"Periquito vai no mato..." (O 1º Cabo Costa, em 1973 ou 74)
© Albano Costa (2005)
1. Telefonou-me há dias o Albano Costa, de Guifões, Matosinhos. Ele pertencia à CCAÇ 4150 (Guidaje e Binta, 1973/74). Esteve também com a CCAÇ 19, em Guidaje, e ainda conheceu a malta do Capitão Salgueiro Maia (CCAV 3420, Bula, 1971/73).
O Albano, juntamente com o filho (finalista de um curso de comunicação social), e mais um grupo de camaradas, ex-combatentes, fez um verdadeiro safari turístico-sentimental, durante 15 dias, de 11 a 26 de Novembro de 2000, percorrendo a Guiné-Bissau, de lés a lés, em dois jipes. Dessa aventura há um registo, em vídeo, com cerca de 6 horas, e que eu já tive o privilégio de visionar. Chegou-me uma cópia, em 4 DVD, por mão do Sousa de Castro.
Hoje o Albano cumpre-me o prometido, que foi o de enviar duas fotos suas (uma antiga e outra recente) e de se apresentar ao resto da tertúlia.
2. Texto do Albano Costa:
Luís, vou enviar as minhas fotos da tropa e actual Desculpa eu ainda não fazer nenhum texto, (mas vou sempre ao blogue). Estou a preparar o texto sobre a minha ida para a guerra, ainda não tive possibilidade porque os motivos profissionais [ele tem uma loja de artigos fotográficos em Guifões] nem sempre me deixam muito tempo, mas estou com bastante atenção e com prazer em ir ao blogue. Também estou a preparar umas fotos de várias zonas da Guiné. Vou fazer diligências para que colegas que tenham estado no Norte [da Guiné] também possam entrar para a nossa tertúlia.
O Luís diz e muito bem que nós fomos metidos no buraco e de lá saímos sem conhecer mais nada a não se aquela picada que faziamos nas colunas e o regresso a Bissau para vir para a metrópole. É bom que aparecem colegas como o Mário Dias (eu julgo que é da CCAÇ 2636, mas eu vou saber), para fazer certas correcções, bem hajam.
O nosso camarada Costa, hoje (Guifões, Matosinhos) © Albano Costa (2005)
Eu tive o prazer de poder ir 15 dias à Guiné, como já sabes, e conhecer localidades que só conhecia de nome quando me encontrava com colegas que diziam aonde tinham estado, e eu agora passei por muitas delas: Mansoa, Jugudul, Bambadinca, Xime, Mansambo, Xitole, Saltinho, Aldeia Formosa, a famosa ponte Balana, Buba, Guilege, Gadamael Porto, Chogué, Empada, Catió Canjabari, Jumbembem, Farim e muitas, muitas mais) [vd. mapa geral da Guiné, 1961].
Pude conhecer essas terras num ambiente de puro safari, e conviver com aquele maravilhoso povo. Numa próxima vez quero ver se mando algumas fotos de Guidage assim como de Bijene e Binta [na região do Cacheu] que foi o triângulo que fiz no tempo de tropa.
Tenho mapas militares de Bigene e Binta, falta-me o de Guidage. Mas eu sei quem o tem, só espero que ele ainda saiba dele. Estou a catalogar as fotos que eu depois quero saber como as posso enviar para os camaradas recordarem e, quem sabe, lá irem um dia...
Eu ainda sou infantil nisto, talvez vá precisar da tua ajuda. Agradeço confirmação desta mensagem. Um até sempre.
Albano Costa
Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário