Foto nº 1 > Guiné-Bissau > Bissau > Bairro do Quelelé > Sede da AD > Sessão de relançamento > 28 de novembro de 2024
Foto nº 2 > Guiné-Bissau > Bissau > Bairro do Quelelé > Sede da AD > Sessão de relançamento > 28 de novembro de 2024 > Em primeiro plano, os representantes portugueses; na terceiura fila, à esquerda, o nosso "fotojornalista", Patrício Ribeiro
Foto nº 3 > Guiné-Bissau > Bissau > Bairro do Quelelé > Sede da AD > Sessão de relançamento > 28 de novembro de 2024 > O novo cônsul de Portugal, dr. André Buescu, tomando a palavra
Foto nº 4 > Guiné-Bissau > Bissau > Bairro do Quelelé > Sede da AD > Sessão de relançamento > 28 de novembro de 2024 > Momento cultural: representação teatr as l com evocação da figura emblemática e histórica do Pepito, cofundador e primeiro diretor executivo da ONG guineense.
Foto nº 5 > Guiné-Bissau > Bissau > Bairro do Quelelé > Sede da AD > Sessão de relançamento > 28 de novembro de 2024 > Momento cultural: execução do hino da AD
Fotos (e legendas): © Patrício Ribeiro (2024). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]
1. Com data de anteontem, 28, às 12:44, recebemos, por parte do Patrício Ribeiro , a reportagem fotográfica da sessão de relançamento da ONG AD - Acção para o Desenvolvimento:
"Cerimónia com projeção de filmes antigos e novos, onde estiveram presentes diversos amigos da AD e o presidente da associação dos moradores do Bairro do Quelele, assim como diversas ONG e outras entidades, ligadas às Nações Unidas, etc.
"Esteve também o novo cônsul de Portugal, André Buescu, e a Carla, da cooperação portuguesa, que contribuíram para a reparação das obras da sede que se encontrava muito degradada."
"Esteve também o novo cônsul de Portugal, André Buescu, e a Carla, da cooperação portuguesa, que contribuíram para a reparação das obras da sede que se encontrava muito degradada."
"A festa teve música ao vivo assim como uma pequena peça de teatro alusiva ao Pepito."
2. Tínhamos pedido ao nosso "homem grande" e "embaixador da Tabanca Grande" em Bissau que partisse mantenhas com os nossos amigos e conhecidos da AD, do tempo do Pepito.
Ver aqui, na sua página do Facebook, os vídeos sobre esta sessão, que é um novo marco na história desta ONG.
AD - Acção para o Desenvolvimento, Guiné-Bissau: página do Facebook... Esta ONG, com quem somos parceiros, tem cerca de 250 referências no nosso blogue. E o Pepito (eng agr Carlos Schwarz Silva, 1949-2012) cerca de 270.
3. Recorde-se o que já aqui escrevemos em tempos sobre a vida e morte da AD (que foi também a vida e morte do Pepito)...
(i) em 2012, em termos de recursos financeiros, mobilizava mais de 542 milhões de CFA, o equivalente a cerca de 827 mil euros (1 euro=655,957 CFA);
(ii) metade dessas receitas era proveniente de fundos da União Europeia;
(iii) dava trabalho a cerca de 4 dezenas de técnicos e outros profissionais;
(iv) tinha um significativo impacto na vida de diversas comunidades onde desenvolvia projetos (Bissau / Quelelé, São Domingos, Cacheu, Cantanhez);
e, por fim, (v) prestava contas e as suas contas eram auditadas. (Infelizmente, já não publica ou não disponibiliza um relatório financeiro desde 2012...).
As ONGD, s organizações não governamentais para o desenvolvimento, precisam de credibilidade, transparência, marketing social.
A morte do Pepito, em 2012, levou a uma grave crise de liderança e de estratégia. Esperemos que, como a Fénix, a AD renasça de novo. Porque o melhor das organizações são as pessoas, as equipas, os líderes.
"Relançamento" é a palavra apropriada para o que se passou no Quelelé, no passado dia 28: Morreu o Pepito, morreu a AD, viva o Pepito, viva a 'nova' AD!
Quanto ao novo líder da AD, o Jorge Camiulio Handem, mantem-se o nosso convite para ele integrar a nossa Tabanca Grande, prenchendo, se possível, o "lugar vazio" deixado pelo nosso querido Pepito, à sombra do nosso poilão. Já lhe desejámos, na devida altura, , boa sorte, muita coragem, arte e engenho no governo da "nova" AD, felizmente ressuscitada como a Fénix.
_________________
Nota do editor:
Último poste da série > 27 de novembro de 2024 > Guiné 61/74 - P26203: Bom dia desde Bissau (Patrício Ribeiro) (44): Passeio à ilha de Orango Grande, com passagem por Bubaque - II ( e última) Parte
4 comentários:
Obrigado Patricio!!
Imaginei-me sentado ao teu lado, assistindo a todo o desenrolar da acção .
E como eu gostava de lá ter estado.
A todos os que se preocupam com a Guiné das nossas vidas um bem hajam.
Continua por bons e largos anos a levar a malta a visitar as nossas memórias.
Abraço fraterno
Eduardo Estrela
Há uns anos, antes de entrar para o blogue, correspondi-me por email com uma Senhora que não me lembro o nome, que fazia parte da Ação para o Desenvolvimento , que julgo tratar-se de alguém ligada ao Pepito, que não conheço.
Foi a propósito de eu estar a legendar as fotos e imagens dos Felupes que habitavam a chamada Ilha Maldita, em São Domingos, e então ela veio esclarecer que se tratava da ilha do BOLOL, e mandou-me o local no mapa que coincide com as minhas fotos.
Nunca mais tive contactos, e ando a pensar que a Senhora não terá sido casada com o Pepito, que nessa época ainda não conhecia o seu nome.
Alguém pode ajudar sobre esta falha de memória, e dizer algo sobre este pensamento?
Obrigado a todos e
Boa Saúde
Virgilio Teixeira
Vergilio
Poderá será a Belocas Isabel Miranda ou Isabel Levi esta viuva do Pepito. Ambas pretecem a atua direção da AD
Isso mesmo!
Eu bem me parecia que era a esposa do Pepito aqui falado que não conheci.
Isabel Levy!
O que é feito dela?
Como posso dirigir-me a ela ?
Pelo Blogue ou email, foi assim que nós nos relacionamos, ela prestou-me um grande serviço com a ilha do Bolol.
Agora me lembro, quando estava a escrever a história da minha vida, e talvez lá para 2014 ou mais ou menos, estava no capitulo a escrever sobre os felupes e a ilha maldita.
Vi então, não sei como, o nome e email dela, ligado a AD
Então falamos de algumas coisas, mas entretanto a senhora não continuou e eu parei.
Estávamos na maldita crise da TROIKA , que não me quero lembrar.
Obrigado Patrício
Virgilio Teixeira
Enviar um comentário