quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Guiné 63/74 - P2443: Pami Na Dono, a Guerrilheira, de Mário Vicente (8) - Parte VII: O prisioneiro Malan é usado como guia (Mário Fitas)

Guiné > Região de Tombali > CCAÇ 763 (1965/66) > Área de actuação dos Lassas, aquartelados em Cufar, entre Catió e Bedanda (posições das NT, assinaladas a verde)... A partir da margem esquerda do Rio Cumbijã, estendia-se a mítica mata do Cantanhez, onde o PAIGC estava fortemente implantado.

Guiné Cufar > CCAÇ 763 (1865/66) > Os Lassas na estrada Catió-Cufar. Na foto vê-se um dos oitos cães de guerra (pastores alemães) que os Lassas usavaram em operações, a título experimental.


Guiné > Região de Tombali > Cufar > CCAÇ 763 (1965/66) A bela Miriam, a lavadeira que fazia converso giro com O Furriel Mamadu...

Fotos: Mário Vicente, Putos, Gandulos e Guerra. Ed. de autor (Cucujães, 2000).



PAMI NA DONDO, A GUERRILHEIRA (1)
por Mário Vicente
Prefácio: Carlos da Costa Campos, Cor
Capa: Filipa Barradas
Edição de autor
Impressão: Cercica, Estoril, 2005
Patrocínio da Junta de Freguesia do Estoril
Nº de páginas: 112


Edição no blogue, devidamente autorizada pelo autor, Mário Vicente Fitas Ralhete (ex Fur Mil Inf Op Esp, CCAÇ 726)

Revisão do texto, resumo e subtítulos: Luís Graça.

Parte VII - Os Lassas utilizam o prisioneiro Malan como guia (pp. 52-61)

(i) Em novo interrogatório, o Furriel Rafael ameaça matar a professora de Flaque Injã

Já esquecida dos interrogatórios (2), Pami estremeceu quando em princípios de Setembro [de 1965], é novamente levada para interrogatório. A cena da primeira vez, Quêba intérprete, o alferes Telmo com o seu caderno, e o furriel Rafael com a sua pistola.

Foram repetidas todas as perguntas do primeiro interrogatório, o que levou Pami a um terrível esforço, para não cair em contradição. Depois da repetição, os militares olharam-se e o alferes disse:
- Certo, agora vamos fazer a invenção da Míriam, O.K.?
- Vamos então! - retorquiu Rafael, sentando-se no chão, junto de Quêba. Voltou a puxar pelo cigarro como da primeira vez e falou para Quêba:
- Pergunta-lhe lá se ela conhece a Míriam!

Queba foi traduzindo:
- Sim! Diz que é mulher de pessoal que está na Catió.
- Muito bem! O que é que ela lhe disse de mim, e dos militares.

Pami estremeceu e pensou o pior. Não podia mentir, seria extremamente perigoso. Tinha de descrever as conversas havidas entre ela e a lavadeira do furriel.
- Diz que lava a roupa e que quer um filho do furriel.

Os três homens riram efusivamente. Mas o alferes baralhou tudo, quando solicitou a Quêba para perguntar se conhecia Caboxanque. Pami, sempre atenta, disse que sim. E aqui começou uma autêntica caça nas perguntas e respostas:
- Quantas vezes esteve no Cafal?
- Diz que passou uma vez lá, quando foi a Cabedu, mas não conhece.
- O que é que os militares fizeram em Flaque Injã?
- Não sabe! Mas ouviu falar que tropa queimou morança e escola. E matou pessoal.
- Ela fazia conversa giro só com militar ou com outro pessoal!?

Pami viu-se quase a entrar na ratoeira. Pensou um pouco, e só depois respondeu. O intérprete meneou a cabeça em sinal de negação, e disse:
-Este gaja, meu arferes, é mesmo maluco. Diz que nunca fez aquele conversa, só uma vez pessoal levou ela na mato e tirou cabaço.
- Então porque mentiu?

Rafael tirou a pistola do coldre, puxou a culatra e deve ter metido uma bala na câmara, e disse:
- Mentiu? Então vai morrer.

