Guiné-Bissau > Bissau > AD - Acção para o Desenvolvimento > Foto da Semana > 5 de Maio de 2008 > "A aposta num turismo ecológico e responsável no Parque Nacional de Cantanhez é uma das prioridades para o desenvolvimento desta região do sul da Guiné-Bissau.
"De há dois anos a esta parte têm vindo a ser concretizada a construção de uma série de infraestruturas de acolhimento que permitem às pessoas que demandam estas paragens, instalarem-se de forma agradável, em casas que recuperam a forma de habitat tradicional e que garantem condições de higiene e limpeza.
"Gradualmente o número de turistas tem vindo a aumentar, sendo de assinalar a reserva já feita para este ano para a passagem do Natal e Ano Novo de um grupo de 7 pessoas"... Na foto os bungalows (em português legítimo, bangaló...) contribuídos em Iemberém no âmbito de um projecto de ecoturismo no Cantanhez.
Foto e legenda: Cortesia de: © AD- Acção para o Desenvolvimento (2008). Direitos reservados.
1. Mensagem do nosso amigo Pepito:
Luís
Não te esqueças que, tal como a AD é do Blogue, todo o pessoal da Tabanca Grande é da AD.
Claro que teremos o máximo prazer em apoiar a vinda da malta de Cacine (*).
(i) Podemos fazer a reserva para eles em Bissau (no site da AD estão as ofertas e preços que é natural que mudem com a subida do gasoleo, etc. e tal)
(ii) Asseguramos alojamento e comida em Iemberem (em Cacine não há nada) aos preços em vigor no ecoturismo:
- Bungalow de 2 camas: 15.000 CFA por dia
- Bungalow de 4 camas: 25.000 CFA por dia
- Casa de passagem: 5.000 CFA cada cama por dia
- Refeição: 2.500 CFA por refeição
(iii) Eles terão de alugar um carro em Bissau (nós podemos apoiar) para irem ao sul e estarem à vontade (**).
abraços e boas vindas ao pessoal
pepito
_________
Notas de L.G.:
(*) Vd. poste de 4 de Julho de 2008 > Guiné 63/74 - P3020: Notícias da CCAÇ 799 (Cacine, Cameconde, 1965/67) (Arménio Vitória)
(...) "Assunto - Pedido de informação sobre viagem a Cacine
Caros amigos:
"Sou um dos muitos militares que cumpriu a sua comissão na Guiné, mais propriamente em Cacine.
"Organizamos regularmente os nossos encontros e sempre vem à baila o desejo de alguns em se deslocarem a Cacine. Por este facto já por várias vezes fiz algumas diligências tentando encontrar soluções e preços, não tendo até aqui sido muito feliz na procura. Apenas uma organização – o Hotel Rural de Uaque – me respondeu mas não fiquei muito convencido.
"Verifiquei agora que acabam de fazer uma deslocação ao Sul da Guiné em que todos estes problemas logísticos – transportes, alojamento, alimentação – tiveram de ser resolvidos. Daí este meu mail. Será que me podem indicar alguém que, tendo esta experiência, me possa ajudar a estudar a questão de uma eventual deslocação de um grupo que estimo ser de cerca de 20 pessoas a Cacine?" (...)
(**) Vd. postes anteriores desta série sobre dicas:
6 de Fevereiro de 2008 > Guiné 63/74 - P2508: Guileje: Simpósio Internacional (1 a 7 de Março de 2008) (16): Dicas para o viajante (Vitor Junqueira)
15 de Novembro de 2006 > Guiné 63/74 - P1281: Dicas para o viajante e o turista (5): em Bissau, procurem os poetas (Paulo Santiago)
8 de Novembro de 2006 > Guiné 63/74 - P1259: Dicas para o viajante e o turista (4): Um cheirinho a alecrim & rosmaninho (Luís Graça / Jorge Neto)
8 de Novembro de 2006 > Guiné 63/74 - P1258: Dicas para o viajante e o turista (3): transportes colectivos: o táxi, o toca-toca e o candonga (Luís Graça / Sofia Branco)
7 de Novembro de 2006 > Guiné 63/74 - P1255: Dicas para o viajante e o turista (1): A experiência e o saber do Vitor Junqueira
Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário