quarta-feira, 3 de abril de 2013

Guiné 63/74 - P11337: In Memoriam (147): Luís Fernandes Gonçalves Moreira (1948-2013), natural de Viana do Castelo, ex-fur mil trms, CCAÇ 2789 / BCAÇ 2928 (Bula, 1970/72)



Luis F. Moreira (29/12/1948- 3/4/2012)


 Retrato, em tela, do Luis F. Moreira, da autoria do artista plástico,  ex-paraquedista em Angola e também colega de trabalho nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, José Marques.Imagem enviada pelo Sousa de Castro.


1. Mensagem acabada de chegar, do nosso tertuliano nº 2, o mais antigo, o Sousa de Castro:



De: Sousa de Castro  
Data: 3 de Abril de 2013, 16:44

Assunto: Morreu o tertuliano Luís Fernandes Gonçalves Moreira

Caro amigos editores do blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné:


É com grande tristeza que participo a todos os amigos e camaradas da Guiné que o nosso tertuliano Luís Fernandes Gonçalves Moreira, desencarnou hoje,  dia 3 de abril de 2013, vítima de doença prolongada. 

O funeral realiza-se em Perre, Viana do Castelo, pelas 16,00 de amanhã, dia 4.

2. Deixo aqui o poste em que ele se apresentou à Tabanca Grande:


(...) Mensagem de Luís F. Moreira, ex-Fur Mil  Trms da CCAÇ 2789/BCAÇ 2928, Bula, 1970/72, com data de 1 de Fevereiro de 2009:

Antes de mais um grande agradecimento pelo trabalho feito ao serviço de todos aqueles que perderam um pedaço da sua juventude na guerra. Muito obrigado.

Depois de algum tempo já consegui entrar em contacto com o genro do João Antão,  da minha Companhia,  e já enviei 3 fotos. Vou procurar manter o contacto e troca de informações.

Aproveito para enviar também para a nossa caserna três fotos, que me parece ter algum interesse a quem passou por Bula. A capela do Batalhão, o Monumento que deixamos em memória dos nossos mortos e a equipa de futebol do grupo de Pete (um destacamento da CCaç 2789).

Enviarei depois as duas minhas para pertencer à grande Caserna.

Um Abraço a todos
Luís Moreira
Ex-Fur Mil Trms
CCaç 2789/BCaç 2928
BULA
1970/72 (...)

3. Comentário de L.G.:

Não conhecia pessoalmente o Luís F. Moreira, mas era já uma presença familiar na nossa Tabanca Grande que, hoje, fica  mais pobre, triste e desolada. Obrigado, Sousa de Castro, pelo rápido envio da funesta notícia. Peço-te, no caso de poderes ir ao funeral, que transmitas à família o nosso grande pesar pela morte do Luís.

Envio também, em meu nome, dos demais editores, colaboradores e restante pessoal da Tabanca Grande,  aos camaradas da CCAÇ 2798, que estiveram em Bula, entre 1970 e 1972, palavras de apreço e de solidariedade. É mais um bravo que nos deixa, e que da lei da morte se libertou. O seu nome continuará a figurar na nossa lista de grã-tabanqueiros.  Saibamos honrar a sua memória.
_____________

Nota do editor:

Último poste da série > 24 de março de 2013 > Guiné 63/74 - P11307: In Memoriam (146): D. Maria Hermínia Jesus Machado (Guifões, 1924-2013), mãe do nosso camarada Albano Costa, que faleceu hoje, dia 24 de Março (Editores)

10 comentários:

José Marcelino Martins disse...

As minhas condolências à família e a todos os combatentes.

Nós, os combatentes, estamos mais pobres, infelizmente cada vez mais pobres.

Anónimo disse...

Os meus sentidos pêsames à família aos amigos e camaradas.

Que descanse em paz.

Adriano Moreira

Anónimo disse...

As minhas sentidas condolências aos familiares do nosso camarada Luis Moreira,
Que descanse em paz.

Manuel Carvalho

Henrique Cerqueira disse...

Os nossos sentidos pêsames a toda a familia e amigos.São os nosssos votos sinceros
Henrique Cerqueira e Dulcinea

Luís Graça disse...

Afinal, o nosso saudoso camarada Luís F. Moreira também pertencia a outra grande família, a do pessoal dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC). Temos vários camaradas, na Tabanca Grande, oriundos dessa empresa, trazidos pela mão do Sousa de Castro. A ENCV, por falta de visão estratégica do país, está a passar por um momento de altíssima incerteza. O seu eventual encerramento seria um tragédia imensa não só para a região do Alto Minho como para a economia nacional e para a nossa indústria naval...

Que ironia, esta, a de um povo que já domínou os mares, teve grandes construtores de navios e está em risco de perder todo o o "know-houw" e toda a mão obra qualificada necessária para construir um barco...

Anónimo disse...

Não conhecendo a família, aproveito este espaço para a ela me dirigir, apresentando os meus sentimentos, pedindo que ele descanse em paz.
Belarmino Sardinha

Hélder Valério disse...

Caros camaradas

Tem sido frequente, e cada vez será mais, a 'partida' de camaradas nossos.
Este é mais um.
Vamos ficando mais pobres e mais próximos da nossa partida.
Devendo honrar os nossos amigos, lembrando-os, confortando os familiares a quem endereço os meus pêsames.

Que possa descansar em paz!

Hélder Sousa

Anónimo disse...


Os meus sentidos pêsames à família e amigos.

António Marques

Luis Faria disse...

Inexoràvelmente vai aumentando a lista dos que vão perdendo o corpo na batalha da vida.Por cá fica a alma ,nas memórias.

Coube desta vez ao corpo do meu homónimo e contemporâneo de Bula,perder a essa batalha.
Estará em descanso,em paz.

À Família,as minhas condolências

Luis Faria

Luis Faria disse...
Este comentário foi removido pelo autor.