Aproximou-se de Pami e sorriu. A Queba ordenou que lhe dissesse tudo o que ele ia dizer:
- Então tropa dá-lhe de comer, deixa ela estar sossegada e descansada no quartel, trata ela como uma princesa! E ela paga com a mentira? Assim só pode morrer, foi ela que escolheu!


(ii) Pami teme que os Lassas faça de novo uma operação do outro lado do Rio Cumbijã, utilizando Malan como guia...


Pami começou a soluçar, não era medo. Não fazia mal morrer, e o melhor seria o maldito militar, despejar o carregador todo na cabeça dela. Não suportava era aquele jogo, ao mínimo descuido poderia ser levada a trair os seus e isso ela nunca o quereria fazer. Tentou levantar a cabeça, num assomo de dignidade, e pedir para a matarem. Mas raciocinou. Eles não poderiam ser mais fortes que ela. Jogaria até ao fim! Se um dia conseguisse sair dali, levaria um manancial de informações que seriam de capital importância para o Partido. Limpou com o pano que lhe cobria o corpo, os lacrimejantes olhos e, olhando para o furriel falou, e o milícia foi traduzindo:
- Ela diz que tem vergonha de dizer mentira, mas está com medo de furriel, porque Miriam diz a ela que furriel não tem medo de ir na mato. Pensava que estavam a brincar com ela. Ela disse tudo verdade, só mentiu naquele coisa de conversa giro! E que gosta de tropa ali da Cufar e quer ficar aqui sempre.

Instintivamente, o furriel tirou o carregador da pistola e mostrou este vazio e a câmara sem bala. Olhou para a prisioneira. Mostrou, sorriu e para o alferes disse:
- Só estamos a perder tempo com esta merda! Queba, pergunta-lhe lá se é capaz de nos levar à nova Casa de Mato de Flaque Injã.

Estremeceu toda, e ao intérprete apenas respondeu com uma negação de cabeça.

Agora sim, a prisioneira apercebeu-se de toda a manobra no interrogatório e ficou a saber muito mais do que os militares calculavam que ela soubesse, pois continuaram conversando num à vontade total, com plena certeza de que a prisioneira não entenderia nada sobre o assunto. O alferes encostou-se à parede, puxou uma longa fumaça, começou a deitar círculos de fumo para o ar e entrou em diálogo com o furriel:
- O gajo que vem do Batalhão deve saber tudo! É aquele que trouxemos de Cobumba, quando veio esta gaja. É bem possível que o gajo da PIDE lhe tenha dado a volta.
- Certo, Telmo! Mas se vier para enganar e foder a malta, como o outro gajo que andou connosco às voltas em Cabolol, até nos enfiar na emboscada das abelhas, em que morreu o Martinho?
- Se armar em esperto, foge como o outro e fica por lá para o enterrarem!
- Achas que sim?
- É, pá, o que é que nós podemos fazer?
- Sim, tens razão! O terreno já está mais ou menos conhecido. Mas... a casa de mato? Aí é que é o busílis!
.-O Alfa conhece aquilo bem, vais ver que depressa se localiza! Preocupa-me mais alguma emboscada, aquela zona é fodida!
- Arferes Telmo tem razão! Ali tem manga de chatice com emboscada, se pessoal do Cafal tem tempo e chegar ali! – pronunciou Queba, entrando na conversa. O alferes olhou para o furriel e este encolheu os ombros, num gesto de logo se vê.

O alferes Telmo mandou o milícia levar a prisioneira, e ficou, continuando a conversa com o furriel.

Pami apercebeu-se de tudo. Os Lassas iam voltar ao outro lado do rio. Mas ficou aterrorizada, seria que o alferes se estava a referir a Malan? Não!... não seria possível ele trair o seu povo. Nuvens negras toldaram o pensamento da professora. Teria possibilidades de ainda rever Malan? Tinha de estar atenta a todos os acontecimentos e verificar as movimentações dentro do aquartelamento nas próximas horas.

A meio da tarde, a professora de Flaque Injã apercebeu-se de uma avioneta, a sobrevoar o Cantanhez, na direcção de Cabedu para Bedanda. Passado um tempo, viu sair uma autometralhadora seguida de uma viatura com soldados. Momentos depois uma avioneta, fazia a aterragem na pista de Cufar. Não havia dúvidas, estavam a preparar tudo. Pami pensou quão preciosas seriam as informações que tinha em seu poder. Seria maravilhoso podê-las transmitir à guerrilha. Mas como assim?... Pela sua cabeça, passou a hipótese de evasão. Não conseguiria!... Era impossível. Ainda pensou em aliciar Meta ou Míriam, mas seria loucura, estas não iriam trair os militares. Teria de ficar passiva e isso entristeceu-a bastante.

(iii) Pami apercebe-se de que nem todos os Lassas estão ali, na guerra, de livre vontade

Agora sim, tomou a noção do que era ser prisioneira, embora pudesse circular à vontade. A avioneta levantou e tudo regressou ao normal, à exclusão da entrada para o Comando, dos oficiais e sargentos, os quais saíram em silêncio e sem falarem com ninguém. A seguir ao jantar, o Aquartelamento tomou um movimento fora do normal. O pessoal da milícia preparava o seu armamento e os soldados recolheram aos seus abrigos. Pami ouviu o comentário de dois desses incógnitos soldados que, vindos do jantar, se dirigiam para o abrigo da metralhadora pesada, virado na direcção Norte para a mata de Cufar Nalu. Dizia o mais alto:
- Cabrões, não dizem nada! Só à última da hora é que avisam a malta!

O outro mais baixo e gordinho retorquiu:
- É para a malta não se baldar. Assim já não podes imbentar nada e ficares doente, carago.
- É o caralho! Anda aqui um gajo a dar o cabedal, para os ricaços andarem a gozar em Lisboa! Foda-se esta merda toda! Esses é que se baldam a esta porra!

O gordo atalhou:
- E se não lebarmos ,um tiro nos cornos, estamos cheios de sorte, carago.

Pela primeira vez, Pami teve conhecimento que nem todos ali estariam voluntariamente, muito menos por gosto. Já noite escura os militares começaram a concentrar-se em frente ao comando. Devidamente equipados, viam-se os cinturões repletos de carregadores. Os homens das metralhadoras ligeiras, com serpentes de munições em volta de todo o tronco. Enquanto outros com um cordel a servir de bandoleira, carregavam granadas de bazooka. Os bornais completamente cheios, levariam granadas de mão e munições de reserva.

Aí estavam os Lassas preparados para mais uma incursão novamente ao outro lado do rio. A prisioneira verificou depois que cada chefe de equipa, após confirmar os seus homens, transmitia ao furriel que informava o alferes comandante do grupo de combate, e a serpente humana, em fila de pirilau, começou a deslizar rumo à saída Porta de Armas.

Junto ao Leão de Cufar, Pami, apesar da noite estar escura, conseguiu observar um soldado com uma corda à cintura, cuja ponta passava em laço, em volta do pescoço de um negro. Mesmo de costas não se enganou, a silhueta do homem que seguia preso como um animal, era a de Malan Cassamá. Tentou sair da proximidade da palhota prisão, mas de imediato foi interceptada por um soldado milícia que lhe proibiu o afastamento. Verificou que os seus passos não eram assim tão livres como pensava. Alguma liberdade, mas só de dia.

A professora prisioneira não se enganou. Não dormindo, apercebeu-se do roncar silencioso das lanchas, Cumbijã acima.

Manhã cedo ouvia os comentários que iam passando de boca em boca, dos que tinham ficado, e que geralmente se juntavam junto das transmissões, para seguirem os acontecimentos.

Pami atenta apercebeu-se que novamente o acampamento de Flaque Injã tinha sido destruído, e que os militares tinham capturado material. A meio da manhã, para lá do rio, começaram a ver-se nuvens de fumo, e a ouvirem-se sons cavos, lá longe, de rebentamentos. Pela localização das colunas de fumo, Pami apercebeu-se de que Caboxanque e Flaque Injã eram pasto das chamas. Novamente as duas povoações tinham sido vítimas e destruídas, pelo poder dos Lassas.

