domingo, 9 de setembro de 2007

Guiné 63/74 - P2088: Guileje: Simpósio Internacional (1-7 de Março de 2008) (3): Um encontro de gente plural e fraterna (Torcato Mendonça)

Fundão > 27 de Janeiro de 2007 > Um conversa amena, amável e amigável com o Torcato Mendonça que tive o privilégio de conhecer na sua terra adoptiva onde vive e trabalha a minha irmã mais nova, enfermeira no centro de saúde local. Devo lá voltar em 30 de Setembro próximo.

Foto: © Luís Graça (2007). Direitos reservados.



1. Mensagem do nosso camarada Torcato Mendonça (ex-Alf Mil da CART 2339 Fá Mandinga e Mansambo, 1968/79):

Caro Luís Graça:

Há dias, já neste mês, mandei dois e-mails. O nosso Camarada Carlos Vinhal caçou-os. Sempre atento.

No último focava dois pontos: um relacionado com os Felupes – assunto que agora me interessa – e, outro sobre a decisão do Coronel Coutinho e Lima. Citava até uma frase do Eduardo Águalusa, De Quantas Verdades Se Faz uma Mentira!

A propósito do Simpósio (1) – o mais despretensioso possível – cito o Bertold Brecht: Do rio que tudo arrasta se diz que é violento. Mas ninguém diz quão violentas são as margens que o comprimem. Cito de cor e penso que, quer na primeira quer na segunda citação, me compreendes/compreendem.

Ora o Blogue, sem pretender ser sapateiro e ir além da chinela, pode eventualmente ter dado um contributo para alguns temas em debate.

O Simpósio será certamente o encontro de Gentes em debate plural, na procura da verdade. Forçoso fazê-lo em rio de bonança mas, principalmente, sem margens.

Ou seja, meu Caro Luis Graça, a verdade – a plena é utópica – terá que ser a mais próxima da realidade, a do passado, do presente para, e só assim, se poder projectar no futuro. Entendendo mas invertendo, literalmente, a frase citada.

Pode, quanto a mim, abrir um parênteses no nosso Blogue, pois este tema merece tratamento diverso do seguido até agora. Trata de África, Guiné, antigos Combatentes mas vai, penso eu, muito além disso. Claro que ainda disponho de pouca informação. Contudo procura certamente este Simpósio, com os temas em debate, ser determinante ou dar forte contributo para o Desenvolvimento da Guiné e o Relacionamento Fraterno entre os nossos Povos.

Tudo em rio de bonança e sem margens a espartilhar a libertação do pensamento… humildemente assim o espero.

Gosto – logo penso –, vou estar atento e escrevo para o meu arquivo. Merece-me uma atenção especial.

Um desejo, um voto de Força aos Homens de Boas Vontades a trabalharem para um Mundo mais Fraterno, Justo e Desenvolvido. Bom trabalho.

Paro. Editor e Co – Editores, um abraço para vocês do,

Torcato Mendonça
Apartado 43,
6230-909 Fundão


2. Comentário de L.G.:

Obrigado, amigo e camarada pelos teus comentários sobre o Simpósio. Sei que não poderás ou quererás (sobretudo por razões de saúde) voltar à Guiné. Mas o teu amor por aquelas terras e aquelas razões está bem patente das tuas palavras. Aqui fica o registo, esperando que outros camaradas da nossa Tabanca Grande também se pronunciem sobre este acontecimento que será, certamente, memorável, com o contributo de todos nós.
________

Nota de L.G.:


(1) Vd. posts de:





Sem comentários: