Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026

Guiné 61/74 - P27708: O nosso livro de estilo (21): Três novos colaboradores permanentes: José Teixeira, João Cristóstomo e Joaquim Pinto Carvalho: Welcome aboard, captains!


José Teixeira, colaborador permanente 
(Tabancas, Cooperação & Desenvolvimento )



Ex-1º cabo aux enf, CCAÇ 2381 (Buba, Quebo, Mampatá e Empada, 1968/70); escritor, gerente bancário reformado; vive em Leça do Balio, Matosinhos: histórico da Tabanca Grande, cofundador e régulo da Tabanca de Matosinhos


João Crisóstomo, colaborador permanente 
(Relações externas & diáspora lusófona)




Ex-alf mil inf, CCAÇ 1439 439 (Enxalé, Porto Gole e Missirá, 1965/67): natural de Torres Vedras, luso-americano, vive em Nova Iorque desde 1977; ativista social, conhecido por causas como Foz Côa, Timor Leste, Aristides Sousa Mendes



Joaquim Pinto Carvalho, colaborador permanente
 (Apoio jurídico)

Ex-alf mil inf, CCAÇ 3398 (Buba) e CCAÇ 6 (Bedanda) (1971/73); natural do Cadaval, advogado, poeta e régulo da Tabanca do Atira-te ao Mar e Náo Tenhas Medo (foi "arca de Noé" na pandemia...), Porto das Barcas, Atalaia, Lourinhã



1. Três novos colaboradores permanenentes vêm-se juntar à nossa  esquipa que, de vez em quando, tem que se renovar, segundo as leis da vida e o ciclo deo eterno retormo: por exemplo, o Joaquim Pinto Carvalho vem ocupar o lugar vago com a morte do seu nosso sempre querido Jorge Cabral (1944-2021).  É advogado e ainda está no ativo. Além disso, convive com frequência connosco. Contamos com ele para o "apoio jurídico". 


O José Teixeira e o João Cristómos são escolhas óbvias para os "pelouros" que gostamos de acarinhar e precisamos de cuidar mais : os "negócios internos e externos". 

De resto, pelo seu perfil e currículo completam-se. 

O José Teixeira  é régulo da Tabanca de Matosinhos, e seu cofundador. A Tabanca Pequena de Matosinhos foi, historicamente, a primeira a ser criada, enquanto tertúlia, seguindo o exemplo da Tabanca Grande, "mãe de todas as tabancas". 

Tem, além disso, um grande abertura, sensibilidade e experiência no que  diz respeito às questões da cooperação e desenvolvimento.  Foi um dos antigos combatentes mais ativos na liderança de projetos de ajuda e cooperação com a Guiné-Bissau.

O João Crisóstomo, luso-americano, vive na "diáspora lusófona". E, como o Zé Teixeira, faz também facilmente "pontes" entre tabancas e comunidades lusófonas.   

São ambos "homens de causas", pessoas solidárias e cidadãos ativos, e nutrem, igualmente, um grande carinho por este projeto, que já é mais do que um simples blogue, é uma comunidade, virtual e real, de amigos e camaradas da Guiné. 

Tal como o nosso blogue, são três pessoas com valores e princípios. Não estão cá só para compor o ramalhete... São grão-tabanqueiros com quem os editores podem contar, e nomeadamente com o seu conselho, sabedoria, experiência... 

E , não menso importante,  estão ao alcance  de um clique: 

  • um em Nova Iorque (e, pelo menos uma ou duas vezes por ano,  na Lourinhã), o João; 
  • outro em Matosinhos, o Zé;
  • e outro ainda, o Joaquim,  entre o Cadaval, Lisboa, Carnaxide e Lourinhã...

Welcome aboard, captains! E parabéns, Zé, que hoje é também o teu dia!

Luís Graça, 6/2/2026
___________________________


2. Lista dos atuais editores e colaboradores permanentes do blogue (c0nstante da badana do blogue,  ou coluna estática, do lado esquerdo):


Luís Graça, fundador, administrador e editor do blogue


Vive entre a Lourinhã, Alfragide e, às vezes, Candoz. Sociólogo do trabalho e da saúde, doutorado em saúde pública, foi professor na ENSP/NOVA (até 2017). Casado, com a Alice Carneiro. Esteve na Guiné (CCAÇ 12, Contuboel e Bambadinca, mai69 / mar71)