O céu estava encoberto, com nuvens relativamente baixas. As comunicações abrandaram, e o regresso deveria estar a processar-se. Passado que seria uma hora, os militares muito agitados, correram novamente para o centro de transmissões, e do lado de lá do rio, ouviam-se agora perfeitamente grandes rebentamentos. O céu continuava um pouco nublado. Junto ao seu presídio, Pami ouviu a conversa de soldados que se concentravam junto ao Comando.
- O que é que se passa, meu alferes? Que barulho é este?
- A Companhia foi emboscada! A coisa está preta e os cabrões dos T6 não podem actuar, por causa das nuvens!
- Então é uma porra! Estamos fodidos! Será que já há feridos?
- Julgo que de momento estamos a reagir bem, mas se os aviões não aparecerem depressa, a coisa está mesmo má.
- Meu alferes, escute!?

(iv) Um bombardeiro T-6 é atingido poelo fogo do IN e obrigado a fazer uma aterragem de emergência em Cufar

Fez-se silêncio e ouviu-se o roncar dos motores de aviões, muito alto. O sol descobria agora por entre as nuvens que aos poucos se dissipavam.
- São eles! Haja Deus! Velhinhos, mas aquilo dá uma força dentro de nós! ... Grandes homens aqueles que andam naquela merda.

Os dois militares correram para as transmissões. Pami ficou observando o horizonte, por cima da igreja em construção. Voando em círculo, dois bombardeiros faziam evoluções. Uma nuvem de fumo vermelho apareceu por sobre o lado esquerdo de Caboxanque. Um dos aviões fez uma evolução, passando quase por cima do tarrafe de Impungueda e, passado uns segundos, viu-se novamente subindo quase a pique. Daí a momentos, ouviram-se fortes rebentamentos. O avião voltou a fazer nova evolução, agora menos visível, por ser do lado contrário. Nova subida e novos rebentamentos. Os militares junto ao posto de transmissões, gritavam agora, dando vivas e batendo palmas.

O bombardeiro voltou a fazer evoluções, passando por sobre o tarrafe, e desaparecendo por detrás deste, em direcção ao cais de Caboxanque. Nova subida, e agora sons cavos de roquetes se ouviram. De repente, Pami verificou que a efusão e alegria dos soldados se desfazia e que começavam em movimento louco a correr por todos os lados. Os homens das autometralhadoras arrancaram com os seus blindados em direcção à pista. E logo pouco depois duas viaturas carregadas de gente. Que teria acontecido? Interrogava-se a prisioneira. Mas breve teve a resposta, um soldado, passando a correr, gritava para os camaradas:
- É, pá! Preparar rapidamente! Os cabrões dos Turras atingiram um T6, o piloto vai ver se consegue aterrar aqui na pista!

Pami sorriu e fez força para que ele caísse do outro lado do rio para os seus companheiros o poderem apanhar.

Mas não, o avião passou a rasar por sobre o aquartelamento e aterrou na pista. Ficou sem saber mais nada, apenas se apercebeu da entrada do piloto no Comando.

Agora era nítido o fragor e a intensidade dos rebentamentos. Ouvia agora, junto à varanda do comando, a conversa entre o piloto do bombardeiro, o tenente médico e o alferes que tinha ficado no comando do aquartelamento.
- Parabéns, meu tenente, se o motor falha, aquela merda vem directamente cá para baixo! Não é!?

O alferes transmitia assim a sua solidariedade, ao tenente piloto que ainda não estava completamente consciente, como tinha escapado daquela.
- A vossa companhia está em terreno descoberto junto ao tarrafe, a norte de Caboxanque, e os gajos estão a avançar da mata junto ao cais de Caboxanque.
- Mas porque é que a nossa companhia aparece na bolanha? - pergunta o tenente médico, pouco sabedor desta matéria. Pois o trabalho dele, era tratar as causas da guerra e não fazê-la. Olharam-se interrogativamente, os militares uns para os outros e seguiram-se entretanto uns minutos de silêncio. O alferes cofiou a barba e em tom calmo falou:
- Eu não sei bem o que se está a passar mas, pelas informações do rádio, a malta terá sido emboscada e teria divergido no sentido Norte pela bolanha, para não cair na zona de morte. Aquela descida para o cais de Caboxanque é perigosa e as forças que estão no terreno cheiram-me a E.P. [exército popular]. O capitão deve ter cheirado qualquer coisa. Para pedir a ajuda do Vaso de Guerra, e das lanchas, a complicação é grande.
- Sim! Quando piquei pela primeira vez, só via dezenas de Turras a rebolarem no chão, eles devem ter lá muita malta, vejam que os gajos fizeram-me próximo de vinte furos no avião e furaram o depósito do óleo. Hoje é de facto o meu dia de sorte!

Mas o médico voltou de novo à carga:
- É, pá! Não percebo, nem o comando aéreo aparece! Ainda não vi a avioneta, nem tão pouco helicóptero, para o caso de alguma evacuação! Eu não percebo bem isto!
- Não!? - atalhou, o piloto - É que o céu estava encoberto! Mas eu ainda entrei em contacto com a Dornnier do CA [comando aéreo], que estaria a levantar de Catió com o oficial de operações. E deve estar a chegar outro grupo de T6!
- Olha lá, parece ela!... Mas vem bem alto! - pronunciou o médico, apontando para o céu.


(v) O desânimo de Pami: será que o seu sonho de uma Pátria Livre é irrealista ?


Entretanto por sobre o Cantanhez, mais dois bombardeiros T6 aparecem. Ouve-se o barulho de um helicóptero, que aterra em Cufar. O grupo da varanda no Comando retirou-se e a prisioneira ficou sem mais informações.

A meio da tarde as viaturas saíram, regressando pouco depois com os Lassas. Pelas conversas que ouviu junto dos milícias, a Companhia ter-se-ia esquivado a uma emboscada, junto ao cais de Caboxanque. Detectando a segurança à retaguarda, os Lassas mataram esses elementos e, saindo do caminho que vai dar ao cais, divergiram para a bolanha para não entrarem na emboscada, que deveria ter muita gente do PAIGC.

Sobre Malan o qual tinha seguido como guia, a prisioneira nada conseguiu saber.

Uns dias mais tarde, Míriam contou a Pami tudo o que tinha acontecido, conforme lhe descrevera o furriel Mamadu. O pessoal do PAIGC mais uma vez tinha sido humilhado, pelos Lassas. Tinha sofrido grandes baixas, vários mortos e muitos feridos. A professora de Flaque Injã chorou e pela primeira vez o desânimo entrou no seu pensamento. Seria que o sonho de uma Pátria era irrealista?

(Continua)
__________

Notas de L.G.:

(1) Vd. posts anteriores desta série:

23 de Novembro de 2007 > Guiné 63/74 - P2298: Pami Na Dondo, a Guerrilheira, de Mário Vicente (2) - Parte I: O balanta Pan Na Ufna e a sua filha (Mário Fitas)

28 de Novembro de 2007 > Guiné 63/74 - P2307: Pami Na Dondo, a Guerrilheira, de Mário Vicente (3) - Parte II: A formação político-militar (Mário Fitas)

5 de Dezembro de 2007 > Guiné 63/74 - P2328: Pami Na Dondo, a Guerrilheira, de Mário Vicente (4) - Parte III: O amor em tempo de guerrilha (Mário Fitas)

10 de Dezembro de 2007 > Guiné 63/74 - P2340: Pami Na Dondo, a Guerrilheira, de Mário Vicente (5) - Parte IV: Pami e Malan são feitos prisioneiros (Mário Fitas)

18 de Dezembro de 2007 > Guine 63/74 - P2363: Pami Na Dondo, a Guerrilheira, de Mário Vicente (6): Parte V: O primeiro interrogatório da prisioneira (Mário Fitas)

