quarta-feira, 9 de março de 2011

Guiné 63/74 - P7916: Efemérides (61): 4 de Março de 1972, uma data trágica para a família pára-quedista: 6 mortos e 12 feridos, em Gampará, na margem esquerda do Rio Corubal (Victor Tavares, CCP 121/BCP 12, 1972/74)


1. Mensagem do nosso querido amigo e camarada Victor Tavares [, foto à esquerda,] com data de 4 do corrente;


Camarada e amigo Luís Graça:

Faço votos sinceros para que te encontres bem de saúde assim como os teus familiares . . . Há já algum tempo que não dou notícias, tive alguns problemas no computador, os ficheiros que tinha foram ao ar, nesses incluindo alguns trabalhos para te enviar, com relatos de algumas operações...

Vou tentar recuperá-los, não sei aonde, numa disquete que penso mandei tirar, só não sei onde ela para . . .

Luís, o motivo que me leva a contactar-te,  é o seguinte: que faz hoje,  às 23.50 horas  da Guiné-Bissau , 39 anos que os Pára-quedistas Portugueses e a CCP121 sofreram,talvez, o maior golpe desde a sua existência. GAMPARÁ não nos sai da memória,  6 mortos e 12 feridos, onde eu me incluí, poucos minutos faltavam para terminar o dia 04/03/1972  e começar os primeiros minutos do dia 05/03/1972.

Foi uma noite terrivelmente azarenta, para nós, um  bigrupo da CCP121 que se deslocava apeado para a margem do rio Corubal junto à pedra de água onde nos juntaríamos a outra forças, a  CCP 123, esta transportada em LDG para executaar na zona de TITE uma operação designada como Pato Azul.

Este relato já foi publicado no blogue, foi um dos relatos que te enviei (*).

Não sei se terá para o blogue interesse em fazer alguma referência para recordar esta data marcante.  Fica ao teu critério. (**)

Amigo,  despeço-me enviando um forte abraço para ti, extensivo a todos os camaradas blogue que tão bem diriges.

Victor Tavares

2. Comentário de L.G.:

Obrigado, Victor, pela tua lembrança e diligência. Infelizmente não consegui publicar a tua mensagem mais cedo, no próprio dia, por ter estar estado ausente de Lisboa nestes últimos dias. Mas fica aqui a tua e a nossa intenção de saudar a memória dos bravos da CCP 121/BCP 12, mortos nessa fatídica noite de 4 de Março de 1972. Obrigado, também, por mandares notícias tuas. Espero que resolvas rapidamente os teus problemas informáticos. Fico a aguardar a tua sempre muito apreciada colaboração. Saúde. Luís
____________

Notas de L.G.:


 (...) Desta tragédia para a família pára-quedista, que jamais esquecerá este dia, resultaram seis mortes, Alf Mil Pára-quedista Abreu , Furriel Pára-quedista Cardiga Pinto, PCB/Pára-quedista 47/68 Santos , PCB/Pára-quedista 129/69 Almeida , Sol/Pára-quedista 318/69 Jesus , PCB/Pára-quedista 412/69 Sousa, 2 feridos graves e nove com menos gravidade , Furriel Pára-quedista Casalta (Comandante da 1ª secção do 2º Pelotão) , Sol Pára-quedista Inês (evacuado para a metrópole ), Ferreira , Tavares, Ventura, e 1º Cabo Pára-quedista Figueiredo, todos do 2º Pelotão, e o Sold Pára-quedista Salgado - Estilhaço,  de alcunha - do 1º Pelotão, faltando três por identificar pois, passado todos estes anos, já não me recordo, e ficará para sempre uma saudade enorme D’AQUELES EM QUEM PODER NÃO TEVE A MORTE" (...).

(**) Último poste da série > 15 de Janeiro de 2011 > Guiné 63/74 - P7616: Efemérides (59): 17º Aniversário do Monumento Nacional aos Combatentes da Guerra do Ultramar

2 comentários:

Anónimo disse...

Apesar da ameaça que constituía o elevado efectivo IN concentrado no Sector Gã-Formoso-Injassane e apesar da sorte adversa, visto ter-se tratado de mortes provocadas por 1 mina e depois por 1 fornilho, apetece sublinhar que mesmo assim foram abatidos dois elementos do PAIGC e capturada uma espingarda Kalashnikov e, invento agora eu, optimista, possivelmente teriam levado mais no trombil se tudo não tivesse acontecido a meio da noite.

Honra seja feita à memória e à esforçada acção de quem lá esteve.

SNogueira

Anónimo disse...

O meu fazia anos nesse dia que foi ferido (Inês)