Carlos Vinhal, coeditor e administrador desde 25 de maio de 2007


Nasceu em 1948, Vila do Conde. Vive em Leça da Palmeira. Matosinhos. Aposentado da Função Pública, APDL. Cumpriu a sua comissão de serviço na Guiné (Mansabá, abr70 / mar72, integrando como Fur Mil At Art MA, a CART 2732. Grão-tabanqueiro desde 25 de março de 2006



Eduardo J. Magalhães Ribeiro, coeditor


Nasceu em 27/3/1952, em Matosinhos, foi Fur Mil OE, CCS / BCaç 4612/74 (Cumeré, Mansoa e Brá). Seguiu para a Guiné já depois do 25 de Abril, tendo regressado na última viagem, com tropas, do navio Uíge, em 15/10/74. Aposentado da EDP (onde trabalhou no Departamento de Manutenção Mecânica da Produção Hidráulica). Pertenceu aos Corpos Directivos da AOE (Associação de Operações Especiais) e LAMMP (Liga dos Amigos do Museu Militar do Porto).


Jorge Araújo, coeditor, a partir de março de 2018


Ex-fur mil OE / Ranger, CART 3494 / BART 3873 (Xime e Mansambo, 1972/1974); doutorado pela Universidade de León (Espanha) (2009), em Ciências da Atividade Física e do Desporto; professor universitário, no ISMAT, Grupo Lusófona, aposentado; vive entre Almada e os Emiratos Árabes Unidos.


Virgínio Briote, coeditor (jubilado)


Nascido em Cascais, frequentou a Academia Militar, em 1962, foi Alf Mil em Cuntima, CCAV 489 / BCAV 490 (Jan-mai1965). Fez o 2º curso de Comandos do CTIG. Comandou o Grupo Diabólicos (Set 1965 / Set 1966). Regressou em Jan 1967. Casado com a Maria Irene. Foi quadro superior da indústria farmacêutica.


Cherno Baldé, "Chico de Fajonquito", colaborador permanente (assuntos étnico-linguísticos)


Nasceu em Fajonquito, setor de Contuboel, no início dos anos 60. Futa e guineense, aprendeu a ler e a escrever com a NT. Tem formação superior universitário (Kiev e Lisboa). É gestor de projetos, consultor independente. Vive em Bissau. Muçulmano, é casado com uma nalu, cristã. tem 4 filhos.


Humberto Reis, colaborador permanente (o nosso cartógrafo-mor)


O ex-Fur Mil, OE/ranger, CCAÇ 2590 / CCAÇ 12 (jContuboel e Bambadinca, mai69/mar71) é o nosso primeiro e até agora único mecenas. Pagou do seu bolso todas as cartas militares da antiga Guiné Portuguesa - uma obra-prima da nossa cartografia militar de que nos orgulhamos! - e a sua digitalização na Rank Xerox. Profissionalmente é engenheiro, especialista em sistemas de refrigeração, reforma. Diviude o seu tempo entre Alfragide e Portimão. Viúvo da Teresa Reis (1947-2011).


Hélder Sousa, colaborador permanente (provedor da Tabanca Grande)


Ribatejano, de nascimento (Cartaxo) e formação (Vila Franca de Xira), português, cidadão do mundo. Fur Mil Tms TSF Nov 70 / Nov 72, Piche e Bissau. Engenheiro Técnico electrotécnico. Consultor em segurança no trabalho, aposentado. Vive em Setúbal.



José Martins, colaborador permanente (história militar e arquivos)

Nasceu em Leiria, em 5/9/1946. Vive em Odivelas. Trabalhou como contabilista. Está reformado. Serviu como Fur Mil Trms Inf, CCAÇ 5, Gatos Pretos (Canjadude, jun68/ jun70).


Mário Beja Santos, colaborador permanente (crítica literária)


Licenciado em história, assessor, aposentado, da Direção Geral do Consumidor, reputado especialista de direito do consumidor , a nível nacional e internacional, foi alf mil, cmdt Pel Caç Nat 52 (Missirá e Bambadinca, 1968/70); é autor de 4 dezenas de títulos, incluindo sobre a sua experiència de guerra, a história e a cultura da Guiné.


Patrício Ribeiro, colaborador permanente (Ambiente, economia e geografia da Guiné-Bissau)

Português, natural de Águeda, da colheita de 1947, criado e casado em Nova Lisboa, hoje Huambo, Angola, ex-fuzileiro em Angola (1969/72), a viver na Guiné-Bissau desde 1984, fundador, sócio-gerente e ex-director técnico da firma Impar, Lda; membro da nossa Tabanca Grande desde 6/1/2006-


Antigos colaboradores permanenets
  • Jorge Cabral (1944-2021), 
  • José Manuel Matos Dinis (1948-2021),
  • Miguel Pessoa, 
  • Torcato Mendonça (1944-2021)
_____________________

Nota do editor LG:

6 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Mais uns "tachos"...