30 de Dezembro de 2007 > Guiné 63/74 - P2391: Pami Na Dondo, a Guerrilheira , de Mário Vicente (7) - Parte VI: Malan é entregue à PIDE de Catió (Mário Fitas)

(2) Resumos dos posts anteriores:

(i) A acção decorrer no sul da Guiné, entre os anos de 1963 e 1966, coincidindo em grande parte com a colocação da CCAÇ 763, como unidade de quadrícula, em Cufar (Março de 1965/Novembro de 1966)…

No início da guerra, em 1963 Pan Na Ufna, de etnia, balanta, trabalha na Casa Brandoa, que pertence à empresa União Fabricante [leia-se: Casa Gouveia, pertencente à CUF]. A produção de arroz, na região de Tombali, é comprada pela Casa Brandoa. Luís Ramos, caboverdiano, é o encarregado. Paga melhor do que a concorrência. Vamos ficar a saber que é um militante do PAIGC e que é através da sua influência que Pan Na Ufna saiu de Catió para se juntar à guerrilha, levando com ele a sua filha Pami Na Dono, uma jovem de 14 anos, educada das missão católica do Padre Francelino, italiano.

O missionário quer mandar Pami para um colégio de freiras em Itália mas, entretanto, é expulso pelas autoridades portugueses, por suspeita de ligações ao PAIGC (deduz-se do contexto). Luís Ramos, por sua vez, regressa a Bissau, perturbado com a notícia de que seu filho, a estudar em Lisboa, fora chamado para fazer a tropa.

É neste contexto que Pan Na Una decide passar à clandestinidade, refugiando-se no Cantanhês, região considerada já então libertada.

(ii) De etnia balanta, educada na missão católica, Pami Na Dondo, aos catorze anos, torna-se guerrilheira do PAIGC. Fugiu de Catió, com a família, que se instala no Cantanhês, em Cafal Balanta. O pai, Pan Na Ufna entra na instrução da Milícia Popular. Pami parte, com um grupo de jovens, para a vizinha República da Guiné-Conacri para receber formação político-militar, na base de Sambise. O pai, agora guerrilheiro, na região sul (que é comandada por João Bernardo Vieira 'Nino') , encontra-se muito esporadicamente com a filha. Num desses encontros, o pai informa a filha de que a mãe está gravemente doente. Pami fica muito preocupada e quer levá-la clandestinamente a Catió, enquanto sonha com o dia em que se tornará companheira do pai na Guerrilha Popular.

Entretanto, o destino prega-lhe uma partida cruel: na instrução, na carreira de tiro, tem um grave acidente, a sua mão esquerda fica decepada. No hospital, conhece Malan Cassamá, companheiro de guerrilha de seu pai, que recupera de um estilhaço de morteiro, que o atingiu na perna, no decurso da Batalha do Como, em Janeiro de 1964 (Op Tridente, Janeiro-Março de 1964, levada a cabo pelas NT) . Malan fala a Pami da coragem e bravura com quem seu pai se bateu contra os tugas.

Pami é destacada para dar aulas ao pessoal do Exército Popular e da Milícia Popular, em Flaque Injã, Cantanhês. No dia da despedida, canta, emocionada, o hino do Partido, 'Esta é a Nossa Pátria Amada', escrito e composto por Amílcar Cabral. Segue para Flaque Injã, com o coração em alvoroço, apaixonda por Malan Cassamá. De regresso à guerrilha, a Cansalá, Malan fala com o pai da jovem, e de acordo com os costumes gentílicos, Pami torna-se sua mulher.

(iii) Na actual região de Tombali (Catió), no sul da Guiné, o PAIGC, logo no início da guerra, ganha terreno e populações (nomeadamente, de etnia balanat). A resposta das autoridades portuguesas não se fez esperar, com uma grande contra-ofensiva para reconquista a Ilha do Como (Op Tridente, Janeiro-Março de 1964).

Entretanto, começam a chegar a Catió chegam reforços significativos. O Cantanhês, zona libertada, assusta o governo Português. Em contrapartida, no PAIGC, Nino, o mítico comandante da Região Sul, manda reforçar os acampamentos instalados nas matas de Cufar Nalu e Cabolol.

