Um novo livro Tempestade em Bissau: Ano 1970 surgiu agora nas livrarias (1). Nos anos 70, um dos nossos Camaradas faz a viagem num navio prestes a ser abatido aos efectivos, nas mãos de um capitão experiente em muitas águas, a subir o Geba, até Bissau.
Com a cidade à vista:
(...) Naquele entardecer, quase no findar de um dia chuvoso, que o havia sido teimosamente, afinal o tempo que predominava por essa época do ano naquela região e àquela latitude, um local da África Ocidental situado entre o equador e o trópico de Câncer, o céu apresentava cores tristes e pardacentas, aqui e além matizado por manchas que iam do plúmbeo ao estanhado, num espectro amplo de tons que pronunciava iminentes tempestades. Em tudo uma atmosfera pesada que mais se adensava pelas emanações telúricas vindas de um solo vermelho e quente, e que lhe conferiam um odor característico, como que um sabor acre e húmido.A cidade, com as suas ruas, pracetas e ruelas a esse tempo acossadas pelo vento leste, por acção da corrente aérea equatorial (…), parecia adormecida.
(…) Dominante e rectilínea, numa posição bem central, a avenida principal em evidência - uma via longa e larga, com uma faixa central de pisos alcatroado e mal conservado, ladeada à direita e à esquerda, e a todo o seu cumprimento, por espaços rectangulares revestidos de uma calçada à portuguesa bastante maltratada, interrompida a intervalos por áreas terrosas onde cresciam aloendros de flor branca ou vermelha. E depois, todo o património edificado, onde se podiam ver edifícios de estilo colonial e alguns outros de um estilo mais recente, para além de algumas repartições públicas tais como as finanças e os Correios, o Banco Nacional Ultramarino, a catedral, e armazéns comerciais, poucos.
(…) À esquerda, os edifícios de habitação, de um modo geral de dois pisos, e também alguns armazéns que guardavam castanha de caju, mandioca ou amendoim, estes em construções de um só piso; à direita, podia ver-se o largo passeio empedrado pelo qual se distribuíam alguns bancos de pedra e que tinha como limite um paredão que se prolongava até à Amura, sem chegar a atingir o Pelicano.
Sob o olhar atento do nosso Camarada:
(...) O navio (…) avançava mais lenta e preguiçosamente no largo estuário do outrora Rio Grande, curvando suavemente a bombordo até que a proa apontou para o norte, num sulcar das águas em direcção à ponte-cais do porto da cidade. Agora já em pleno rio, um largo e emblemático curso de água que, num longo trajecto e numa corrente serena, vindo do norte do território, tinha já banhado Bafatá, Bambadinca e Xime, para depois participar no encontro e junção, lá na Ponta do Inglês, com um outro seu braço vindo do sudeste, o Corubal. Assim se abraçando até se fundirem completamente e acabarem por formar o Grande Geba, que depois se continua no seu deslizar ainda mais lento para o mar, num terminar em que não é possível estabelecer com precisão onde acaba o rio e começa o oceano (…).
É um navio carregado de tropas, armas, frescos e diversos. O desembarque é feito segundo as normas militares. Em primeiro lugar, os oficiais, o comandante do batalhão acompanhado pelos oficiais da CCS, os impedidos com as bagagens de mão, e as companhias operacionais enquadradas pelos respectivos oficiais e sargentos, quase todos milicianos, por fim.
Segue-se o desembaraço dos porões, com grandes guinchos. Caixotes de madeira com material de guerra, filas de homens vergados ao peso de sacos de cereais ou de caixotes com rações de combate, caixões vazios e um cheio, com o corpo de Tolentino de Menezes, um guineense ilustre, oriundo das Índias Portuguesas e que encontrara a morte em Lisboa numa situação que o autor descreve como algo dramática.
E é à volta desta personagem que corre grande parte da obra de ficção que o nosso Camarada Mário Gonçalves Ferreira (2), médico de profissão há mais de trinta e cinco anos, dedica às vítimas da Guerra na Guiné-Bissau (1963-1974).
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Notas dos editores:
(1) Lisboa: Pallium Editora. 2007. 216 pp. Preço 14 €.
(2) Vd. post de 15 de Fevereiro de 2007 > Guiné 63/74 - P1527: Lista de ex-militares da CCS do BART 2917 (Bambadinca, 1970/72) e unidades adidas (Benjamim Durães)
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