sábado, 19 de janeiro de 2008

Guiné 63/74 - P2452: Tabanca Grande (53): Luís Candeias, Ex-Fur Mil Inf (BII 18 e BII 19, Açores e Madeira, 1973/74



Luís António Ricardo Candeias, ex-Fur Mil Inf (BII 18 e BII 19, Ponta Delgada e Funchal, 1973/74)




1. Mensagem de Luís Candeias, da Ilha de Santa Maria, Região Autónoma dos Açores, onde é controlador de tráfego aéreo, enviada em 7 de Janeiro de 2008:

Sou um visitante assíduo deste Blogue. O meu nome é Luis António Ricardo Candeias.

Sou natural e residente na Ilha de Santa Maria, nos Açores, onde exerço a actividade de Controlador de Tráfego Aéreo.

Sou conterrâneo e amigo do Arsénio Chaves Puim, (aqui mencionado nalguns textos por ter sido capelão militar na Guiné) e afastado pelas suas ideias e coerência (1).

Visito este blogue em busca de notícias de companheiros e amigos desses terríveis tempos da Guerra do Ultramar.

Tenho hesitado em contactar-vos porque, não tendo sido mobilizado para a guerra, não me sinto no direito de me intrometer nas histórias e sofrimento que apenas conheci no conforto do B.I.19 (Funchal), destacamento militar do Porto Santo, no e B.I.18, Ponta Delgada. [...]

2. Mensagem do co-editor CV no dia 18 de Janeiro 2008 para Luís Candeias

Caro Luís Candeias

Incumbiu-me o Luís Graça de te comunicar a nossa decisão de te considerar como nosso tertuliano, não na qualidade de ex-combatente da Guiné, mas como amigo e colaborador do nosso (já teu) Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné.

A tua acção, em tão pouco espaço de tempo, deu mais frutos do que diversas tentativas, feitas ao longo dos últimos tempos, para trazer até nós o ex-capelão da BART 2917, Arsénio Puim.

Cada amigo que conseguimos, é uma mais valia para o nosso Blogue e a certeza de que o trabalho gigantesco do Luís não é em vão. Temos a certeza de que, à nossa maneira e com as nossas limitações, estamos a fazer história, não deixando caír no esquecimento o esforço colectivo da nossa geração e das nossas famílias que, na retaguarda, sentiram também o efeito da guerra.

Muito obrigado por nos leres e por colaborares nesta tarefa que, afinal, não compete só aos ex-combatentes.

Em nome do Luís Graça, do Virgínio Briote e de mim, recebe um abraço.

Carlos Vinhal
Leça da Palmeira


3. Mensagem de Luís Candeias, também do dia 18 de Janeiro:

Caro Carlos

Como te deve ter comunicado o Luís Graça, eu tenho muito gosto em colaborar convosco mas sinto-me um intrometido, porque não sofri os amargos da Guerra Colonial a não ser na angústia da espera pela mobilização, ao contrário do que aconteceu convosco.

Encontrei o Vosso blogue na ânsia de ler alguma coisa que me pudesse levar aos meus companheiros que foram parar a Jemberém.

Para minha surpresa vi os relatos e a história da vossa relação com o meu amigo e ex-capelão Arsénio Puim, cuja história eu também já conhecia. Isso permitiu pôr-me em contacto com o Arsénio e com a Leonor, o que já não acontecia há algum tempo por termos residência fixa em Ilhas diferentes.

Agradeço a vossa abertura em relação à minha intromissão na vossa conversa e estarei sempre ao vosso dispôr para tudo aquilo que acharem que pode ajudar este vosso muito meritoso trabalho.

Pode ser que um dia destes nos possamos encontrar uma vez que Leça da Palmeira e a Ramada Alta não ficam muito distanciadas e tenho aí um apartamento.

Um abraço açoreano

Luis Candeias
Ex-Furriel Mil Inf
(1973/74)

________________________

Nota de CV:

(1) Vd. postes anteriores:

8 de Janeiro de 2008 > Guiné 63/74 - P2421: Em busca de... (15): Pessoal da companhia madeirense que esteve em Jemberem (1973/74) (Luís Candeia, amigo do Arsénio Puim)

12 de Janeiro de 2008 > Guiné 63/74 - P2433: Em busca de ... (16): Pessoal da CCAÇ 4946/73, madeirense + Arsénio Puim, ex-capelão, açoriano, BART 2917 (Luís Candeias)

16 de Janeiro de 2008 > Guiné 63/74 - P2444: Arsénio Puim, ex-Alf Mil Capelão, CCS/BART 2917, hoje enfermeiro reformado e um grande mariense (Luís Candeias)

Sem comentários: