1. Mensagem de Alberto Branquinho (ex-Alf Mil de Op Esp da CART 1689, Fá, Catió, Cabedu, Gandembel e Canquelifá, 1967/69), com data de 12 de Novembro de 2010:
Caro Carlos Vinhal
Para afrontar o tal "(Autor devidamente identificado)" - carta "transcrita" no CONTRAPONTO (17) - POST 7225 - o tal que não foi à guerra e desdenhou da poesia, aqui vai uma, com o pedido de desculpas por ter sido escrita sobre os "alicerces" do "eu".
Peço-te o favor de "meteres" a foto que saiu no POST 6704, onde estou mais simpático e é mais recente. (Parece que necessito de melhorar a imagem...)
Um abraço do
Alberto Branquinho
CONTRAPONTO (18)
REGRESSO
No limite de ser eu
ou ter sido eu-outro
me disputei na guerra
nas insónias nevoentas
das noites que passavam lentas lentas
nos pequenos grandes nadas
nos dias que não passavam
ou não passavam depressa
nos tiros e granadas
que me rebentavam dentro da cabeça
me fico a pensar
se fui eu
ou eu-outro
que morreu
e não voltou.
Alberto Branquinho
__________
Nota de CV:
Vd. poste de 4 de Novembro de 2010 > Guiné 63/74 - P7225: Contraponto (Alberto Branquinho) (17): Vão cuidar dos netos
Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
16 comentários:
Caro Alberto Branquinho
Espero que este teu trabalho, na primeira pessoa, seja bem melhor interpretado que o anterior, porque foste bastante mal tratado, diga-se em abono da verdade. E sem o mereceres, acrescento.
Compreendo que a certa altura deixasses de achar graça aos ataques pessoais, infundados, e motivados pela falha na interpretação do texto.
Os camaradas no futuro terão de ter mais cuidado e não ir na onda do primeiro comentário feito, porque pode estar desfasado da ideia do autor.
Estamos todos a tempo de aprender a dar o braço a torcer, e por que não, a pedir desculpa quando formos injustos.
Carlos Vinhal
Aqui não há lugar para moralismos paternalistas...
Cada um, sem que ofenda, é livre de interpretar como pensa.
Não faz qualquer sentido apelar à necessidade de pedido de desculpas.
Cada um é senhor de decidir pedir ou desculpa.
Dispensamos tutores.
Branquinho Alberto
Estou como o Carlos, aqui ao lado. Houve uma interpretação "nebulosa",digamos assim.
Eu não fico aborrecido. Não esperava a palavra se vinda de ti.Só isso.
Quantas vezes leio bem pior? Nada digo.
Para quê? São amigos que "fervem em pouca água" ou têm outras razões...
Abraço amigo do
Torcato
Não voltei a ler o tal Poste com n comentários. Até gostei. Gozei salvo erro com os aviões...
Caro Joaquim LMG
1.º - Não precisas de ser agressivo para quem na melhor das intenções falou sem atacar ninguém em particular.
2.º - Quando dizes dispensamos tutores, referes-te a ti e a quem mais? Foste nomeado por alguém para falar em nome deles?
Um abraço e sempre a considerar-te.
Carlos Vinhal
Muito interessante "EU".Fica-se à espera de mais "EUS". Um grande abraco. PS-1)Bonita nova foto!Posso mostrá-la ás.....Laponas? PS-2)Quanto a outro comentário..."Perdoai Senhor aos que näo sabem perdoar"!(Isaías/versículo XXV).
Caro José Belo
Fizeste-me ir à procura da minha Bíblia e ... nada!
Então e o Capítulo?
Isaias, capítulo, versículo...
Já agora para meu conhecimento.
Um abraço forte
José Belo
O "EU", parto do principio que- porventura,acaso quiçá... sou eu, o do comentário ao escrito do Branquinho (agora há dois)- o Alberto. Ora este comentário referia-se a outro Poste sobre outra guerra14/18.Estava ligado a outro Poste do Albert B. que mereceu muitos comentários e, por mor disso, o A. Branquinho empregou o termo: "ir ao focinho..."vindo dele (pessoa elegante no trato) foi,para mim, violento. Isto ontem. Trocamos comentários, não interligados, por não estarem no mesmo Poste.
Tu preferes citações...Pessoa, a Bíblia...EU -maiúsculas fosca-se, estás na Lapónia mas traduzes o fosca-se...isso-EU da Bíblia tenho apanhado ultimamente uma série de citações de versículos e afins. Estava quase pronto a ir tentar encontrar as minhas,mas o nosso Camarigo, que disso entende, nada encontrou. Assim sendo não irei sacudir pó de estante.
Vocês citam cada uma...a ser verdade e, longe de mim desmentir, estou descansado. Estou perdoado ou serei perdoado e entrarei no Reino...EU!
Um abraço caloroso...de derrete gelo, T.
Caríssimo Camarada Torcato Mendonca. Lamentavelmente, o "EU" a que me refiro mais näo é que o "EU" do poema de Alberto Branquinho,de que,francamente, bastante gostei,e daí lhe ter pedido alguns mais "EU"........Este meu "EU"(dele!),nada portanto terá com outro "EU" (teu!).E,a este respeito,acabo de escrever um poste que enviei para o blogue,este sobre um "EU" (meu!). Um grande abraco p'ra aquecer!
