sexta-feira, 7 de maio de 2010

Guiné 63/74 - P6334: Os Marados de Gadamael (Daniel Matos) (15): Hino de Os Marados, Dedicatória e Balada dos Amigos Separados

Os Marados de Gadamael

e os dias da Batalha de Guidaje


Parte XV


por Daniel de Matos (ex-Fur Mil da CCaç 3518, Gadamael, 1972/74)


Hino de Os Marados de Gadamael


Escuta, Irmão
Nós somos Os Marados de Gadamael
Vivemos dias maus, Irmão
Dias amargos como fel
P´ra ti cantamos, nosso Irmão
Para o povo todo da Terra
Viver em Gadamael
É o máximo da guerra!
(refrão)
Mas chegará o dia, Irmão
De partirmos da Guiné
Com fé e confiança, Irmão
O que é preciso é estar de pé!
A comer “bianda” com chouriço
Isto é só emagrecer
Queremos ir p’rà nossa terra
Onde podemos comer
(repete refrão)
Mas chegará o dia, Irmão
De partirmos da Guiné
Com fé e confiança, Irmão
O que é preciso é estar de pé!


Dedicatória

Dedico estas páginas à memória dos camaradas que morreram na Guiné, mas igualmente aos Marados de Gadamael que já nos deixaram após o regresso (que eu tenha conhecimento, o Quaresma, o Pessoa, o Jaca e, mais recentemente, o Moutinho (o “Emerson Fitipaldi” das Berliet), grande entusiasta dos nossos convívios anuais no Continente. Por vezes, há outras notícias que nos chegam, mas como não estão confirmadas, não há que especular... Mas temos de nos ir habituando à ideia deste número ir crescendo paulatinamente, pois hoje estamos todos na casa dos 60 anos e a lei da vida é irreversível.

Não sei se para aqueles que de alguma forma participaram na guerra será positivo ou negativo este reacendimento das memórias. Voluntária ou involuntariamente, todos acabamos por dar connosco a reviver excertos do passado (não apenas deste passado, também da infância e de outros períodos da nossa vida). Reagir às recordações da guerra é sempre diferente. Podemos sempre voltar à vivência dos anos em que começámos a crescer e compreender as diferenças, mas é impossível de reconstituir dois a três anos no mato, o sofrimento e os bons momentos de lazer e diversão que também retivemos para todo o sempre. No quotidiano das nossas vidas deparamo-nos com imensos camaradas que ainda hoje é como se nunca tivessem saído da Guiné (de Angola, de Moçambique) e na maior parte dos casos não passaram o que nós tivemos a infelicidade de passar. Então, porquê reavivar esses tempos? Ajuda a espantar fantasmas? Não creio que existam, mas acredito que sejam (perdoem-me o lugar-comum) como as bruxas: “que las hay, las hay”!...

Um dia a SIC patrocinou o regresso de um ex-combatente à localidade onde havia estado durante a guerra (Moçambique). Em contacto com autóctones do seu tempo (já com muitos filhos à mistura) e com ex-combatentes do “outro lado” (FRELIMO), conviveu sem problemas, reviveu momentos, contou e ouviu histórias dos tempos idos. De repente, fez-se silêncio e, como quem não tem mais nada para dizer, pediu humildemente desculpa a todos os presentes. Desculpa de quê? De uma coisa de que não foi o principal culpado: ter lá estado, naquele tempo… E eu, nesse instante, desatei a chorar convulsivamente, de tal modo que não conseguia dominar-me, sendo essa a única manifestação espontânea, que me lembre, que tive relacionada com a minha primeira presença em África, de G3 numa mão e de cavilhas de segurança, mais cordão-de-tropeçar para as armadilhas, na outra. Que complexo guardei em mim durante tantos anos, até ver essa reportagem? Depois do regresso, por razões da minha vida pessoal, tive contactos com inúmeros ex-guerrilheiros e mesmo com dirigentes do PAIGC, MPLA, FRELIMO, MLSTP e FRETILIN, ao mais alto nível, tornei-me amigo de vários e nunca senti que tivesse que apresentar desculpas pessoais a ninguém, por nada deste mundo, nem eles admitiriam que o fizesse; tal como a mim, enquanto cidadão português, nenhum combatente pela liberdade tem motivos para me pedir desculpa. Mas voltar aos locais onde estivemos, encarar de frente os olhos tristes ou indiferentes das pessoas… De todos os programas televisivos, reportagens, foi o mais difícil para mim… Porquê tamanho complexo de culpa?

