco sabedores da matéria, pois já teriam começado a acção psicossocial intensamente sobre as populações do lado sul de Cufar e, nos poucos contactos com a guerrilha, estacionada em Cufar Nalu, não se teriam intimidado, antes pelo contrário, reagindo com envolvimentos perigosos e rápidos.

Vamos ter problemas com esta gente, não lhe poderemos dar facilidades. A guerrilha tem de cair em cima deles e dar-lhe um ensinamento. Qualquer aproximação da mata de Cufar Nalu ou das populações tem de ser anulada, e fortemente castigada. São as orientações emanadas do Cafal. Mas, não será muito bem assim! As tropas instaladas em Cufar cheiram as coisas, e não têm medo. Com um comando experiente, bem estruturadas, a sorte a fortalecer-lhe a moral. Há que ter cuidado.

Verdade! A 15 de Maio de 1965, a casa de mato - acampamento - instalada na mata de Cufar Nalu é assaltada e destruída. A guerrilha sofre baixas mas, durante a noite, consegue escapar com o equipamento para Cabolol. Na semana seguinte, os militares de Cufar tentam romper a estrada para Cobumba. Embrenham-se na mata de Cabolol, destruem várias tabancas na zona, e não se furtam ao contacto.

Em princípios de Junho [de 1965] o atrevimento é maior, o PAIGC vê o seu acampamento de Cabolol assaltado, e é obrigado a abandonar, no chão, vários guerrilheiros mortos e diverso equipamento. Estes colonialistas são mesmo como as abelhas Lassas. Dê-se-lhes daqui para a frente o nome de Lassas.

Os chefes do Cafal estão furiosos. Os Lassas começam a conquistar a população menos politizada. As milícias e guerrilha começam a ter dificuldades com estes militares que, para além de não darem descanso, conseguem construir um aquartelamento, ocupando agora toda a Quinta.


(v) Pami chora de dor, raiva e revolta ao ver a sua escola destruída, em Flaque Injã

Em Julho o descaramento é demasiado. Desembarcam debaixo de fogo, passam para o outro lado do Cumbijã e assaltam Flaque Injã e Caboxanque. O acampamento de Flaque Injã é destruído, e a sua escola, completamente arrasada. Grande quantidade de material desaparece ou fica queimado. As casas de Flaque Injã ficam reduzidas a cinzas.

É o caos. Ao regressar da mata onde se tinha refugiado, Pami NJa Dondo não quer acreditar no que vê! Fica petrificada. Não!... Não pode ser!?... Um nó aperta-lhe a garganta... Os alvos dentes cravam-se-lhe nos lábios carnudos até doer e o sangue aparecer. Como um riacho de pedra em pedra, as lágrimas rolam-lhe pelo magro e esguio rosto. Não é dor!... É revolta!

Porquê? A sua escola!? O seu encanto!?... Ah guerra!... Horrível flagelo do relacionamento humano!

Pami olha para o coto do seu braço esquerdo e sente a antítese. Na guerra mata-se para não se morrer, destrói-se para se não ser destruído. Mas a professora, neste momento, sente que seria preferível sentir a sua própria destruição e morte, do que ver aquele dantesco espectáculo. Da garganta a sufocar - em perfeito português - sai-lhe um grito de dor e revolta:
- Monstros!...

Não vale a pena!... Senta-se no solo e encosta-se de encontro ao tronco seco de um velho poilão, inclina a cabeça sobre o peito. Escorrendo sobre a cara e queixo, as lágrimas correm-lhe por entre os pequenos e desnudados seios. Com a destra, e única mão que lhe resta, tenta limpar os lacrimejantes olhos que, embaciados, não deixam ver o céu que agora procura, e pergunta ao Deus do padre Francelino o porquê de tudo isto?

Parece ouvir num sussurro uma voz muito ao longe:
- Os homens!... Pami!... os homens! Também eu morri na cruz por eles! Para quê?!...