Caríssimo Amigo Joaquim. Sabes täo bem,ou melhor que eu,que quanto a isso de Bíblias,infelizmente,cada um lê a que quer.Ou pior ainda...a que tem à mäo,seja ela mäo direita ou...esquerda. Quanto ao número do Versículo do Amigo Esaías,depois do (VII) dos 7%(!) do Excm.Senhor Ministro da Economia tenho que confessar que ando bastante confuso.Mas.....estou a ler....estou a ler....e voltarei com respostas de Antigo Testamento!
J. Belo
Erro meu, má fortuna...e, alertado por um Camarada,ele mesmo envia mail's alusivos ao erro ou erros deste ausente leitor de Bíblias...li, li num colégio em tempos tão longínquos...
O EU é intuitivo meu caro J.Belo...intuitivo...são mentes confusas ou neurónios em desgaste.
Já deves ter recebido o mail.
Abraço do T.
Caríssimo Joaquim;o prometido é devido! Depois de toda uma noite de estudos Bíblicos...(e aqui gostaria de referir dois pontos quanto a mim importantes...1/Ao escrever "Estudos Bíblicos" saliento que me refiro a estudos de actualizacäo,pois sou conhecido da Babilónia à Lapónia como escolástico renomado no assunto.2/Ao referir "Toda uma noite" é bom que se näo esqueca que as noites por aqui em meios de Novembro já säo de....20 horas!!!...o que demonstra o meu cuidado na busca das respostas solicitadas. Depois de longa traducäo do Hebreu para Grego,do Grego para Latim,de Latim para Português medievo (com todas as complicacöes resultantes dos ressalvos contínuos introduzidos pela Santa Inquisicäo na sua luta sagrada contra marranos e outros que tais),do Português medievo para o Português dos anos "iluminados"(e mais uma vez,com todas as complicacöes resultantes dos ressalvos contínuos introduzidos pela Santa Inquisicäo,agora na sua luta sagrado com Protestantes e,...outros que tais).A saudosa 1 República também por lá terá andado com "modernismos" de maconarias feitos.Sem dúvida o Estado Novo,na sua busca de recuperar a religiosa pureza...das catacumbas,numa luta de vida ou de morte(espiritual!espiritual!)com certos Papas de tal modo "subversivos" nos seus Concílios de modernismos feitos,só igualados em algumas das surrealistas Assembleias do PREC...Tendo em conta este pequeno resumo Histórico,e sem de modo algum subestimar doutas opiniöes de alguns dos Lapöes que me aconselham nestes assuntos,posso apontar o meu querido amigo ISAÍAS no Capítulo 21( por mim antes referido )Versículo 21/14.Isto em moderna versäo...LUTZ.(vale a pena procurar esta palavra entre termos desportivos!) Estou sempre ao Vosso dispor,com humildades múltiplas,quanto a assuntos espirituais. Um grande abraco.
Meu caro camarigo José Belo
Grato pela explicação tão sucinta como esclarecedora!
No entanto meu caro as nossas Biblias são diferentes pelo que pude constatar pois o "meu" Isaias cap 21 ver 14 diz: «Habitantes de Tema,
levai a água àqueles que têm sede,
e dai pão aos fugitivos,
porque fogem diante da espada,» Is 21, 14
Gostaria no entanto de encontrar o versículo que referes, pelo que irei estender as minhas buscas a todo o Isaias, o que é obra pois são 66 capítulos!
Um grande abraço
Caríssimo Joaquim. Aqui para nós,entre Escolásticos,e sendo mais velhote que tu....te direi com o coracäo nas mäos:"Maxima debetur puero reverentia".O que,para evitar mais trabalho à tua juventude ignota,quer dizer em lat(r)inório:"Deve-se à crianca o máximo respeito".Esta minha agressividade de ofendido manso, resulta do facto de näo teres lido com a devida atencäo o que escrevi à frente do Versículo 21/14. Lá está:"Isto em moderna versäo...LUTZ"!Deverás TENTAR compreender que a imagem sublime de simbologia do...."levai água àqueles que têm sede,e dai päo aos fugitivos"...NADA TERÁ A VER COM A PRÓXIMA ALMOCARADA DA TABANCA DO CENTRO NO DIA 24 NA SUA SATÂNICA ESCOLHA ENTRE COZIDO OU LEITÄO!...mas,mais näo é que...(Lutz) ao interpretar o "Perdoai Senhor aos que näo sabem perdoar"! E,mais uma vez,para evitar aos nossos jovens(e,portanto ignorantes) leitores, o trabalho esgotante de procurar o senhor LUTZ no computador...informo tratar-se de um termo desportivo usado em....patinagem artística. E;mais um grande abraco!
Meu camariguíssimo José Belo
Completamente esclarecido, sem nada ter entendido devido sem dúvida à minha juventude ignorante e atrevida, apresso-me a dedicar-me à ... patinagem artística!!!
Mas já agora, e recorrendo aos provérbios e ao tradutor do google mimoseio-te, (gosto desta!), com este:
Gamla åsnan inte lägga till språk
Se o Sueco não for correcto, (queixa-te ao google), e diz-me que te darei a coisa em Português!
Ah, e perdoa a irreverência da juventude...eheheh
Um grande abraço
Há que ter paciência para "eles" porque...näo fora os jovens que aí vêm....o que seria das nossas Pensöes da Reforma depois..."DISTO"! (O teu sueco de #com-putagem#!(?) já dá para te servirem mais um vodcka nas infindáveis noites da Lapónia)! Um grande abraco FINAL; para a paz de espírito dos nossos anfitriöes do blogue.
Enviar um comentário