Quando pus pela primeira vez os pés em África, eu já tinha alguma consciência política, embora não muita informação: lembro-me de gravar um texto que me forneceram no momento, no Funchal (num programa da Estação Rádio da Madeira), em que Amílcar Cabral era tratado como um assassino… O texto era tão mau que o li aos bochechos, gravando-o de primeira, sem o perceber. Quando ouvi o resultado final já não pude evitar que fosse para o ar e, mesmo sem grandes argumentos para o contestar, recriminei-me por não ter recusado liminarmente a leitura.

Lembrar tudo isto, agora? É patético, mas até quando escrevo este texto tenho momentos de emoção e a reacção primeira é a da escrita compulsiva, é a de contar as histórias rapidamente, antes que se esgote o tempo e temendo que já ninguém se interesse por as ouvir (ler). O que de início se pretendia ser um texto sobre os dias de Guidaje já leva a dimensão de um pequeno livro, escrito nos tempos livres de não mais que quatro semanas e sem o intuito de grandes revisões nem cuidados literários: chegado ao fim, amigos, foi contar que foi assim e pronto…

Nesta dedicatória, não resisto a transcrever na página seguinte um poema de Mário Dionísio (16/07/1916 – 17/11/1993, ex-professor da Faculdade de Letras, poeta, conferencista e tradutor, que colaborou na Seara Nova, Vértice e Diário de Lisboa; prefaciou autores como Manuel da Fonseca, Carlos de Oliveira, José Cardoso Pires e Alves Redol). Embora publicados em 1945, estes versos adaptam-se na perfeição ao estado de espírito com que recordamos todos estes camaradas.


Balada dos Amigos Separados

Onde estais vós Alberto Henrique
João Maria Pedro Ana?
Por onde anda agora a vossa voz?
Que ruas escutam vossos passos?
Ao norte? Ao sul? Aonde? Aonde?
José António Branca Rui
E tu Joana de olhos claros
E tu Francisco e tu Carlota
E tu Joaquim?
Que estradas colhem vosso olhar?
Onde agora a vossa vida repartida?
A oeste? A leste? Aonde? Aonde?
Olho prà frente, prà cidade
e pràs outras cidades por trás dela
onde se agitam outras gentes
que nunca ouviram vosso nome
e vejo em tudo a vossa cara
e ouço em tudo o som amigo
a voz de um a voz de outro
e aquele fio de sol que se agitava
sempre sempre
em todos nós
Dançam as casas nesta noite
ébrias de sombra nesta noite
que se prolonga em plena angústia
aos solavancos do destino
e não consegue estrangular-nos
Sigo e pergunto ao vento à rua
e a esta ânsia inviolável
que embebe o ar de calafrios
Onde estais vós? Onde estais vós?
E por detrás de cada esquina
e por detrás de cada vulto
o vento traz-me a vossa voz
a rua traz-me a vossa voz
a voz de um a voz de outro
toada amiga que me banha
tão confiante tão serena
Aqui aqui em toda a parte
Aqui aqui e tu aonde?

Mário Dionísio
in As Solicitações e Emboscadas
Vértice n.º 58, Janeiro de 1994
__________

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 3 de Maio de 2010 > Guiné 63/74 - P6307: Os Marados de Gadamael (Daniel Matos) (14): Cemitérios de Guidaje e Unidades mobilizadas na Madeira

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro Daniel Matos.

Continuas a surpreender-me no bom sentido, desta vez um hino, uma dedicatória e um poema.

A tua Ccaç. 3518 até um hino tinha, será que o autor és tu?

Um poema muito bem escolhido para inteligente e sentida dedicatória que abarca sentimentos intimistas, que só dignificam quem os escreve, e a quem se dirigem.

Gostei do texto, parabéns!

Um abraço

Manuel Marinho