Em finais de 1964, Sanhá, a mãe de Pami, morre de doença na sua morança na tabanca de Cadique Iála. O guerrilheiro Pan Na Ufna, acompanhado da sua filha, faz o respectivo choro, de acordo com a tradição dos balantas.

Em Março de 1965, os homens da CCAÇ 763 - conhecidos pela guerrilha como os Lassas (abelhas) - reconquistam ao PAIGC a antiga fábrica de descasque de arroz, na Quinta de Cufar, e respectiva pista de aterragem em terra batida. Nino está preocupado com a actuação dos Lassas, agora instalados em Cufar, juntamente com o pelotão de milícias de João Bacar Jaló, antigo cipaio, agora alferes de 2ª linha.

Entretanto, Pami e Malan continuam a viver a sua bela estória de anor, em tempo de guerra, de sacrifício e de heroísmo. Ela, instalada em Flaque Injá, onde é professora. Ele, guerrilheiro, visita-a sempre que pode.A 15 de Maio de 1965, os Lassas destroem o acampamento do PAIGC na mata de Cufar Nalu. A guerrilha sofre baixas mas, durante a noite, consegue escapar com o equipamento para Cabolol. Na semana seguinte, os militares de Cufar tentam romper a estrada para Cobumba. Embrenham-se na mata de Cabolol, destroiem várias tabancas na zona.

Em princípios de Junho de 1965, os Lassas (abelhas) vão mais longe, destruindo o acampamento de Cabolol. Em Cafal, o comando político-militar do PAIGC está cada vez mais preocupado. Em Julho, Pami chora de dor, raiva e revolta ao ver a sua escola destruída, em Flaque Injã. Grande quantidade de material desaparece ou fica queimado. As casas de Flaque Injã ficam reduzidas a cinzas.

Mas a luta continua... Psiquicamente recuperada, a população começa a reconstrução de Flaque Injã e Caboxanque. A guerrilha recebe mais reforços e armamento novo. Pami entra voluntariamente numa coluna de reabastecimento que a leva à República da Guiné. Segue o corredor de Guilege, e sobe de Mejo para Salancaur, daqui para o Xuguê [Chuguè, segundo a carta de Bedanda,] terra de seus avós paternos. Desce até Cansalá, onde se encontra com seu marido. Não encontra seu pai, pois este fora transferido para o Cafal, e ali integrado numa companhia do Exército Popular.

Em meados de Agosto de 1965, Pami Na Dondo desce com Malan Cassamá até Cobumba. Malan e o seu grupo levam a cabo várias acções contra a tropa e o quartel de Bedanda. O grupo regressa a Cansalá. Uma delegação da OUA visita as zonas libertadas, a convite do PAIGC.

(iv) Madrugada de 24 de Agosto de 1965, Pami e Malan dormiam nos braços um do outro quando a tabanca, Cobumba, sofre um golpe de mão do exército português, que tem a assinatura dos Lassas.

No grupo de prisioneiros que são levados para Cufar, estão Malan e Pami que terão destinos diferentes. Pami estão integrada num grupo de cinco mulheres e procura nunca denunciar a sua condição de professora. Em caso algum falará recusará falar em português ou em crioulo. Mas os seus olhos de águia vão observado tudo, no caminho até ao quartel dos Lassas. No rio Cadique o grupo embarca em lanchas da Marinha. O Alferes Telmo não deixa que ninguém toque nas mulheres. Fala em psico, uma palavra que Pami desconhece. O grupo é entregue à guarda ao Furriel Mamadu.

Pami mal reconhece a antiga fábrica de descasque de arroz, a Quinta de Cufar, onse se instalaram os Lassas. Os prisioneiros são recebidos por militar dos óculos que, mais tarde Pami vem a saber tratar-se de Carlos, O Leão de Cufar, comandante do aquartelamento. Homens e mulheres são instalados em sítuios diefrentes. Malna e Pami entrecuzram o olhar, sem se denunciaram. Sabem que dizem ali adeus para sempre. Lágrimas nos olhos, Pami sente a dor da separação. )Pami e as prisioneiros ficam à guarda da milícia de João Bacar Jaló. Recusa-se a comer, bebe só água. No dia seguinte, a vida no aquartelamento retoma o seu ritmo. Pami pode agora ouvir e até ver perfeitamente, por entre as frestas das paredes de capim ao alto entrançado com lianas, tudo o que acontece por fora da palhota onde tinha passado a noite.

