sábado, 12 de março de 2011

Guiné 63/74 - P7932: Tabanca Grande (269): Manuel Alberto Cunha Bento, ex-1.º Cabo Radiotelegrafista do CAOP Teixeira Pinto (1969/71)

1. Em 5 de Março de 2011, o nosso camarada Manuel Alberto Cunha Bento (ex-1.º Cabo Radiotelegrafista do CAOP Teixeira Pinto - 1969/71), enviou-nos esta mensagem:

Boa tarde colegas
Só ultimamente tenho entrado no blogue, mas sinceramente como não sou nenhum perito em informática é-me muito difícil compreender como isto funciona. Agora que estou reformado e tenho vagar, vou tentar descobrir.


Vi as várias noticias do massacre no CHÃO MANJACO, onde os 3 Majores e Alferes foram assassinados. Eu pertencia ao CAOP, era Cabo Telegrafista e estava sempre em contacto com os referidos oficiais.

Alguém do Agrupamento lhes prestou uma homenagem por escrito e deu-me uma fotocópia que eu guardei nos meus arquivos, e que junto para ser inserida no blogue se acharem conveniente.
Gostava de encontrar os seguintes camaradas, que além dos referidos oficias, também faziam parte do CAOP:

Alf Mil Giesteira, Fur Mil Bento, o Lisboa, o Nunes, o 2.º Cabo Faria, José Carlos e outros que agora não me lembro, pois fomos todos em rendição individual e éramos cerca de uma dúzia.

Por agora é tudo. Aguardo noticias.

Cumprimentos
Manuel Alberto Cunha Bento
manuelben@gmail.com
Telem 969 609 701


2. Esta mensagem que deu origem ao poste 7909, por sua vez originou a que se segue, com data de 10 de Março, também do nosso camarada Manuel Bento, manifestando a sua vontade de ser apresentado à Tertúlia:


Boa tarde camaradas
Cá estou a enviar as fotos solicitadas para poder integrar a nossa tertulia.
Uma fota actual e outra do tempo que estive na tropa.
Mando outra com todo o grupo que estava em apoio aos Comandantes do CAOP, ou seja, Coronel Alcino e os três malogrados Majores, nas diversas especialidades.


Ao centro está o Alferes Giesteira e o Furriel Bento que havia estado numa zona de muita porrada, Guileje ou Gandembel. Quando tínhamos de o acordar, quer fosse de dia ou noite, dava cada salto na cama pensando que era um ataque.

Embarquei em Lisboa em 23 de Fevereiro de 1969, após um ou 2 dias fomos informados do tremor de terra , e desembarquei em Bissau no cais de Pindjiguiti a 01 Março, indo para Teixeira Pinto onde fiz toda a comissão.

Embarquei de regresso a 8 Abril de 1971, chegando a Lisboa a 16.

Sou natural do Marco de Canaveses, mas habito em S. Mamede Infesta, Matosinhos.

Por hoje é tudo
Um abraço
manuelben@gmail.com
telem 969 609 701


3. Comentário de CV:

Caro Manuel Bento, bem-vindo à nossa Tabanca Grande.
Instala-te no melhor lugar para poderes participar contando as tuas experiências enquanto combatente no Chão Manjaco. Tendo tu vivido de perto os trágicos acontecimentos do dia 20 de Abril de 1970, poderás por ventura acrescentar mais pormenores ao nosso dossiê, elaborado com a colaboração de alguns dos nossos camaradas, com especial relevo para o nosso tertuliano Afonso Sousa.

Poderás aceder a este dossiê através destas ligações (clica nas palavras sublinhadas):
Afonso Sousa
e
Três Majores

Poderás se assim o entenderes sugerir correcções e/ou acrescentar elementos.

Posto isto, esperando de ti a melhor participação possível da tua parte, deixo-te um abraço de boas-vindas em nome da tertúlia e dos editores.

Carlos Vinhal
____________

Notas de CV:

(*) Vd. poste de 8 de Março de 2011 > Guiné 63/74 - P7909: O Nosso Livro de Visitas (106): Manuel Alberto Cunha Bento, ex-1.º Cabo Radiotelegrafista no CAOP 1

Vd. último poste da série de 3 de Março de 2011 > Guiné 63/74 - P7893: Tabanca Grande (268): Vitor Raposeiro, ex-Fur Mil, Radiotelegrafista, STM (Aldeia Formosa, Bambadinca e Bula, 1970/72)

2 comentários:

José Manuel Corceiro disse...

Caro Manuel Alberto Bento

As minhas saudações e parabéns por te dispores a fazer parte, como membro integrante de pleno direito, da grande tertúlia que é a Tabanca Grande.
Eu também fui de transmissões e permaneci em Canjadude mais de 25 meses.
Tu estavas no alto mar, já muito próximo de Bissau, quando o dia 28 de Fevereiro de 1969, às 03.41h, houve um abalo sísmico em Portugal. Eu estava deitado, mas acordado, num beliche na parte superior, no 3º andar dum edifício em Lisboa, no Quartel B. C. 5 em Campolide. Eram pedaços de estuque, e não só, a cair do tecto por todos os lados, as camas todas a dançar, as espingardas Mauser a cair no soalho, os militares todos aos gritos aflitivos, à procura da porta de acesso às escadas, cujos degraus eram cerca de 60, até se chegar ao exterior do edifício… estava literalmente tudo à minha volta em pânico! Foi um momento complicado…

Um abraço.

José Corceiro

Albino Silva disse...

Tenho que deixar aqui escrito que :
Não só me lembro de Ti Manuel Bento com te toda a malta da CAOP,e ainda me recordo de vos ter lá pela Enfermaria de Teixeira Pinto, já que estava sempre de Serviço com o Dr.Maymone Martins, e depois de meu regresso apenas vejo o Faria, porque está Casado aqui em Gandra Esposende, e como curioso, com a Madrinha de Guerra que eu lhe tinha arranjado.
Foi o meu 1º doente da Caop após chegar a Teixeira Pinto, e foi o Malogrado Major Passos Ramos que me veio trazer.
É tardio este meu comentário mas só agora é que vi que estas na Tabanca Grande e isso é bom.
Um Grande Abraço,
Albino Silva
Sol. Maq. 011004 /67 CCS-Teixeira Pinto com o S.P.M. 4948