Amigos, camaradas, grão-tabanqueiros:

"Democraticamente" decidi alargar a nossa equipa...Claro, falei com os interessados...que aceitaram com um sorriso rasgado...Como não é para "limpar valas" ou "consertar telhadados" (ou "ir à Ponta do Inglês"), ninguém se pôs de fora.

A "Maria Turra", claro, vai dizer que são mais uns tachos para os amigos... Mas os cães ladram e a caravana passa:

Já todos sabem o que esperamos de vocês: trabalho, trabalho e trabalho, que a "velhice" está cansada (não era assim que a mal dizia aos "piras" que nos vinham "render" ?).

Welcome aboard, captains!

Anónimo disse...

João Crisósto,mo (by ermail)


quinta, 5/02/2026, 23:47

Zeca Macedo, hello meu caro:

Grande Macedo! Que surpresa agradável! É raro eu receber uma chamada dum “Camarada" … geralmente sou eu que chamo. Há algumas excepções, como os casos do José Camara, do Marreiros e alguns outros que me fazem o favor da sua amizade. Quando isso sucede fico sempre muito contente.

A tua chamada veio mesmo na hora certa pois estou a tentar actualizar a minha lista de contactos dos meus “Camaradas da Guiné”,mas não só.

Dá-me então o teu endereço e mais informação que me queiras fazer o favor de enviar, especialmente endereços ou telefones de quem achares pertinente.

Olha tentei agora ele o telefone do José Camara e ele apanhou o telefone. Ele está bem . Esteve nos Açores como te disse, e deve ter sido nessa ocasião que lhe telefonaste.

O Luís Graça publicou hoje no blogue um “comentário" que lhe enviei em que explico a razão do meu pouco envolvimento nos últimos tempos. Mas eu sei que a razão maior é a “ idade” e "contra factos não há argumentos”…

Aqui estão os meus contactos (emdereço, telefome, mail)

João Crisóstomo
Nova Iorque


Um grande abraço do

João

Carlos Vinhal disse...

Bem-vindos a bordo, camaradas.
O que temo mais é a capacidade da firma para pagar mais estes (chorudos ou chorosos) ordenados.
Abraços
Carlos Vinhal

JOAO CRISOSTOMO… disse...

Sinto-me muito honrado por terem achado pertinente juntarem-me ao José Teixeira e Joaquim Pinto Carvalho para fazer parte do grupo dirigente deste fabuloso blogue, que o Luís Graca em boa hora decidiu criar.

Todos sabemos que o muito sucesso deste blogue se deve ao senso comum e sentido pragmático que o Luís Graca desde o início imprimiu a este blogue e aos colaboradores de que se rodeou. Os nomes de todos eles, desde o Carlos Vinhal ao Patrício Ribeiro, conforme a ordem em que estão apresentados nos posts diários, -sem esquecer os que no passado dele fizeram parte e que já nos deixaram, -são disso prova evidente.

Como o ditado diz “ chega-te aos bons e serás bom” e ciente de que "com o lugar vem a responsabilidade" farei o melhor ao meu alcance para corresponder à confiança assim manifesta e não quebrar o crédito que estes ditados merecem.

Grato e muito honrado, a todos um abraço de muita amizade.

Joao Crisóstomo, Nova Iorque

José Teixeira disse...

Receber uma prenda destas em dia de anos é de arromba. Falta saber se está excelência tem capacidade para cumprir a missão que honrosamente lhe foi conferida.
Uma certeza eu tenho: se não formos nós a escrever a nossa verdadeira história, outros a escreverão por nós e essa nunca será a verdadeira.
Tem sido essa a minha preocupação e continuará a ser, agora com mais responsabilidade.
Um abraço fraterno e um desafio a todos os camaradas da Guiné. Continuem a escrever as vossas histórias da guerra. Há pormenores que às vezes nos escapam.

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Zé, confesso que foi coincidência. Mas fico feliz por saber que recebes esta "prenda" como uma honra e um desafio... Somos poucos, e ainda menos os que escrevem... Fazes bem em recordar ums dos nossos "slogans", do início do blogue (conhecemo-nos no final de 2005, na Madalena): "Camarada, não deixes que sejam os outros a escrever a tua história do ti"...

Boa continuação das festas na casa do nosso "Maioral", em São Mamede de (In)festa.