(v) Começam os interrogatórios dos prisioneiros, em Cufar. Um soldado milícia, da torpa de João Bacar Jaló, vem buscar Pami. Pelo caminho, Pami vai-se preparando mentalmente para mentir aos seus captores e sobretudo para não comprometer Malan. Entretanto, com os seus olhos de águia, vai observando e registando todos os pormenores da vida no aquartelamento dos Lassas.

Um milícia serve de intérprete. O interrogatório é conduzido pelo Alferes Telmo, acompanhado pelo Furriel Rafael (de alcunha, Mamadu), um e outros reconhecidos de imediato pela Pami. Respondendo apenas em balanta, diz chamar-se Sanhá Na Cunhema (nome da mãe) e ter nascido na Ilha do Como.
Os militares decidem mudar de táctica. Rafael encosta-lhe o cano da pistola ao seu ouvido, e pergunta-lhe, através do intérprete, o que aconteceu à sua mão esquerda... Um pouco trémula, diz que, quando era criança, fora mordida por uma cobre, tendo o pai sido obrigado a cortar-lhe a mão para a salvar...

Pami parece não convencer os seus interlocutores. Os dois Lassas entram em provocações de teor sexual, pensando tratar-se de uma eventual prostituta ao serviço da guerrilha... O interrogatório irá continuar nos dias seguintes. Pami regressa, exausta, para junto das suas companheiras de infortúnio. Mas, ao mesmo tempo, sente-se orgulhosa por. neste primeiro round, não ter traído os ideais de seu pai, Pan Na Ufna e de seu marido, Malan, valentes guerrilheiros do PAIGC.

(vi) Pami está exausta e confusa, depois do primeiro interrogatório com os rangers Telmo e Rafael (ou Mamadu). Próximo da hora de almoço do dia seguinte, Pami foi levada novamente para ser interrogada. Só que para surpresa sua, o interrogatório não era com os mesmos do dia anterior. Sente que tem de ter muito cuidado. Não pode cair em contradição, ou ceder qualquer pista, pois não sabe nada sobre o que está a acontecer ao seu marido Malan Cassamá, e agora tinha muitas mais razões para a sua inquietação, resultante das revelações feitas pelos seus inquiridores. Sim, ficou a saber que Telmo e Rafael pertenciam a tropas especiais. Porquê a sua inclusão numa companhia normal do exército colonialista, interroga-se ela?

Entretanto Malan é denunciado como guerrilheiro do Exército Popular e é entregue à PIDE de Catió. A professora apercebe-se que os seus companheiros, homens, estão a ser interrogados com a ajuda de cães para aterrorizar mais. Entre as mulheres prisioneiras, já teria havido confissões. Uma, pelo menos, foi alvo de abusos sexuais. As que colaboram com os Lassas são soltas.

Entretanto, a balanta Pami torna-se confidente de fula Miriam e sente um ódio profundo pelo Furriel Rafael (Mamadu, segundo o seu nome de guerra). Os Lassas, por sua vez, voltaram a ir ao outro lado do Rio Cumbijã. Meta, casada com um milícia e amiga da Miriam, contou que tinham andado por Cadique Iála, e que tinham morto muita gente, e queimado as casas todas. E não tinham tido nem mortos nem feridos.

Pami apercebeu-se que de facto as coisas deveriam ter corrido bem, porque houve grande festa no Comando. Mas também poderia ser festa de anos do furriel Rafael, como afirmara Miriam. Era certo que quando algum furriel ou alferes fazia anos, havia sempre grandes festas. Era uma forma de criar corpo de unidade, delineado pelo macaco velho do Leão de Cufar, o chefe dos Lassas.

Sem comentários: