Texto de Pedro Lauret, ex-oficial imediato da LFG Orion (Guiné, 1971/73) e hoje capitão-de-mar-e-guerra na reforma (1):
Rio Cacheu: uma mina aquática muito especial
Durante toda a minha comissão (1971-1973) era frequente receber no navio mensagens referindo a possibilidade de serem colocadas minas aquáticas nos diversos rios e braços de mar.
As mensagens invariavelmente previam: a vinda de especialistas soviéticos para dar formação sobre minas; a colocação de minas neste ou naquele curso de água; a ida de elementos do PAIGC especializar-se a um país de leste …
A Marinha sempre levou a sério estas informações. Os sistemas tradicionais de rocega de minas não eram aplicáveis à realidade dos rios da Guiné pelo que a sua minagem iria trazer graves problemas à navegação. Algumas dúvidas se punham, no entanto, sobre a real possibilidade de uma minagem sistemática dos rios pois as condições naturais eram adversas: fortes correntes, grandes amplitudes de maré, fundos baixos, cursos sinuosos.
Colocada esta nota prévia vamos à nossa estória:
Numa tarde de 1972 descia, no NRP Orion, o Rio Cacheu vindo de Binta em direcção a Ganturé. Ao descrever a curva de acesso à clareira do Tancroal avistei um objecto estranho a flutuar, acestei os binóculos e apercebi-me de um objecto esférico a flutuar.
Uma mina?! Era óbvio! Máquinas à ré, a toda a força!
O navio devia navegar a 14 nós (3), as máquinas inverteram, o navio tremeu, na gíria da Marinha diríamos que até fogueiros saíram pela chaminé. O navio estancou antes de atingir o terrível objecto. De novo de binóculos em riste comecei a aperceber-me que era uma estranha mina. De facto era completamente esférica, mas mina não parecia ser. Com alguns toques de máquina aproximámo-nos, aos poucos fui-me apercebendo das características daquela exótica mina aquática.
Calculem o que era: uma cabra afogada que inchou e a sua esférica barriga aparecia a espreitar à tona de água.
Foi assim que um garboso navio da Armada colocou máquinas a ré a toda a força para não atropelar uma cabra afogada.
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Notas de L.G.:
(1) Vd post de 1 de Outubro de 2006 > Guiné 63/74 - P1137: Do NRP Orion ao MFA: uma curta autobiografia (Pedro Lauret, capitão-de-mar-e-guerra)
(2) Vd. último post desta série, 20 de Outubro de 2006 > Guiné 63/74 - P1193: Estórias avulsas (4): O fantasma-cagão da 3ª Companhia do COM, EPI, Mafra, 1966 (A. Marques Lopes)
(3) Um nó é equivalente a um milha náutica/hora, ou seja,a 0,51444 m/s ou a 1,852 km/h. Neste caso, 14 nós correspondem a uma velocidade de 25,928 km/h. Fonte: Wikipédia (2006)
Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
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