[Foto, recente, à esquerda, o Fernando Brito mais o seu querido neto Cláudio Brito]
A informação foi-nos dada pelo camarada António Barbosa, da 2.ª Companhia do BART 6523 (Nova Lamego, 1973/74) que nos chegou através de mensagem do António Pires (UTW). ´
Quis entretanto confirmar a notícia, através do seu neto, Cláudio Brito (que era o elemento de ligação do Fernando com o nosso blogue). Da casa do avô atendeu-me a sua filha, Ana Cláudia que me confirmou a funesta notícia. Foi uma morte inesperada, repentina. O Fernando Brito parecia gozar de excelente saúde, apesar da idade, 82 anos. Mas há cerca de 2 anos tinha perdido a sua companheira de uma vadia, a Natacha, de que ele falva sempre com tanta ternura e orgulho. Privei com ele em Bambadinca, eu e outros camradas da CCAÇ 12, em 1970/71, como 1º srgt da CCS/BART 2917. Em 2001, perdera o filho, num trágico acidente de automóvel, Era o pai do Cláudio.
O Fernando Brito tinha entrado há pouco para o nosso blogue. Falei com ele há menos de um mês, ao telefone. Ficou entusiasmado com a hipótese de nos podermos reencontrar, ele e a malta da CCAÇ 12, com quem se dava particularmente bem (*), Falou-me, um pouco, dos tempos duros que passou na 2ª comissão, em Madina Mandinga. E claro da grande perda que foi a morte do seu filho e da sua esposa.
Teve um funeral com honras militares e a presença de vários camaradas da Guiné que se cdeslocaram de Lisboa, segundo informação da filha. Seguiu fardado até à sua última morada. É mais um de nós que parte, perdendo-se um elo das nossas memórias. (**)
Um abraço de pesar e de consolo, de toda a nossa Tabanca Grande para o neto Cláudio Brito e para a filha Ana Cláudia, bem como para todos os camaradas das duas companhias por onde ele passou, CCS/BART 2917 (Bambadinca, 1970/72) e 1ª C/BART 6523 (Madina Mandinga, 1972/74).
__________
Notas do editor:
(*) Postes referente ao nosso camarada Fermando Brito:
22 de janeiro de 2014 > Guiné 63/74 - P12621: Tabanca Grande (421): Fernando Brito, ex-1º srgt art, CCS/BART 2917 (Bambadinca, 1970/72), e CCS/1ª C/BART 6523 (Madina Mandinga, 1972/74), hoje major reformado... Passa a ser o nosso 641º grã-tabanqueiro
(**) Último poste da série > 19 de fevereiro de 2014 > Guiné 63/74 - P12744: In Memoriam (179): Carlos Schwarz da Silva (1949-2014)... Pepito ca mori! (Liliana, amiga da Catarina): O Sr. Carlos, o Pepito, o filho da Calinhas, o marido da Isabel, o pai da Pepas, do Ivan e, especialmente, o pai da Catarina. O pai de um de nós. Para mim, era um herói, vivo
12 comentários:
Ver morrer, é morrer um pouco.
Desta forma, dentro de pouco tempo não existirá nenhum de nós.
Condolências à familia.
Sem ter sido própriamente seu amigo, privei com o 1º Brito durante uns mesitos na messe de sargentos do BART 2917, tendo apreciado de um modo especial a sua forte personalidade - lamento imenso que nos tenha deixado.
Os meus sentimentos ao neto e restante família.
Mário Migueis
Não conheci pessoalmente o Brito mas foi meu camarada e que nos deixou todos um pouco mais pobres porque cada vez somos menos.
Condolências à família e que Deus o tenha em bom lugar.
Manuel Carvalho
OS BONS NÃO MORREM... AUSENTAM-SE!
Fui com o Ex Cap. José Luis Rodrigues acompanhar o TIBRITO há ultima morada. do Porto também se deslocaram os Ex- Fur. Mil. COSTA e o MANUEL MONTEIRO(Manhiça).
Descansa em paz.
Para a Família, Amigos e Camaradas, um Grande Abraço de Solidariedade!
J.Cabral
Para a Família um voto de pesar - Era na minha altura o 1º Sargento da CCS do Bart 2917 sediado em Bambadinca. Para além de militar e ser o primeiro sargento de uma CCS era também um amigo e disso seremos testemunhas todos os homens de um Batalhão bem como das Companhias e Pelotões adstritos ao Batalhão...
Assim que repouse em paz e para mim ficará a eterna saudade de um amigo.
David Guimarães
Condolências à familia e amigos do Fernando Brito.
Paz à sua alma.
César Dias
Que descanse em paz.
Condolências à família, camaradas e amigos.
Adriano Moreira
Claudio brito
21 fev 2014 21:54
Caro Dr Luís Graça
Não sei se já saberá para já, mas passo a informar da triste notícia que o meu avô, o Capitão Fernando Brito, faleceu no passado dia 19 de fevereiro.
Neste momento, a dor não me deixa dizer muito mais, pois enquanto escrevo este mail, tudo parece irreal.
Mas tenho o dever de informar, por isso aqui fica a informação.
Obrigado.
Um abraço,
Cláudio Brito
Rsspota ao Cláudio...
Cláudio:
As más notícias chegam rápido!... Falei com a tua tia, no dia do funeral, já ao fim da tarde...
E já publiquei um poste em memória do nosso querido Brito!...
Também perdi nos últimos dias duas pessoas que me eram muito queridas, a minhã mãe e um amigo de África... Temos de arrnjar forças, Cláudio, e saber fazer o luto...
Com tempo e vagar, arranja-me fotos do teu avô, de Bambadinca e de Madina Mandinga... Ele vai continuar a ter oprgulho em ti...
A vida também lhe foi madrasta!
Um abraço forte do tamanho do Mondego. Luis Graça
Antonio Levezinho
23 feve 2014 10:26 (
para mim, Claudio, Benjamim, Benjamim, Humberto, Gabriel, Abílio
E lá perdemos o nosso "Brito que és Militar".
Aquele encontro com ele que, bem recentemente, ficou no ar, terá que ficar para mais tarde.
Um abraço ao Claúdio pela perda agora sofrida.
Tony Levezinho
Maria Arminda Santos
20/02/2014
Migo Luis Graça.
Agradeço as notícias sobre o falecimento dos dois camarigos da Tabanca Grande.
Envio às suas famílias as minhas condolências e o eterno descanso para os seus familiares, nossos camaradas; o Pepito e o Major Fernando Brito.
Com os melhores cumprimentos,
Mª Arminda Santos.
Enviar um comentário