terça-feira, 26 de novembro de 2024

Guiné 61/74 - P26197: Bom dia desde Bissau (Patrício Ribeiro) (43): Passeio à ilha de Orango Grande, com passagem por Bubaque - Parte I




Foto nº 1 >  Viagem Bissau - Bubaque > 22 de novembro de 2023 > Navio, recentemente oferecido pelo governo português à Guiné-Bissau, e que passou a fazer o trasnporte de pessoas e cargas entre Bissau e Bubaque


Foto nº 2  > Viagem Bissau - Bubaque >22 de novembro de3 20024 > O pessoal... da 3ª classe


Foto nº 3 >  Viagem Bubaque - Bissau >  24 de novembro de 2024 > Convívio




Foto nº 4  > Viagem Bubaque - Bissau >  24 de novembro de3 2024 > "Música ao vivo",,,


Foto nº 5  >Viagem Bissau - Bubaque > 23 de novembro de 2024 > Ponte-cais  (1)




Foto nº 6 >Viagem Bubaque- Bissau  > 24 de novembro de 2024 > Ponte-cais  (2)


Foto nº 7  > Bubaque > 24 de novembro de 2024 > Casa do administrador, em segundo plano,  e  em primeiro "o meu táxi na ilha"
 


Foto nº 8 > Bubaque > 24 de novembro de 2024 : Pista de aviões, que é utilizada quase todos os dias


Foto nº 9  > Bubaque > 23 de novembro de 20024 >  A famosa casa do Luís Cabral


Foto nº 10  > Viagem Bissau - Bubaque > 22 de novembro de 2024 > Ilhéu dos Pássaros, a seguir à ilha do Rei (esta frente a Bissau), no estuário (ou canal) do Geba. Ficava frente a Bandim. Ao fundo, vè-se a ilha do Rei,,,

 

Foto nº 11 > Viagem Bissau - Bubaque > 22 de novembro de 2024 > Ilha de Rubane, a nordeste da ilha de Bubaque 


Fotos (e legendas): © Patrício Ribeiro (2024). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]
 


1.  Reportagem fotográfica que o nosso Patrício Ribeiro fez nos passados dias 22, 23 e 24 do corrente, de Bissau a Bubaque e de Bubaque a Orango (a ilha mais atlântica, a sudeste, do arquipélago dos Bijagós). 

Ele é o "nosso embaixador" na Guiné-Bissau, onde vive há quatro décadas.   É um histórico do nosso blogue (está connosco desde 1 de junho de 2006)...Tem 170 referências. É autor da série "Bom dia desde Bissau" (iniciada em 3 de abril de 2017).   

 
Data - 26 nov 2024 6:32

Assunto - Viagem a Bubaque e a Orango, nos Bijagós, dias 22, 23 e 24

Fui num navio que foi oferecido recentemente pelo governo português à Guiné-Bissau.
Neste momento está a transportar pessoas e cargas entre Bissau e Bubaque.

Junto também umas fotos do passeio até à ilha de Orango Grande, e à tabanca de Eticoga,  dentro do Parque Nacional de Orango.

Mantenhas, Patrício.

_________________

7 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Patrício, a gente também viaja com os olhos dos outros, nesse caso com os teus olhos e a câmara do teu telemóvel... Diz-me uma coisa: os bijagós têm consciência das dramáticas consequências das alterações climáticas sobre as suas ilhas ainda "paradisíacas" ? Mas também no continente...Estamos todos ameaçados, e aqui nãpo vale a pena fazer batota, dizendo que uns mais do que outros... (Só muito por alto acompanhei a COP29, Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2024, mas ouvi o nosso Guerretes denunciar a nossa hipocrisia, a dos países ricos...que pensam que vivem, seguros e confortáveis, nos arranha-céus do planeta...

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Ainda gostava de lá ir a Orango... Nunca fui aos Bijagós, nem sequer a Bubaque...

Valdemar Silva disse...

Eh Patrício, até parece um Cacilheiro de Lisboa-Cacilhas mas por aí com música ao vivo.
Assim até dá gosto viver em África.
Mas a Ilha frente a Bissau não era a chamada ilha do Rei ?
Continuação da saúde da boa
Valdemar Queiroz

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Valdemar: não deixas escapar nada!... O erro foi meu, na legendagem complementar... Já corrigi.. O Ilhéu dos Pássaros fica a seguir à ilha do Rei (esta, sim, frente a Bissau, a cidadezinha colonial que conhecemos...), no estuário (ou canal) do Geba. Ficava frente a Bandim.

Ver aqui Valdemar: não deixas escapar nada!... O erro foi meu, na legendagem completar... Já corrigi: Ilhéu dos Pássaros, a seguir à ilha do Rei (esta, sim, frente a Bissau), no estuário (ou canal) do Geba. Ficava frente a Bandim.

Ver aqui a carta de Bissau (1952) (Escala 1/50 mil)

Eduardo Estrela disse...

Obrigado Patricio!
À boleia dos favores que nos fazes viajo pela Guiné.
Pisei chão dos bijagós mas da ilha de Bolama.
Abraço
Eduardo Estrela

Tabanca Grande Luís Graça disse...

A embarcação que agora faz a ligação entre Bissau e Bubaque, chama-se "Centenário de Amílcar Cabral", começou a operar há um mês e picos, é uma doação de Portugal ao povo da Guiné-Bissau... Um antigo navio, o "Eborense", completamente remodelado (custo: 2, 5 ,millhões de euros).

Tabanca Grande Luís Graça disse...

O Nuno Sampaio, meu conterrâneo e amigo, secretário de estado dos negócios estrangeiros e cooperação, foi à Guiné-Bissau, em outubro passado, entregar a chave do navio ao presidente guineense. (Falámos na Lourinhã, muito por alto, sobre essa sua primeira viagem à Guiné-Bissau.)

O Governo português investiu mais de 2,5 milhões de euros na reparação e adaptação da embarcação com capacidade para transportar 340 passageiros e uma grua de carga de cinco toneladas, importante para a ligação e o desenvolvimento dos Bijagós., Oxalá a Guiné-Bissau tire o máximo de proveito da cooperação portuguesa e europeia.