sexta-feira, 16 de julho de 2010

Guiné 63/74 - P6750: Blogoterapia (153): Valeu a pena conhecer-vos, camaradas ! (Joaquim Peixoto)


1. Texto do Joaquim Peixoto (ou Joaquim Carlos Peixoto), de Penafiel, com data de hoje:

Que posso eu dizer, que palavras poderei proferir, como posso agradecer ou simplesmente dizer " obrigado" aos camaradas que lembraram e sentiram o meu aniversário, enviando-me os parabéns (*) ?

No momento em que liguei o computador e abri os mails e vi o "nosso blogue", não queria acreditar! Após tantos anos passados, as recordações dos tempos vividos em terras desconhecidas; onde o capim crescia sem pedir licença; onde o calor húmido aquecia o nosso corpo e quase derretia a mente; onde os mosquitos se banqueteavam com o sangue tão jovem, eis que as novas tecnologias, num abrir e fechar de olhos, fazem com que todas as recordações sejam avivadas … E é neste momento, já com os cabelos brancos, as rugas marcando cada ano passado, se forma um nó na garganta, as ideias se atropelam e com as lágrimas nos olhos pensamos:
- Valeu a pena o sofrimento? Valeu a pena sermos combatentes?

E a resposta quase de imediato salta-nos do coração, já tão cheio de marcas, boas e más, sem que o cérebro tenha tempo de pensar.
- Sim, valeu a pena.

É compensador sentir os amigos que temos à nossa volta, é gratificante percebermos que não estamos sós, que fazemos parte de um grupo que viveu as mesmas emoções, os mesmos temores, as mesmas angústias, mas que hoje, passados quase quarenta anos, continuamos com o mesmo espírito de solidariedade e camaradagem, que só mesmo nós podemos avaliar e sentir.

É com toda a sensibilidade e amizade que quero gritar bem alto a todos que me felicitaram pelos meus 61 anos.

Obrigado, camaradas.

Bem hajam pela alegria e grande prenda que me ofereceram.

Um abraço recheado de grande emoção e o meu muito obrigado.

Não posso deixar de mencionar aqui o grande trabalho que o Luís Graça elaborou, para me presentear. São palavras sentidas, feitas de uma amizade que nasceu forte no dia em que soube da existência deste blogue.

Gostaria de ter o dom da escrita, para lhe poder transmitir o quanto me sensibilizaram as suas palavras, assim como a descrição do dia passado o ano passado em Monte Real.

Tinha vontade de destacar esse dia, em especial pela forma aberta e elegante com que a Alice e a minha mulher fizeram um "clic" e se tornaram, também elas, amigas num local, que considero mágico, muito mais que um espaço apenas para reencontro de ex-combatentes da Guiné.

Mas como a minha musa navega num afluente do rio Douro, o Sousa, digo apenas:

Obrigado bom amigo e no leito do Rio Douro até ao Tejo, vai um abraço do teu amigo e camarada. (**)

Carlos Peixoto
____________


 

1 comentário:

Hélder Valério disse...

Caro Peixoto

Não tive oportunidade de te felicitar no dia próprio do teu aniversário mas aproveito agora este teu texto de agradecimento, tão sentido, tão sincero, tão simples mas ao mesmo tempo tão cheio dos genuínos sentimentos que a todos em geral nos ocorrem, para te dar os parabéns, também pelo aniversário, é claro, mas principalmente pela tua alegria e boa disposição.

Um abraço
Hélder S.