Em puro acto de regressão, sente a necessidade do leite quente materno, mas a realidade é o frio cortante, de uma noite sem estrelas. Levanta-se e tenta encontrar a foto do comandante Nino, tirada na China, que Malan lhe tinha oferecido. Em vão! O que não foi destruído, foi levado. O velho dicionário é monte de cinza negra no chão. Toca-lhe, e o adorado amigo transforma-se em nuvem de negras borboletas esvoaçando.

Dirige-se para o acampamento, e tenta ajudar no tratamento dos feridos e no enterramento dos mortos.

Uma semana depois, novamente a notícia: os Lassas voltaram a Cabolol, e fizeram grandes estragos!


(vi) Notícias moralizadoras para a guerrilha: uma delegação da OUA vista as regiões libertadas

Os chefes da guerrilha mandam os seus grupos fugir ao contacto, e entrar no desgaste do bate e foge. Há ordens para enfrentar os militares de Cufar, apenas quando se tiver a certeza de poderem ser emboscados, e cair com força em cima deles. Utilize-se a emboscada com abelhas.

Psiquicamente recuperada, a população começa a reconstrução de Flaque Injã e Caboxanque. A guerrilha recebe mais reforços e armamento novo. Mais uma vez, Pami entra voluntariamente numa coluna de reabastecimento, que a leva à República da Guiné. Segue o corredor de Guilege, e sobe de Mejo para Salancaur, daqui para o Xuguê, terra de seus avós paternos. Desce até Cansalá, onde se encontra com seu marido. Não encontra seu pai, pois este fora transferido para o Cafal, e ali integrado numa companhia do Exército Popular.

Meados de Agosto, [Pami] desce com Malan até Cobumba. Malan e o seu grupo exectutam várias emboscadas e ataques ao pessoal do quartel de Bedanda, causando várias baixas ao exército português, entre as quais se conta a morte de um sargento. O grupo de guerrilha regressa à sua base em Cansalá, mas Malan consegue autorização para ficar dois dias com a sua mulher.

As notícias são mobilizadoras para o esforço da guerrilha. E a visita de uma delegação da Organização de Unidade Africana (OUA) a zonas libertadas, a convite do PAIGC, é bastante moralizadora para os combatentes pela Independência.

(Continua)
_____________

Notas de L. G.:


(1) Vd. posts de:

15 de Novembro de 2007 > Guiné 63/74 - P2268: A falsificação da história da CCAV 1484 (Nhacra e Catió, 1965/67)(Benito Neves)

18 de Abril de 2007 > Guiné 63/74 - P1673: O blogue do nosso contentamento (Benito Neves, CCAV 1484, Nhacra e Catió, 1965/67)

2 de Março de 2007 > Guiné 63/74 - P1559: Ex-Alf Mil Avilez, da CCAV 1484, hoje professor de arte, foi o autor do mural de Catió (Benito Neves)

(2) Morreu em combate, com o posto de capitão graduado, comandante da 1ª Companhia de Comandos Africanos, sediada em Fá Mandinga (Sector L1, Bambadinca), em 16 de Abril de 1971. Participou na Op Mar Verde (invasão de Conacri), em 22 de Novembro de 1970.

Vd. posts de:

30 de Maio de 2006 > Guiné 63/74 - DCCCXIX: Do Porto a Bissau (23): Os restos mais dolorosos do resto do Império (A. Marques Lopes)

20 de Maio de 2007 > Guiné 63/74 - P1769: Estórias do Gabu (4): O Capitão Comando João Bacar Jaló pondo em sentido um major de operações (Tino Neves)

(3) Vd. posts do Mário Dias:

15 de Dezembro de 2005 > Guiné 63/74 - CCCLXXII: Op Tridente (Ilha do Como, 1964): Parte I (Mário Dias)

16 de Dezembro de 2005 > Guiné 63/74 - CCCLXXV: Op Tridente (Ilha do Como, 1964): II Parte (Mário Dias)

17 de Dezembro de 2005 > Guiné 63/74 - CCCLXXX: Op Tridente (Ilha do Como, 1964): III Parte (Mário Dias)

(4) Vd. post de 27 de Outubro de 2007 > Guiné 63/74 - P2221: PAIGC: O Nosso Livro da 2ª Classe (1): Bandêra di Strela Negro (Luís Graça / Paulo Santiago)

(5) Vd. posts anteriores desta série:

28 de Novembro de 2007 > Guiné 63/74 - P2307: Pami Na Dondo, a Guerrilheira, de Mário Vicente (3) - Parte II: A formação político-militar (Mário Fitas)

23 de Novembro de 2007 > Guiné 63/74 - P2298: Pami Na Dondo, a Guerrilheira, de Mário Vicente (2) - Parte I: O balanta Pan Na Ufna e a sua filha (Mário Fitas)

Resumo:

A acção decorrer no sul da Guiné, entre os anos de 1963 e 1966, coincidindo em grande parte com a colocação da CCAÇ 763, como unidade de quadrícula, em Cufar (Março de 1965/Novembro de 1966)…

No início da guerra, em 1963 Pan Na Ufna, de etnia, balanta, trabalha na Casa Brandoa, que pertence à empresa União Fabricante [leia-se: Casa Gouveia, pertencente à CUF]. A produção de arroz, na região de Tombali, é comprada pela Casa Brandoa. Luís Ramos, caboverdiano, é o encarregado. Paga melhor do que a concorrência. Vamos ficar a saber que é um militante do PAIGC e que é através da sua influência que Pan Na Ufna saiu de Catió para se juntar à guerrilha, levando com ele a sua filha Pami Na Dono, uma jovem de 14 anos, educada das missão católica do Padre Francelino, italiano.

O missionário quer mandar Pami para um colégio de freiras em Itália mas, entretanto, é expulso pelas autoridades portugueses, por suspeita de ligações ao PAIGC (deduz-se do contexto). Luís Ramos, por sua vez, regressa a Bissau, perturbado com a notícia de que seu filho, a estudar em Lisboa, fora chamado para fazer a tropa.

É neste contexto que Pan Na Una decide passar à clandestinidade, refugiando-se no Cantanhês, região considerada já então libertada.


Vd. também postes de:

21 de Novembro de 2007 > Guiné 63/74 - P2293: Pami Na Dondo, a Guerrilheira, de Mário Vicente (1): Os bastidores de um romance (Luís Graça / Mário Fitas)

29 de Novembro de 2007 > Guiné 63/74 - P2315: Catió: A morança que poderá ter sido a da nossa Pami Na Dondo, a Guerrilheira (Victor Condeço)

(6) Lassas era a alcunha por que eram conhecidos os militares da CCAÇ 763, de que fazia parte o Mário Vicente, Fur Mil Fitas. No seu primeiro livro (Putos, Gandulos e Guerra, edição de autor, Cucujães, 2000, p. 75), pode ler-se:

"Por informações recebidas, a C.C. será conhecida no PAIGC com a alcunha de Lassas. Pelo que se veio a saber, lassa era "uma espécie de abelha existente na Guiné que, não sendo molestada, não tem problemas, mas se for atacada é terrivelmente perigosa quando enraivecida. Esta alcunha resultaria, portanto, da actuação da C.C. pois, quando chegava a uma povoação em que a população estivesse e não fugisse, não haveria problemas, pois falava-se com essa população e tentava-se resolver os problemas que houvesse. Se, caso contrário, a população fugisse e abandonasse as suas moranças, as mesmas eram literalmente destruídas" (...) .

O termo crioulo que ouvi, muitas vezes, aos meus soldados, quando fugíamos das terríveis abelhas africanas era Bagera, bagera!!! (LG)

Sem comentários: